Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Carla Caroline Santana da
dc.date.accessioned2021-10-01T14:49:59Z
dc.date.available2021-10-01T14:49:59Z
dc.date.issued2021-08-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/374
dc.description.abstractThis monograph aims to identify the learning exchanges that Chemistry teachers are building from their experiences with remote classes. In March 2020, schools and institutions had to suspend their face-to-face activities due to the need for social isolation, given the COVID-19 pandemic, and began to have a new context with remote classes, which led many teachers to contact with digital technologies. This social distance brought several challenges, both for students and teachers. However, in this research, the learning that teachers built from these challenges is highlighted. In this work a qualitative approach was used. The central question of the research is: how are the learning of Chemistry teachers related to online teaching acquired, which was evidenced by the remote teaching caused by the COVID-19 pandemic? For data collection an online questionnaire was used. The results obtained show that most teachers have not yet included digital culture in educational practices and that exchanges of experiences (dialogue between peers: teacher-teacher and teacher-student) are still limited and timidly addressed, being a challenge, still , the use of digital teaching resources related to Chemistry.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABRAFI. CNE aprova parecer com diretrizes para reorganização dos calendários escolares e realização de atividades não presenciais pós retorno. Disponível em: https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/3214. Acesso em: 13 maio 2021. ABREU, Roberta Melo de Andrade; ALMEIDA, Danilo Di Manno. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Salvador: Revista Faced. n.14, jul./dez, p. 73-85, 2008. ADVANCED CHEMISTRY DEVELOPMENT. ACD / ChemSketch. Disponível em: https://www.acdlabs.com/. Acesso em: 15 ago. 2021. AFLITOS, Ozanira Lima dos, et al. Khan Academy-uma ferramenta gamificada em ensino e aprendizagem de matemática. Manaus. Revista ARETÉ, v. 11, n 23, p. 87- 98, 2018. ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O Desenvolvimento histórico das novas tecnologias e seu emprego na Educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005. p 13-25. ALVES, João Roberto Moreira. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael. II. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 09-13 APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. supl. 1. ASSIS, Elisa Maria de. Satélites artificiais e a EAD. In: LITTO, Fredric Michael. II. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, p. 30-37, 2012. BLIKSTEIN, Paulo et al. Tecnologias para uma educação com equidade: novo horizonte para o Brasil. Sobral, CE: Todos Pela Educação, 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 25 maio 2021. BRASIL. Conselho Pleno. CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer N° 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID- 19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 maio 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39. BRASIL. M. E. D. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art, v. 80, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia. Acesso em: 28 maio 2021. BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 maio 2021. BRUNO, Adriana Rocha. Aprendizagem em rede: educação online, aberta e híbrida na formação docente no ensino superior. Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede. p. 19- 33, 2012. CAMPOS, Aline; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. CriAtivo: um ambiente hipermídia de autoria colaborativa. In: Renote- Revista Novas Tecnologias na Educação. n. 2, v. 4, p. 140- 159, 2006. CARVALHO, Gabriel Rios de. A importância dos Jogos Digitais na Educação. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/8945/1/TCC_GABRIEL_RIO_DE_CARVALHO%20%281%29.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021. CERNY, Roseli Zen; RAMOS, Edla Maria Faust. (coord.). Curso Conectado [2.0]: Química. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://sites.google.com/a/escola.pr.gov.br/conectados-2-0-quimica2/home. Acesso em: 21 jun. 2021. DUTRA, Flora. A história do telefone celular como distinção social no Brasil. Da elite empresarial ao consumo da classe popular. In: Revista Brasileira de História da Mídia, v. 5, n. 2, p. 102- 116, 2016. ELMÔR FILHO, Gabriel et al. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019. FANTIN, Mônica. O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores. In: Revista do Centro de Educação, v. 37, n. 2. Brasil. p. 291-306, 2012. FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. São Paulo: Papirus. 2012. FERNANDES, Stéfani Martins; HENN, Leonardo Guedes; KIST, Liane Batistela. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. In: Research, Society and Development, v. 9, n. 2, p. 19, 2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d ́Água, 1997. GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. UFRN: SEDIS, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br. Acesso em: 25 abr. 2021. Genially. Disponível em: https://auth.genial.ly/login. Acesso em: 15 ago. 2021. GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2018. GO- LAB. Disponível em:<https://www.golabz.eu/>. Acesso em: 15 ago. 2021. GOMES, Fabrícia Cristina. Projeto um computador por aluno em Araucária – UCAA: investigando a prática dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2013. GOOGLE Play Store. Disponível em: https://play.google.com/store?hl=pt_BR&gl=US. Acesso em: 15 ago. 2021. HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. In: Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, n. 1, 2020. HOLANDA, Viviane Rolim de; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra Pinheiro; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Aprendizagem na educação online: análise de conceito. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasilia, v. 66, n. 3, p. 406-11, maio-jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016. Acesso em: 15 abr. 2021. JESUS, Wilsovelton Teles de; AZARA FILHO, Milton Ferreira de. INFORMÁTICA BÁSICA PARA O ESTUDO ON-LINE. Instituto Federal de Goiás. 2020. KHAN ACADEMY. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/. Acesso em: 15 ago. 2021. KSCIENCE. Disponível em: http://www.kscience.co.uk/animations/anim_1.htm. Acesso em: 15 ago. 2021. LABVIRT. Disponível em: http://www.labvirt.fe.usp.br/. Acesso em: 15 ago. 2021. LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015. LEMOS, A.; CUNHA, P. (Orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos I. da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2012. LIMA, Ana Paula Rodrigues; SILVA, Maria Heloísa Teixeira da; SILVA, Camilla Rocha da. A escola, a pandemia e o ‘ensino remoto’ repentino: aprendemos a tempo esta lição? In: Revista eletrônica Arma da crítica. 2020, p. 207-220. MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Google docs & Spreadsheets: Autoria colaborativa na web 2.0. In: Revista e-Tec, v. 2, n. 1, 2009. MALAGGI, Vitor; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Comunicação, tecnologias interativas e educação: (re) pensar o ensinar- aprender na cultura digital. Curitiba: Appris, 2019. MANSANI, Mara. A força da troca de experiências entre professores. Nova escola- blog de alfabetização. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18783/a-forca-da-troca-de-experiencias-entre-professores. Acesso em: 24 jun. 2021. MARTINS, Sabrina Oliveira et al. O uso de simuladores virtuais na educação básica: Uma estratégia para facilitar a aprendizagem nas aulas de química. In: Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 11, n. 1, p. 216-233, 2020. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. In: Revista pesquisa qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1-12, 2017. MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v.9, n.3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v9n3/02.pdf. Acesso em: 18 maio 2021. MOTA, Janine da Silva. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-373, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 14 maio 2021. MUSSER, John; O'REILLY, Tim. Web 2.0 Principles and Best Practices. O'Reilly Radar, 2006. Disponível em: https://www.oreilly.com/pub/pr/1644. Acesso em: 19 jun. 2021. NUNES, Ivônio Barros. A história da EAD no mundo. In: Educação a distância: o estado da arte. São Paulo. Pearson Education do Brasil, p. 2-8, 2009. OLIVEIRA, Camila Victória Sousa et al. Ensino remoto e a pandemia de COVID-19: Os desafios da aplicação de aulas práticas. In: Educação Contemporânea. v. 9, p. 32- 40, 2021. OLIVEIRA. Dalila Andrade. (coord.). Trabalho docente em tempos de pandemia – relatório técnico. GESTRADO/UFMG, 2020. Disponível em: https://www.uncme.org.br/Gerenciador/kcfinder/upload/files/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 30 set. 2020. PhET Interative Simulations. Universityof Colorado Boulder. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Acesso em: 15 ago. 2021. PORTES, S. A. As tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem/ Suzana Aparecida Portes, 137 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017. PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. In: On the horizont, v. 9, n. 5, out. 2001. PRETTO, N. de L. SILVEIRA, S. A. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. REIS, Camila. Cultura digital na educação: importância, ferramentas e recursos. Samba Tech, 2018. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/cultura-digital/. Acesso em: 26 maio 2021. RODRIGUES, Natália Costa et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. In: Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021. SABINO, João. Web 3.0 e Web semântica:Do que se trata?. 2007 Disponível em: http://www.cin.ufpe.br/~hsp/Microsoft-web.pdf. Acesso em: 2 jun. 2021. SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo. O uso dos artefatos tecnológicos virtuais e digitais nas práticas educativas de letramento. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: Ed. UFPI, 2019. SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671. SANTOS, Larissa Costa dos; MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins. A história e a expansão da educação a distância: um estudo de caso da UNICESUMAR. In: Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 1, p. 208-228, 2018. SANTOS, Vanide Alves dos et al. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: CONEDU, 7.,2020, Campina Grande, Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69166. Acesso em: 15 maio 2021. SILVA, Andreza Regina Lopes da et al. A terminologia da EaD: Conceito e compreensão. In: CIAED Congresso Nacional de Educação a Distância ABED, 16., 2010, Foz do Iguaçu, Anais [...]. Foz do Iguaçu,2010. SILVA, Maristela Maria Andrade. Formação continuada de professores e tecnologia: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na educação básica. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2014. SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da M. C da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, p. 81-89, 2020. U.S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE - NATIONAL CENTER FOR BIOTECHNOLOGY INFORMATION. PubChem. Disponível em: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 15 ago. 2021. Virtual Lab. Disponível em: https://virtuallab.pearson.com.br/. Acesso em: 15 ago. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem docentept_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de redept_BR
dc.subjectProfessor de químicapt_BR
dc.titleEnsino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776794478762061pt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Luiz Carlos Araújo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5275061866690177pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram que suspender suas atividades presenciais devido à necessidade de isolamento social, dada a pandemia do COVID-19, e passaram a ter um novo contexto com aulas remotas, o que levou ao contato de muitos docentes com tecnologias digitais. Esse distanciamento social trouxe vários desafios, tanto para os estudantes como para os professores. Porém, nesta pesquisa, destaca-se as aprendizagens que os professores construíram a partir desses desafios. Neste trabalho utilizou-se uma abordagem qualitativa. A questão central da pesquisa é: como são adquiridas as aprendizagens dos docentes de Química relacionada ao ensino online, a qual se evidenciou com o ensino remoto provocado pela pandemia da COVID-19? Para coleta de dados foi usado um questionário online. Os resultados obtidos expõem que a maioria dos professores ainda não incluíram a cultura digital nas práticas educativas e que as trocas de experiências (diálogo entre os pares: professor-professor e professor- aluno) ainda são limitadas e timidamente abordadas, sendo um desafio, ainda, o uso dos recursos didáticos digitais relacionados a Química.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples