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dc.creatorLucena, Gabriela Pereira de
dc.date.accessioned2021-10-30T01:27:10Z
dc.date.available2021-10-30T01:27:10Z
dc.date.issued2021-03-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/386
dc.description.abstractThis research aims to identify the main attributes that impact the perception and satisfaction of users of public transport by bus in the city of Igarassu/PE. It has an exploratory, descriptive and grounded characteristic in field research. The attributes evaluated in the survey were safety, comfort, information, travel time, accessibility, courtesy of employees, frequency, reliability and maintenance. Due to the high demand for bus users in the region, a more detailed study was needed to assess user satisfaction with service provision. The non-parametric Chi-Square test and linear regression analysis were used to identify the most relevant variables to explain the phenomenon under study. The results show that the highest level of dissatisfaction is in relation to the state of the bus's capacity during trips, conditions of accessibility on public sidewalks, safety inside the bus and confidence in the maintenance of vehicles. Taking into account the significance level of 5%, it is concluded that the attributes comfort, accessibility, safety and reliability are the ones that most interfere in the users perception of satisfaction.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANTUNES, M. G.; ROMEIRO, T. I. O.; SIGRIST, V. C.. Avaliação da qualidade do serviço de transporte público de ônibus na cidade de Santos. REFAS: Revista FATEC Zona Sul, v. 3, n. 2, p. 3, 2017. CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de Serviços: Lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2018. CRUZ, M. V. Produção do Serviço de Transporte Público Urbano por Produção do Serviço de Transporte Público Urbano por Ônibus: Aspectos da Organização do Trabalho.1998. Revista de Administração Contemporânea (RAC), v.2, n.3, Set./Dez. 1998: 45-65.Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/rac/v2n3/v2n3a04.pdf>. Acesso em: 13 de janeiro de 2021. DIARIO DE PERNAMBUCO. Passageiros realizam segundo protesto em menos de um mês no TI Igarassu. 2021. Disponível em:https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2021/02/ passageiros-realizam-segundo-protesto-em-menos-de-um-mes-no-ti-igarass.html . Acesso em: 28 de fevereiro de 2021. DIAS, V. F. Q. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte público - qualidade do serviçopt_BR
dc.subjectIgarassupt_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.titlePercepção do usuário de ônibus sobre a qualidade do transporte público por ônibus na cidade de Igarassupt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254350179249746pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro Neto, Luiz Guimarães
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781945841002844pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro Neto, Luiz Guimarães
dc.contributor.referee2Toscano, Marcelo Maia Rêgo
dc.contributor.referee3Cedraz, Michelle Silva de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781945841002844pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9310256690280544pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091787194171809pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo identificar os principais atributos que impactam a percepção e satisfação dos usuários do transporte público por ônibus na cidade de Igarassu/PE. Possui característica exploratória, descritiva e alicerçada na pesquisa de campo. Os atributos avaliados na pesquisa foram a segurança, conforto, informação, tempo de viagem, acessibilidade, cortesia dos funcionários, frequência, confiabilidade e manutenção. Devido à alta demanda de usuários de ônibus na região, fez-se necessário um estudo mais detalhado para avaliar a satisfação dos usuários com relação à prestação de serviço. Foram utilizados o teste não paramétrico Qui-Quadrado e a análise de regressão linear para identificar as variáveis mais relevantes para explicar o fenômeno em estudo. Os resultados apontam que o maior índice de insatisfação é em relação à estado de lotação do ônibus durante as viagens, condições de acessibilidade nos passeios públicos, segurança dentro do ônibus e confiança na manutenção dos veículos. Levando em consideração o nível de significância de 5%, conclui-se que os atributos conforto, acessibilidade, segurança e confiabilidade são os que mais interferem na percepção de satisfação dos usuários.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Beatriz Kelly Gomes da
dc.creator.name3Santos, Nathalya Annusca da Silva
dc.creator.name4Santos, Thamiris Eduarda do Nascimento


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