Mostrar registro simples

dc.creatorDourado, Adriano Cavalcanti
dc.date.accessioned2021-06-01T17:29:15Z
dc.date.available2021-06-01T17:29:15Z
dc.date.issued2021-04-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/295
dc.description.abstractIn this work we seek to report the procedure and the results obtained from a didactic intervention carried out entirely remotely, with the theme Origin of the Universe. The intervention was carried out in an online mini-course format, within a period of two days, using 100% digital tools, with a sample of a total of 23 participants, from High School and Higher Education. To this end, we briefly present the current teaching guidelines related to the theme, in addition to raising the issue of remote teaching intermediated by TDICs (Digital Information and Communication Technologies). Finally, we will report the main characteristics from the remote teaching modality found in this research, in order to try to contribute to the realization, analysis and comparison of possible experiences similar to this one.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES DE MELO, José Marcílio; FERNANDES T. DO RÊGO BARROS, Kalina Cúrie; RODRIGUES, Kleber Fernando. FENÔMENOS RELIGIOSOS E O ENSINO HISTÓRICO - CIENTÍFICO DA FÍSICA: INTERFACES, ANTÍTESES E DIÁLOGOS. Licenciatura em Física IFPE Campus Pesqueira, Pesqueira, ano 2014, ed. 2, p. 1-12, dezembro 2014. Disponível em: https://TCC/Artigos/Art%20TCC-%20Para%20DEP%C3%93SITO%20IFPE%20-%20 com%20CORRE%C3%87%C3%95ES%20FINAIS.pdf. Acesso em: 4 maio 2020. ANGELO, Mateus de Souza. George Gamow: O Universo Primordial. Cosmologia do Curso de Física do ICEX/UFMG, Belo Horizonte - MG, 2007. Disponível em: http://lilith.fisica.ufmg.br/~dsoares/ensino/1-07/mateus-gamow.htm. Acesso em: 19 jun. 2020. ANGOTTI, JOSÉ ANDRÉ PERES. Ensino de Física com TDIC. Laboratório de Novas Tecnologias - LANTEC/CED - UFSC, Florianópolis-SC, ed. 1, 2015. Disponível em: https://ppgect.ufsc.br/files/2016/01/Ensino_FSC_TDIC_1215.pdf. Acesso em: 21 out. 2020. ASSIS, André K. T.; NEVES, Marcos C. D.; SOARES, Domingos S. L. A Cosmologia de Hubble: De um Universo Finito em Expansão a um Universo Infinito no Espaço e no Tempo. 2nd Crisis in Cosmology Conference, Port Angeles, Washington, ano II, p. 1-18, setembro 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315009336_A_cosmologia_de_Hubble_De _um_universo_finito_em_expansao_a_um_universo_infinito_no_espaco_e_no_temp o. Acesso em: 12 jun. 2020. BARRETO, Francisco César de Sá; VAZ, Luiz Paulo Ribeiro; FRANCO, Gabriel Armando Pellegatti. O UNIVERSO VIVO. Rev. UFMG, Belo Horizonte - MG, ano 2012, v. 19, n. 2, ed. 1, p. 182-205, Dezembro 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/pdf/REVISTA_19_web_182-205.pdf. Acesso em: 28 maio 2020. BERNARDES, ADRIANA OLIVEIRA; PÂMELA WERNECK, TERRA. HISTÓRIA DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: DISCUTINDO A COSMOLOG0IA GREGA ATRAVÉS DO MODELO DE UNIVERSO DE EUDOXO. III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia III SNEA 2014, Curitiba-PR, ano III, v. 1, ed. 3, p. 1-9, outubro de 2014. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2014_TCP58.pdf. Acesso em: 22 maio 2020. C. M. DIAS, Claudio André; SANTA RITA, Josué R. INSERÇÃO DA ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, [s. l.], n. 6, ed. 6, p. 55 a 65, 2008. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/rlea/_insercaodaastronomiacomo.artigocomplet o.pdf. Acesso em: 12 maio 2020. CAMPOS, A. L. A.; MARTINS, J. M.;OLIVEIRA, A. D.; PARASMO, M. C. A. A interdisciplinaridade segundo Edgar Morin e Alzira Lobo de Arruda Campos.URL:www.italo.com.br/portal/cepep/revista eletrônica.html. São Paulo SP, v.10, n.2, p. 93-107,abr/2018. Acesso em: 21 de maio 2020. COSTA, LUAN DA COSTA. Plasma de Quarks e Glúons: Aspectos Teóricos e Aplicações em Astrofísica. Projeto Final de Curso submetido ao Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Porto Alegre-RS, ano 2018, v. 1, ed. 1, p. 1-22, Dezembro 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189378. Acesso em: 28 maio 2020. DE OLIVEIRA, E. F.; VOELZKE, M. R.; AMARAL, L. H.. PERCEPÇÃO ASTRONÔMICA DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO DA CIDADE DE SUZANO. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, Limeira, ano 2007, n. 4, p. 79-99. Disponível em: http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/102. Acesso em: 29 abr. 2020. FACEBOOK. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/. Acesso em: 8 dez. 2020. FAGUNDES, Fabiana Fontana; CORDENONSI, André Zanki. TDIC COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DA ARQUIVOLOGIA. ÁGORA: Arquivologia em debate, Florianópolis-SC, v. 25, n. 51, p. 101-131, 2015. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/548. Acesso em: 9 dez. 2020. GIL, Antônio Carlos. MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA SOCIAL. Editora ATLAS, São Paulo - SP, ed. 6a, 2008. GLEISER, Marcelo - Criação Imperfeita: Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. GOOGLE Forms. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/. Acesso em: 8 dez. 2020. GOOGLE Meet. [S. l.], 2020. Disponível em: https://meet.google.com/. Acesso em: 8 dez. 2020. GOOGLE Slides. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.google.com/slides/about/. Acesso em: 8 dez. 2020. GUTTMANN, Gustavo Antonio Montenegro; BRAGA, Marco. A origem do universo como tema para discutir a Natureza da Ciência no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 32, ed. 2, p. 442 a 460, agosto 2015. DOI http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p442. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n2p442/299 42. Acesso em: 13 maio 2020. INSTAGRAM. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/?hl=pt-br. Acesso em: 8 dez. 2020. LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de Professores em tempos de tdic: uma questão em aberto. Educação em Revista, [s. l.], v. 32, ed. 04, p. 269-296, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v32n4/1982-6621-edur-32-04-00269.pdf. Acesso em: 15 out. 2020. MARTINS, ROBERTO DE ANDRADE. O UNIVERSO: TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO. E-BOOK/LIVRO ONLINE, [s. l.], v. 1, ed. 1, 1994. Disponível em: http://www.ghtc.usp.br/Universo/intro.html. Acesso em: 25 set. 2020. MEDIATO, Josiane; MACETI, Huemerson; LEVADA, Celso Luis; LAUTENSCHLEGUER, Ivan José. UNIVERSO: ESTUDANDO SUAS TEORIAS, DESVENDANDO SEUS MISTÉRIOS. CADERNO DE FÍSICA DA UEFS, Feira de Santana-BA, ano 2014, v. 12, ed. 01, p. 79 á 101, 2014. Disponível em: http://dfisweb.uefs.br/caderno/vol12n1/Artigo6_Universo.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020. PEDROTA, Shyrleine Aparecida. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DAS TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DO UNIVERSO PARA O 8o ANO. OS DESAFIOS DA ESCOLA PUBLICAM PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFEESOR. PDE, Paraná, v. 1, p. 2 á 28, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde /2016/2016_pdp_cien_uem_shyrleineaparecidapedrotatinti.pdf. Acesso em: 1 maio 2020. QUIZZIZ. [S. l.], 2020. Disponível em: https://quizizz.com/admin. Acesso em: 8 dez. 2020. ROSENDELD, RÓGERIO. A Cosmologia. Física na Escola, [s. l.], v. 6, ed. 1, p. 31 a 37, 2005. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/cosmologia.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020. SIEGEL, Ethan. Starts With A Bang: This Is The Real Reason We Haven? Directly Detected Dark Matter. Forbes, [S. l.], p. 23 - 28, 8 out. 2018. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/drdonlincoln/2021/04/07/have-fermilab-scientists-broke n-modern-physics/?sh=394df5f63542. Acesso em: 26 nov. 2020. SILVA, André Almeida; NUNES, André C.; BARBOSA, Jéssica F. S.; GARCIA, Lucas L. de O.; SANTOS, Luzinete S. dos; ALBUQUERQUE, Nicolas L. B.; ASSIS, Tenilson. Informática Aplicada à Educação Básica nas Escolas Públicas: Formação de Educadores de Penedo/AL para o Uso das TDIC. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [s. l.], ano VII, p. 588-595, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7928. Acesso em: 14 out. 2020. SODRÉ JR., Laerte. O LADO ESCURO DO UNIVERSO. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São Paulo - SP, ano 2010, v. 27, ed. Especial, p. 743-769, outubro 2010. DOI https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27nespp743. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27nespp743/1 7205. Acesso em: 29 maio 2020. ULIANO, Kelly C. Machado Luiz. TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA EDUCAÇÃO: APLICATIVOS E O MUNDO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR. Monografia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, Florianópolis-SC, p. 1-41, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169814. Acesso em: 10 dez. 2020. VILELA, Marcos Vinícius; EDIMARCIO FRANCISCO, Rocha. A ORIGEM DO UNIVERSO, DO PLANETA TERRA E DA VIDA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. A Educação como Diálogo Intercultural e sua Relação com as Políticas Públicas, [s. l.], ano 2020, v. 3, n. 3, ed. 1, p. 187 a 243, 2020. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/32777. Acesso em: 21 maio 2020. WHATSAPP. [S. l.], 2020. Disponível em: https://web.whatsapp.com/. Acesso em: 8 dez. 2020. YOUTUBE. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/. Acesso em: 8 dez. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectTecnologias de Ensinopt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.titleRelato de experiência de uma intervenção didática sobre a origem do universo em um contexto de ensino remotopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168176324987109pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Cícero Jailton de Morais
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113179028337606pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Ibson José Maciel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2306273479417265pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos relatar o procedimento e os resultados obtidos a partir de uma intervenção didática realizada de maneira inteiramente remota, com o tema Origem do Universo. A intervenção foi executada em formato de minicurso online, dentro de um período de dois dias, utilizando ferramentas 100% digitais, tendo como amostra um total de 23 participantes, oriundos do Ensino Médio e Superior. Para isto, apresentamos brevemente, as diretrizes de ensino hoje vigentes relacionadas ao tema, além de levantar a questão do ensino remoto intermediado por TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Finalmente, relataremos as principais características provenientes da modalidade de ensino remoto encontradas nesta pesquisa, a fim de tentar contribuir na realização, análise e comparação de eventuais experiências semelhantes a esta.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples