dc.relation | ABRAFI. CNE aprova parecer com diretrizes para reorganização dos calendários escolares e realização de atividades não presenciais pós retorno. Disponível em: https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/3214. Acesso em: 13 maio 2021.
ABREU, Roberta Melo de Andrade; ALMEIDA, Danilo Di Manno. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Salvador: Revista Faced. n.14, jul./dez, p. 73-85, 2008.
ADVANCED CHEMISTRY DEVELOPMENT. ACD / ChemSketch. Disponível em: https://www.acdlabs.com/. Acesso em: 15 ago. 2021.
AFLITOS, Ozanira Lima dos, et al. Khan Academy-uma ferramenta gamificada em ensino e aprendizagem de matemática. Manaus. Revista ARETÉ, v. 11, n 23, p. 87- 98, 2018.
ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O Desenvolvimento histórico das novas tecnologias e seu emprego na Educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005. p 13-25.
ALVES, João Roberto Moreira. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael. II. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 09-13
APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. supl. 1.
ASSIS, Elisa Maria de. Satélites artificiais e a EAD. In: LITTO, Fredric Michael. II. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, p. 30-37, 2012.
BLIKSTEIN, Paulo et al. Tecnologias para uma educação com equidade: novo horizonte para o Brasil. Sobral, CE: Todos Pela Educação, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 25 maio 2021.
BRASIL. Conselho Pleno. CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer N° 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID- 19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.
BRASIL. M. E. D. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art, v. 80, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia. Acesso em: 28 maio 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 maio 2021.
BRUNO, Adriana Rocha. Aprendizagem em rede: educação online, aberta e híbrida na formação docente no ensino superior. Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede. p. 19- 33, 2012.
CAMPOS, Aline; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. CriAtivo: um ambiente hipermídia de autoria colaborativa. In: Renote- Revista Novas Tecnologias na Educação. n. 2, v. 4, p. 140- 159, 2006.
CARVALHO, Gabriel Rios de. A importância dos Jogos Digitais na Educação. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/8945/1/TCC_GABRIEL_RIO_DE_CARVALHO%20%281%29.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.
CERNY, Roseli Zen; RAMOS, Edla Maria Faust. (coord.). Curso Conectado [2.0]: Química. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://sites.google.com/a/escola.pr.gov.br/conectados-2-0-quimica2/home. Acesso em: 21 jun. 2021.
DUTRA, Flora. A história do telefone celular como distinção social no Brasil. Da elite empresarial ao consumo da classe popular. In: Revista Brasileira de História da Mídia, v. 5, n. 2, p. 102- 116, 2016.
ELMÔR FILHO, Gabriel et al. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
FANTIN, Mônica. O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores. In: Revista do Centro de Educação, v. 37, n. 2. Brasil. p. 291-306, 2012.
FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. São Paulo: Papirus. 2012.
FERNANDES, Stéfani Martins; HENN, Leonardo Guedes; KIST, Liane Batistela. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. In: Research, Society and Development, v. 9, n. 2, p. 19, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d ́Água, 1997.
GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. UFRN: SEDIS, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br. Acesso em: 25 abr. 2021.
Genially. Disponível em: https://auth.genial.ly/login. Acesso em: 15 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GO- LAB. Disponível em:<https://www.golabz.eu/>. Acesso em: 15 ago. 2021.
GOMES, Fabrícia Cristina. Projeto um computador por aluno em Araucária – UCAA: investigando a prática dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2013.
GOOGLE Play Store. Disponível em: https://play.google.com/store?hl=pt_BR&gl=US. Acesso em: 15 ago. 2021.
HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. In: Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, n. 1, 2020.
HOLANDA, Viviane Rolim de; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra Pinheiro; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Aprendizagem na educação online: análise de conceito. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasilia, v. 66, n. 3, p. 406-11, maio-jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016. Acesso em: 15 abr. 2021.
JESUS, Wilsovelton Teles de; AZARA FILHO, Milton Ferreira de. INFORMÁTICA BÁSICA PARA O ESTUDO ON-LINE. Instituto Federal de Goiás. 2020.
KHAN ACADEMY. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/. Acesso em: 15 ago. 2021.
KSCIENCE. Disponível em: http://www.kscience.co.uk/animations/anim_1.htm. Acesso em: 15 ago. 2021.
LABVIRT. Disponível em: http://www.labvirt.fe.usp.br/. Acesso em: 15 ago. 2021.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.
LEMOS, A.; CUNHA, P. (Orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos I. da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, Ana Paula Rodrigues; SILVA, Maria Heloísa Teixeira da; SILVA, Camilla Rocha da. A escola, a pandemia e o ‘ensino remoto’ repentino: aprendemos a tempo esta lição? In: Revista eletrônica Arma da crítica. 2020, p. 207-220.
MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Google docs & Spreadsheets: Autoria colaborativa na web 2.0. In: Revista e-Tec, v. 2, n. 1, 2009.
MALAGGI, Vitor; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Comunicação, tecnologias interativas e educação: (re) pensar o ensinar- aprender na cultura digital. Curitiba: Appris, 2019.
MANSANI, Mara. A força da troca de experiências entre professores. Nova escola- blog de alfabetização. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18783/a-forca-da-troca-de-experiencias-entre-professores. Acesso em: 24 jun. 2021.
MARTINS, Sabrina Oliveira et al. O uso de simuladores virtuais na educação básica: Uma estratégia para facilitar a aprendizagem nas aulas de química. In: Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 11, n. 1, p. 216-233, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. In: Revista pesquisa qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1-12, 2017.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v.9, n.3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v9n3/02.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.
MOTA, Janine da Silva. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-373, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 14 maio 2021.
MUSSER, John; O'REILLY, Tim. Web 2.0 Principles and Best Practices. O'Reilly Radar, 2006. Disponível em: https://www.oreilly.com/pub/pr/1644. Acesso em: 19 jun. 2021.
NUNES, Ivônio Barros. A história da EAD no mundo. In: Educação a distância: o estado da arte. São Paulo. Pearson Education do Brasil, p. 2-8, 2009.
OLIVEIRA, Camila Victória Sousa et al. Ensino remoto e a pandemia de COVID-19: Os desafios da aplicação de aulas práticas. In: Educação Contemporânea. v. 9, p. 32- 40, 2021.
OLIVEIRA. Dalila Andrade. (coord.). Trabalho docente em tempos de pandemia – relatório técnico. GESTRADO/UFMG, 2020. Disponível em: https://www.uncme.org.br/Gerenciador/kcfinder/upload/files/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.
PhET Interative Simulations. Universityof Colorado Boulder. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Acesso em: 15 ago. 2021.
PORTES, S. A. As tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem/ Suzana Aparecida Portes, 137 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. In: On the horizont, v. 9, n. 5, out. 2001.
PRETTO, N. de L. SILVEIRA, S. A. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
REIS, Camila. Cultura digital na educação: importância, ferramentas e recursos. Samba Tech, 2018. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/cultura-digital/. Acesso em: 26 maio 2021.
RODRIGUES, Natália Costa et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. In: Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.
SABINO, João. Web 3.0 e Web semântica:Do que se trata?. 2007 Disponível em: http://www.cin.ufpe.br/~hsp/Microsoft-web.pdf. Acesso em: 2 jun. 2021.
SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo. O uso dos artefatos tecnológicos virtuais e digitais nas práticas educativas de letramento. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: Ed. UFPI, 2019.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671.
SANTOS, Larissa Costa dos; MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins. A história e a expansão da educação a distância: um estudo de caso da UNICESUMAR. In: Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 1, p. 208-228, 2018.
SANTOS, Vanide Alves dos et al. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: CONEDU, 7.,2020, Campina Grande, Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69166. Acesso em: 15 maio 2021.
SILVA, Andreza Regina Lopes da et al. A terminologia da EaD: Conceito e compreensão. In: CIAED Congresso Nacional de Educação a Distância ABED, 16., 2010, Foz do Iguaçu, Anais [...]. Foz do Iguaçu,2010.
SILVA, Maristela Maria Andrade. Formação continuada de professores e tecnologia: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na educação básica. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2014.
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da M. C da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, p. 81-89, 2020.
U.S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE - NATIONAL CENTER FOR BIOTECHNOLOGY INFORMATION. PubChem. Disponível em: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 15 ago. 2021.
Virtual Lab. Disponível em: https://virtuallab.pearson.com.br/. Acesso em: 15 ago. 2021. | pt_BR |