dc.description.resumo | O ensino no Brasil tem se transformado ao longo dos anos, marcado pelas fases da
história do país. Com essas transformações, marcos importantes para a educação,
como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 5.652/71, que preceituou a oferta de um
conhecimento comum para todo o território brasileiro, e o ensino de Ciências passa a
integrar o currículo nacional. A atual LDB nº 9.394/96 consolidou o Ensino Médio como
parte da Educação Básica brasileira, e alterada pela Lei nº 13.415/2017, apresenta
um novo formato para este nível de ensino. Assim, este trabalho se dispôs a analisar
as proposições para o ensino da Química, enquanto componente curricular do Ensino
Médio, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do
Novo Ensino Médio. Com a aplicação de um questionário misto identificamos
percepções de docentes de Química e de membros da gestão escolar que atuam na
rede de ensino de Pernambuco, bem como de licenciandos em Química. Por meio de
pesquisa bibliográfica identificamos as mudanças para o ensino de Química, e o
andamento da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio nos estados da
federação. Com essa pesquisa pudemos constatar os conhecimentos dos
participantes sobre as mudanças propostas, bem como as perspectivas para o ensino
de Química no Novo Ensino Médio. | |