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    Análise de acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem (Ava’s) do IFPE de acordo com as aplicações e padrões web, voltado para pessoas com deficiência visual

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    Monografia - Enéias Heleno (1.337Mb)
    Data
    2021-03-23
    Autor
    Silva, Enéias Heleno da
    http://lattes.cnpq.br/7883306664902303
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho propõe apresentar o resultado de verificação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na perspectiva de acessibilidade web para deficientes visuais, utilizando ferramentas de análise automática de acessibilidade. O AVA do IFPE-EAD destina-se como um dos principais meios de acesso à Educação a Distância da instituição. Portanto, disponibilizar um ambiente virtual acessível visa ao cumprimento da missão do instituto de proporcionar educação de qualidade a toda sociedade de forma igualitária e independente de limitações físicas. O método da pesquisa foi baseado na abordagem, qualitativa e quantitativa, e de caráter exploratório-descritivo aplicada por meio de ferramentas de avaliação automática de código web. Tendo como referência o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e com o auxílio do programa Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), e da ferramenta AccessMonitor, avaliador baseado na referência do modelo WCAG 2.0, fazendo uso da sistematização na superposição dos dados das seis seções do eMAG: marcação, comportamento, conteúdo/informação, apresentação/design, multimídia e formulários. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam a real necessidade de melhorias, bem como são citadas práticas de gestão de TIC como forma de evitar ou diminuir as falhas de acessibilidade de um sistema web.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/345
    Collections
    • Especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação
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