Inovação em tecnologias emergentes para a educação: uma revisão da literatura produzida no Brasil
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Data
2021-08-17Autor
Ferreira, Elanna Beatriz Americo
http://lattes.cnpq.br/6041711892913871
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Diante das situações adversas que o mundo vem enfrentando, as Tecnologias de
Informação e Comunicação têm sido uma grande aliada para o alcance de sucesso,
seja no âmbito econômico, social, político ou educacional. Com isso, faz-se notório a
relevância no direcionamento de estudos em termos de inovação para este contexto,
assim, essa pesquisa faz um recorte para o âmbito educacional, devido a
emergência em momentos problemáticos, como exemplo, pandemias que exigem
isolamento social. Deste modo, o objetivo está em apresentar um panorama do
desenvolvimento científico sobre a inovação em tecnologias emergentes para a área
da educação infantil. Para tanto, fez-se necessário a delimitação metodológica
quanto à abordagem caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, pois
visa aprofundar um olhar específico acerca das discussões supracitadas, quanto à
natureza adequa-se a um estudo qualitativo e quantitativo, uma vez que trabalhamse dados tanto em coleta quanto em filtros e análises qualitativas e quanto aos fins
traz o caráter de pesquisa aplicada. Adicionalmente, fez-se necessário traçar uma
estratégia metodológica com base no estudo bibliométrico e na análise de conteúdo
para realização da coleta e tratamento dos dados de modo estruturado a fim da
obtenção de resultados significativos, considerando a base de dados do Google
Acadêmico. Com base nos pressupostos referidos, foi possível identificar que o
quantitativo e as abordagens das produções científicas na área em questão ainda
podem ser aprimoradas tendo em vista que de 351 registros retornados para análise
apenas 172 tinham relação com o conteúdo e 20 tratavam das tecnologias no ensino
infantil com propostas de inovações tecnológicas relevantes para o referido contexto.
Portanto, esta pesquisa contribui de modo significativo para as discussões da área
da tecnologia da informação, mormente para a importância do desenvolvimento de
tecnologias emergentes dentro do contexto da educação, mais especificamente no
ensino infantil. Além disso, esta pesquisa fomenta a relevância e discussão de
desenvolvimento, inovação e tecnologias emergentes, área condizente com a
especialização em questão.