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dc.creatorCarmo, Kelvis Conrad do
dc.date.accessioned2021-05-24T22:24:36Z
dc.date.available2021-05-24T22:24:36Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/289
dc.titleO novo ensino médio: perspectivas e mudanças para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539334587263288pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.description.resumoO ensino no Brasil tem se transformado ao longo dos anos, marcado pelas fases da história do país. Com essas transformações, marcos importantes para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 5.652/71, que preceituou a oferta de um conhecimento comum para todo o território brasileiro, e o ensino de Ciências passa a integrar o currículo nacional. A atual LDB nº 9.394/96 consolidou o Ensino Médio como parte da Educação Básica brasileira, e alterada pela Lei nº 13.415/2017, apresenta um novo formato para este nível de ensino. Assim, este trabalho se dispôs a analisar as proposições para o ensino da Química, enquanto componente curricular do Ensino Médio, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. Com a aplicação de um questionário misto identificamos percepções de docentes de Química e de membros da gestão escolar que atuam na rede de ensino de Pernambuco, bem como de licenciandos em Química. Por meio de pesquisa bibliográfica identificamos as mudanças para o ensino de Química, e o andamento da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio nos estados da federação. Com essa pesquisa pudemos constatar os conhecimentos dos participantes sobre as mudanças propostas, bem como as perspectivas para o ensino de Química no Novo Ensino Médio.


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