• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus Jaboatão dos Guararapes
    • Especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus Jaboatão dos Guararapes
    • Especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Inovação em tecnologias emergentes para a educação: uma revisão da literatura produzida no Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Monografia - Elanna Ferreira (1.233Mb)
    Data
    2021-08-17
    Autor
    Ferreira, Elanna Beatriz Americo
    http://lattes.cnpq.br/6041711892913871
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Diante das situações adversas que o mundo vem enfrentando, as Tecnologias de Informação e Comunicação têm sido uma grande aliada para o alcance de sucesso, seja no âmbito econômico, social, político ou educacional. Com isso, faz-se notório a relevância no direcionamento de estudos em termos de inovação para este contexto, assim, essa pesquisa faz um recorte para o âmbito educacional, devido a emergência em momentos problemáticos, como exemplo, pandemias que exigem isolamento social. Deste modo, o objetivo está em apresentar um panorama do desenvolvimento científico sobre a inovação em tecnologias emergentes para a área da educação infantil. Para tanto, fez-se necessário a delimitação metodológica quanto à abordagem caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, pois visa aprofundar um olhar específico acerca das discussões supracitadas, quanto à natureza adequa-se a um estudo qualitativo e quantitativo, uma vez que trabalhamse dados tanto em coleta quanto em filtros e análises qualitativas e quanto aos fins traz o caráter de pesquisa aplicada. Adicionalmente, fez-se necessário traçar uma estratégia metodológica com base no estudo bibliométrico e na análise de conteúdo para realização da coleta e tratamento dos dados de modo estruturado a fim da obtenção de resultados significativos, considerando a base de dados do Google Acadêmico. Com base nos pressupostos referidos, foi possível identificar que o quantitativo e as abordagens das produções científicas na área em questão ainda podem ser aprimoradas tendo em vista que de 351 registros retornados para análise apenas 172 tinham relação com o conteúdo e 20 tratavam das tecnologias no ensino infantil com propostas de inovações tecnológicas relevantes para o referido contexto. Portanto, esta pesquisa contribui de modo significativo para as discussões da área da tecnologia da informação, mormente para a importância do desenvolvimento de tecnologias emergentes dentro do contexto da educação, mais especificamente no ensino infantil. Além disso, esta pesquisa fomenta a relevância e discussão de desenvolvimento, inovação e tecnologias emergentes, área condizente com a especialização em questão.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/362
    Collections
    • Especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião