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dc.creatorFerreira, Elanna Beatriz Americo
dc.date.accessioned2021-09-16T12:18:54Z
dc.date.available2021-09-16T12:18:54Z
dc.date.issued2021-08-17
dc.identifier.citationFERREIRA, Elanna Beatriz Americo. Inovação em tecnologias emergentes para a educação: uma revisão da literatura produzida no brasil. 2021. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes, Campus Jaboatão dos Guararapes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/362
dc.description.abstractIn view of the adverse situations that the world has been facing, Information and Communication Technologies have been a great ally for achieving success, whether in the economic, social, political or educational scope. With this, the relevance in directing studies in terms of innovation for this context is notorious, thus, this research cuts to the educational scope, due to the emergence in problematic moments, for example, pandemics that require social isolation. Thus, the objective is to present an overview of scientific development on innovation in emerging technologies for the area of early childhood education. Therefore, it was necessary to establish a methodological delimitation as the approach is characterized as an exploratory-descriptive study, as it aims to deepen a specific look at the aforementioned discussions, as the nature is suitable for a qualitative and quantitative study, since data is worked both in collection and in filters and qualitative analysis, and as for the purposes, it brings the character of applied research. Additionally, it was necessary to draw a methodological strategy based on bibliometric study and content analysis to carry out the collection and processing of data in a structured way in order to obtain significant results, considering the Google Scholar database. Based on the aforementioned assumptions, it was possible to identify that the quantity and approaches of scientific production in the area in question can still be improved, considering that out of 351 records returned for analysis, only 172 were related to the content and 20 dealt with teaching technologies with proposals for technological innovations relevant to that context. Therefore, this research contributes significantly to discussions in the area of information technology, especially for the importance of developing emerging technologies within the context of education, more specifically in early childhood education. In addition, this research promotes the relevance and discussion of development, innovation and emerging technologies, an area consistent with the specialization in question.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento tecnológicopt_BR
dc.subjectInovação e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleInovação em tecnologias emergentes para a educação: uma revisão da literatura produzida no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6041711892913871pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento Júnior, Francisco do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683834339342079pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento Júnior, Francisco do
dc.contributor.referee2Cabral, Luciano de Souza
dc.contributor.referee3Silva, Maria Carolina Torres da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6 683834339342079pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9 195362898891079pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6 577076443532261pt_BR
dc.publisher.departmentJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoDiante das situações adversas que o mundo vem enfrentando, as Tecnologias de Informação e Comunicação têm sido uma grande aliada para o alcance de sucesso, seja no âmbito econômico, social, político ou educacional. Com isso, faz-se notório a relevância no direcionamento de estudos em termos de inovação para este contexto, assim, essa pesquisa faz um recorte para o âmbito educacional, devido a emergência em momentos problemáticos, como exemplo, pandemias que exigem isolamento social. Deste modo, o objetivo está em apresentar um panorama do desenvolvimento científico sobre a inovação em tecnologias emergentes para a área da educação infantil. Para tanto, fez-se necessário a delimitação metodológica quanto à abordagem caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, pois visa aprofundar um olhar específico acerca das discussões supracitadas, quanto à natureza adequa-se a um estudo qualitativo e quantitativo, uma vez que trabalhamse dados tanto em coleta quanto em filtros e análises qualitativas e quanto aos fins traz o caráter de pesquisa aplicada. Adicionalmente, fez-se necessário traçar uma estratégia metodológica com base no estudo bibliométrico e na análise de conteúdo para realização da coleta e tratamento dos dados de modo estruturado a fim da obtenção de resultados significativos, considerando a base de dados do Google Acadêmico. Com base nos pressupostos referidos, foi possível identificar que o quantitativo e as abordagens das produções científicas na área em questão ainda podem ser aprimoradas tendo em vista que de 351 registros retornados para análise apenas 172 tinham relação com o conteúdo e 20 tratavam das tecnologias no ensino infantil com propostas de inovações tecnológicas relevantes para o referido contexto. Portanto, esta pesquisa contribui de modo significativo para as discussões da área da tecnologia da informação, mormente para a importância do desenvolvimento de tecnologias emergentes dentro do contexto da educação, mais especificamente no ensino infantil. Além disso, esta pesquisa fomenta a relevância e discussão de desenvolvimento, inovação e tecnologias emergentes, área condizente com a especialização em questão.pt_BR


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