dc.relation | CIÊNCIA UFMA. Você sabe qual a diferença entre quadro tabela e figura? A gente
explica. Disponível em: <http://www.ciencia.ufma.br/voce-sabe-qual-a-diferenca-
entre-quadro-tabela-e-figura-a-gente-explica/>. Acesso em: 21 abr. 2021.
Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas
Brasileiras ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC Diplomação, Retenção e Evasão nos
Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. [s.l.] , 1996.
Disponível em: <https://www.andifes.org.br/wp-
content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-
1996.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.
DAVOK, D. F.; BERNARD, R. P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de
graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Avaliação:
Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 503–522, jul.
2016.
FERREIRA, J. Um olhar sobre a evasão no curso Licenciatura em Física da
Universidade Estadual do Centro-Oeste GUARAPUAVA. [s.l.] , 2017. Disponível em:
<https://www2.unicentro.br/fisica/files/2017/12/TCCfinal_JULIANAMACHADO.pdf?x6
3480&x63480>. Acesso em: 13 jun. 2019.
GATTI, B. Campinas, v. 31, n. 113Educ. Soc. [s.l.] , [s.d.]. FORMAÇÃO DE
PROFESSORES NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS Disponível em:
<https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16>. Acesso em: 25 mar. 2021.
GOLDEMBERG, José. O repensar a educação no Brasil. Estudos Avançados, São
Paulo, v. 7, n.18, p. 65-137, 1993.SciELO Brasil - www.scielo.br. Disponível em:
<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000140&pid=S1414-
4077201300020000500012&lng=en>. Acesso em: 31 mar. 2021.
HEIDEMANN, L. A.; ESPINOSA, T. A evasão nos cursos de graduação: como
entender o problema?. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 451-459, 2020. DOI:
10.15536/reducarmais.4.2020.1939. Disponível em:
<http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1939>. Acesso em:
25 mar. 2021.
JANINE. UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS NA PESQUISA ACADÊMICA.
Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371–373, 2019.
LIMA JÚNIOR, PAULO. Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição
disposicionalista em sociologia da educação. Ufrgs.br, 2013.
LUIS CARLOS PASCHOARELLI; FAUSTO ORSI MEDOLA; HENRIQUE, G.
Características Qualitativas, Quantitativas de Abordagens Científicas: estudos de
caso na subárea do Design ErgonoÌ‚mico. Revista de Design, Tecnologia e
Sociedade, v. 2, n. 1, p. 65–78, 2015.
MARCELO PEREIRA SOUZA. PERSPECTIVA QUALI-QUANTI NO MÉTODO DE
UMA PESQUISA. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum
Permanente de Inovação Educacional, v. 11, n. 1, 2018.
Pesquisa Quali-Quantitativa: veja como fazer, conceito, o que é e definição.
Disponível em: <https://projetoacademico.com.br/pesquisa-quali-
quantitativa/#:~:text=Se%20voc%C3%AA%20n%C3%A3o%20sabe%20o,aprofunda
da%20sobre%20o%20tema%20pesquisado.&text=Isso%20%C3%A9%20o%20que
%20%C3%A9%20pesquisa%20quali%2Dquantitativa.>. Acesso em: 22 abr. 2021.
RIBEIRO, EVERTON, 1990. Evasão e permanência num curso de licenciatura em
física : o ponto de vista dos licenciados. Ufpr.br, 2015.
ROBSON, B. et al. EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DO
IMPACTO DA EVASÃO SOBRE OS CUSTOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
BRASILEIRAS. [s.l.] , [s.d.]. Disponível em:
<http://www.simpcont.ppgc.ufrpe.br/sites/simpcont.ppgc.ufrpe.br/files/Artigo%20036
%20III.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2021.
SANTOS DE LIMA, F.; ZAGO, N. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS
CONCEITUAIS Linha Temática: Fatores associados, tipos e perfis de abandono.
[s.l.] , [s.d.]. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/234020902.pdf>.
Acesso em: 30 mar. 2021.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão do ensino superior
brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.SciELO
Brasil - www.scielo.br. Disponível em:
<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000164&pid=S1414-
4077201300020000500024&lng=en>. Acesso em: 31 mar. 2021.
SOARES, Mosaniel Marques. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO
DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE
LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA MOSANIEL MARQUES SOARES A EVASÃO
NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA BREVE REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA CAMPINA GRANDE-PB 2014. [s.l.] , [s.d.]. Disponível em:
<http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5242/1/PDF%20-
%20Mosaniel%20Marques%20Soares.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2021.
ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA.pdf — IFPE Instituto Federal de Pernambuco.
Disponível em: <https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/documentos-
norteadores/organizacao-academica.pdf/view>. Acesso em: 24 mar. 2021.
Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em:
<http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html>. Acesso em: 30 mar. 2021.
TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent
research. Review of Educational Research, Washington, v. 45, n.1, p.89-125, 1975.
_. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed.
Chicago: University of Chicago Press, 1993.
_. Completing College: Rethinking Institutional Action. Chicago: The University of
Chicago Press, 2012.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE RELATÓRIO DO GRUPO DE
TRABALHO PARA ESTUDO DA EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
REGULARES DA UNICENTRO. [s.l.] , [s.d.]. Disponível em:
<http://www2.unicentro.br/proen/files/2012/11/Relatorio-Evas%C3%A3o-3.pdf>.
Acesso em: 13 nov. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: Causas da evasão de alunos nos
cursos de graduação presencial da UFPE. Disponível em:
<https://www.ufpe.br/documents/38954/371376/r_evaso_16.pdf/53642e52-41fb-
4b43-b098-98db6a470176>. Acesso em: 13 jun. 2019. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho surgiu do interesse de investigar as causas da evasão da turma 2016.1
no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco, Campus
Pesqueira. Como aluno da turma, meu objetivo foi conhecer o perfil de cada
matriculado, antes do ingresso no curso e os motivos das evasões, confrontando os
dados entre os alunos graduandos, egressos e alunos evadidos. Para o levantamento
dos dados foi criado um instrumento de pesquisa base em trabalhos já realizados no
estudo da evasão. A aplicação foi totalmente digital, utilizando plataformas e redes
sociais na internet. Este questionário permitiu-nos comparar o perfil de cada aluno e
identificar fatores em comum. Através dos dados coletados percebeu-se que a maioria
dos alunos, graduandos e evadidos estudaram o ensino médio em escola pública, e
que as principais dificuldades encontradas durante a graduação são decorrentes de
um ensino médio deficiente em Matemática e Física. Identificamos que muitos alunos
não tinham como primeira opção o curso de licenciatura em física, isso inclui os alunos
que ainda estão na graduação, o que demonstra que este pode não ser um fator
determinante para permanência ou não do aluno no curso. Observamos que a maior
evasão, 50% ocorre nos dois primeiros anos do curso. | pt_BR |