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dc.creatorRocha, Leonôra Késia Libório
dc.date.accessioned2021-06-01T13:59:29Z
dc.date.available2021-06-01T13:59:29Z
dc.date.issued2021-03-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/293
dc.description.abstractGamification in the educational context can provide, for both the teacher and the student, greater engagement and motivation, thus contributing to the teaching and learning process. This article aims to report the development of a didactic intervention for the teaching of Particle Physics topics, using a gamified approach with the support of Digital Information and Communication Technologies (DICT). The intervention was carried out in the context of an online mini-course, using the narrative of Alice in Wonderland, lasting thirty hours, with sixteen students. At the end of this process, it was possible to observe that the incorporation of DICT into gamification resulted in a viable and promising method for teaching and meaningful learning Physics.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFísica de Partículaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleA gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9506586162797450pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tavares, Magda Cristina Pedroza
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9772869666291565pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.referee2Silva, Oberlan da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470594003764583pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoA gamificação no contexto educacional pode proporcionar, tanto para o professor quanto para o aluno, maior engajamento e motivação, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de tópicos de Física de Partículas, utilizando uma abordagem gamificada com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A intervenção foi realizada no contexto de um minicurso online, utilizando-se a narrativa de Alice no País das Maravilhas, com duração de trinta horas, com dezesseis estudantes. Ao final desse processo foi possível observar que a incorporação das TDIC à gamificação resultou em um método viável e promissor para o ensino e a aprendizagem significativa de Física.pt_BR


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