Análise de acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem (Ava’s) do IFPE de acordo com as aplicações e padrões web, voltado para pessoas com deficiência visual
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Data
2021-03-23Autor
Silva, Enéias Heleno da
http://lattes.cnpq.br/7883306664902303
Metadata
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Este trabalho propõe apresentar o resultado de verificação dos Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVA’s), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco (IFPE), na perspectiva de acessibilidade web para deficientes visuais,
utilizando ferramentas de análise automática de acessibilidade. O AVA do IFPE-EAD
destina-se como um dos principais meios de acesso à Educação a Distância da
instituição. Portanto, disponibilizar um ambiente virtual acessível visa ao cumprimento
da missão do instituto de proporcionar educação de qualidade a toda sociedade de
forma igualitária e independente de limitações físicas. O método da pesquisa foi
baseado na abordagem, qualitativa e quantitativa, e de caráter exploratório-descritivo
aplicada por meio de ferramentas de avaliação automática de código web. Tendo
como referência o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e com o
auxílio do programa Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), e da
ferramenta AccessMonitor, avaliador baseado na referência do modelo WCAG 2.0,
fazendo uso da sistematização na superposição dos dados das seis seções do eMAG:
marcação, comportamento, conteúdo/informação, apresentação/design, multimídia e
formulários. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam a real necessidade de
melhorias, bem como são citadas práticas de gestão de TIC como forma de evitar ou
diminuir as falhas de acessibilidade de um sistema web.