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dc.creatorSilva, Enéias Heleno da
dc.date.accessioned2021-08-03T23:44:02Z
dc.date.available2021-08-03T23:44:02Z
dc.date.issued2021-03-23
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dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/345
dc.description.abstractThis paper proposes to present the result of evaluation of the Virtual Learning Environments (VLE’s), from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE), in the perspective of web accessibility for the visually impaired, using automatic accessibility analysis tools. The AVA of the IFPEEAD is intended as one of the main means of access to Distance Education of the institution. Therefore, providing an accessible virtual environment aims to fulfill the institute's mission of providing quality education to all society in an equal way and regardless of physical limitations. The research method was based on the qualitative and quantitative approach, with an exploratory-descriptive character applied through automatic web code assessment tools. Using the Electronic Government Accessibility Model (eMAG) as a reference and using the Site Accessibility Evaluator and Simulator program (ASES), and the AccessMonitor tool, an evaluator based on the WCAG 2.0 model reference, using systematization in the superposition of data from the six sections of eMAG: marking, behavior, content / information, presentation / design, multimedia and forms. The results obtained in this research point to the real need for improvements, as well as cited ICT management practices as a way to avoid or reduce the accessibility flaws of a web system.pt_BR
dc.format.extent83 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectAcessibilidade e deficientespt_BR
dc.titleAnálise de acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem (Ava’s) do IFPE de acordo com as aplicações e padrões web, voltado para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883306664902303pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Havana Diogo Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1553497037631903pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Havana Diogo Alves de
dc.contributor.referee2Silva, Maria Carolina Torres da
dc.contributor.referee3Oliveira Júnior, Nilson Cândido de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1553497037631903pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6577076443532261pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2659562579950192pt_BR
dc.publisher.departmentJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe apresentar o resultado de verificação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na perspectiva de acessibilidade web para deficientes visuais, utilizando ferramentas de análise automática de acessibilidade. O AVA do IFPE-EAD destina-se como um dos principais meios de acesso à Educação a Distância da instituição. Portanto, disponibilizar um ambiente virtual acessível visa ao cumprimento da missão do instituto de proporcionar educação de qualidade a toda sociedade de forma igualitária e independente de limitações físicas. O método da pesquisa foi baseado na abordagem, qualitativa e quantitativa, e de caráter exploratório-descritivo aplicada por meio de ferramentas de avaliação automática de código web. Tendo como referência o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e com o auxílio do programa Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), e da ferramenta AccessMonitor, avaliador baseado na referência do modelo WCAG 2.0, fazendo uso da sistematização na superposição dos dados das seis seções do eMAG: marcação, comportamento, conteúdo/informação, apresentação/design, multimídia e formulários. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam a real necessidade de melhorias, bem como são citadas práticas de gestão de TIC como forma de evitar ou diminuir as falhas de acessibilidade de um sistema web.pt_BR


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