Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Carlos Fabiano dos Santos
dc.date.accessioned2021-09-21T16:39:07Z
dc.date.available2021-09-21T16:39:07Z
dc.date.issued2021-04-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/367
dc.description.abstractThis work arose from the interest of investigating the causes of the evasion of the class of in the Degree in Physics at the Federal Institute of Pernambuco, Campus Pesqueira. A questionnaire was applied to graduates, dropouts and students graduating from the course in 2016.1. This questionnaire was applied in order to compare the profile of each student and to identify common factors. Through the data collected, it was seen that most students, graduates and dropouts studied high school in a public school, and that the main difficulties encountered during graduation are or were due to a deficient high school in Mathematics and Physics. It was seen that many students entered with the intention of changing the course, this includes students who are still in graduation, which demonstrates that this is not a determining factor for the student's permanence or not in the course. We observed that the highest dropout rate, 50%, occurs in the first two years of the course.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationCIÊNCIA UFMA. Você sabe qual a diferença entre quadro tabela e figura? A gente explica. Disponível em: <http://www.ciencia.ufma.br/voce-sabe-qual-a-diferenca- entre-quadro-tabela-e-figura-a-gente-explica/>. Acesso em: 21 abr. 2021. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. [s.l.] , 1996. Disponível em: <https://www.andifes.org.br/wp- content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas- 1996.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019. DAVOK, D. F.; BERNARD, R. P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 503–522, jul. 2016. FERREIRA, J. Um olhar sobre a evasão no curso Licenciatura em Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste GUARAPUAVA. [s.l.] , 2017. Disponível em: <https://www2.unicentro.br/fisica/files/2017/12/TCCfinal_JULIANAMACHADO.pdf?x6 3480&x63480>. Acesso em: 13 jun. 2019. GATTI, B. Campinas, v. 31, n. 113Educ. Soc. [s.l.] , [s.d.]. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16>. Acesso em: 25 mar. 2021. GOLDEMBERG, José. O repensar a educação no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 7, n.18, p. 65-137, 1993.SciELO Brasil - www.scielo.br. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000140&pid=S1414- 4077201300020000500012&lng=en>. Acesso em: 31 mar. 2021. HEIDEMANN, L. A.; ESPINOSA, T. A evasão nos cursos de graduação: como entender o problema?. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 451-459, 2020. DOI: 10.15536/reducarmais.4.2020.1939. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1939>. Acesso em: 25 mar. 2021. JANINE. UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS NA PESQUISA ACADÊMICA. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371–373, 2019. LIMA JÚNIOR, PAULO. Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação. Ufrgs.br, 2013. LUIS CARLOS PASCHOARELLI; FAUSTO ORSI MEDOLA; HENRIQUE, G. Características Qualitativas, Quantitativas de Abordagens Científicas: estudos de caso na subárea do Design ErgonoÌ‚mico. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 65–78, 2015. MARCELO PEREIRA SOUZA. PERSPECTIVA QUALI-QUANTI NO MÉTODO DE UMA PESQUISA. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 11, n. 1, 2018. Pesquisa Quali-Quantitativa: veja como fazer, conceito, o que é e definição. Disponível em: <https://projetoacademico.com.br/pesquisa-quali- quantitativa/#:~:text=Se%20voc%C3%AA%20n%C3%A3o%20sabe%20o,aprofunda da%20sobre%20o%20tema%20pesquisado.&text=Isso%20%C3%A9%20o%20que %20%C3%A9%20pesquisa%20quali%2Dquantitativa.>. Acesso em: 22 abr. 2021. RIBEIRO, EVERTON, 1990. Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados. Ufpr.br, 2015. ROBSON, B. et al. EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DO IMPACTO DA EVASÃO SOBRE OS CUSTOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. [s.l.] , [s.d.]. Disponível em: <http://www.simpcont.ppgc.ufrpe.br/sites/simpcont.ppgc.ufrpe.br/files/Artigo%20036 %20III.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2021. SANTOS DE LIMA, F.; ZAGO, N. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS CONCEITUAIS Linha Temática: Fatores associados, tipos e perfis de abandono. [s.l.] , [s.d.]. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/234020902.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2021. SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão do ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.SciELO Brasil - www.scielo.br. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000164&pid=S1414- 4077201300020000500024&lng=en>. Acesso em: 31 mar. 2021. SOARES, Mosaniel Marques. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA MOSANIEL MARQUES SOARES A EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CAMPINA GRANDE-PB 2014. [s.l.] , [s.d.]. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5242/1/PDF%20- %20Mosaniel%20Marques%20Soares.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2021. ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA.pdf — IFPE Instituto Federal de Pernambuco. Disponível em: <https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/documentos- norteadores/organizacao-academica.pdf/view>. Acesso em: 24 mar. 2021. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: <http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html>. Acesso em: 30 mar. 2021. TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, v. 45, n.1, p.89-125, 1975. _. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993. _. Completing College: Rethinking Institutional Action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO PARA ESTUDO DA EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULARES DA UNICENTRO. [s.l.] , [s.d.]. Disponível em: <http://www2.unicentro.br/proen/files/2012/11/Relatorio-Evas%C3%A3o-3.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: Causas da evasão de alunos nos cursos de graduação presencial da UFPE. Disponível em: <https://www.ufpe.br/documents/38954/371376/r_evaso_16.pdf/53642e52-41fb- 4b43-b098-98db6a470176>. Acesso em: 13 jun. 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão Universitáriapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectExatas - Áreapt_BR
dc.titleUm estudo sobre evasão no curso de licenciatura em física do IFPE campus Pesqueira na turma 2016.1pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548889808208678pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478243226361276pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Thiago Vinícius Sousa
dc.contributor.referee2Rêgo Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho surgiu do interesse de investigar as causas da evasão da turma 2016.1 no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira. Como aluno da turma, meu objetivo foi conhecer o perfil de cada matriculado, antes do ingresso no curso e os motivos das evasões, confrontando os dados entre os alunos graduandos, egressos e alunos evadidos. Para o levantamento dos dados foi criado um instrumento de pesquisa base em trabalhos já realizados no estudo da evasão. A aplicação foi totalmente digital, utilizando plataformas e redes sociais na internet. Este questionário permitiu-nos comparar o perfil de cada aluno e identificar fatores em comum. Através dos dados coletados percebeu-se que a maioria dos alunos, graduandos e evadidos estudaram o ensino médio em escola pública, e que as principais dificuldades encontradas durante a graduação são decorrentes de um ensino médio deficiente em Matemática e Física. Identificamos que muitos alunos não tinham como primeira opção o curso de licenciatura em física, isso inclui os alunos que ainda estão na graduação, o que demonstra que este pode não ser um fator determinante para permanência ou não do aluno no curso. Observamos que a maior evasão, 50% ocorre nos dois primeiros anos do curso.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples