dc.relation | BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BEZERRA, Nielson da Silva; OLIVEIRA, Alice Martins da Silva Soares; ARAUJO, Marlla Fabíola. A Espacialização do Letramento e os Números do Lugar: contribuições da Geografia para a Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental.
Revista Caravana - Diálogos entre Extensão e Sociedade V.4 Nº 2, p.66-75, ano
2019.Disponívelem:http://caravana.ifpe.edu.br/index.php/caravana/article/view/477/p df. Acesso em : 08 out.2020.
BASTOS, Lilian Francieli Moraes de. A participação infantil no cotidiano da escola: crianças com voz e vez. Dissertação de Mestrado do Programa de pós graduação em Educação. Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande doSul,2014.Disponívelemhttp://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6262/lilian.pdf?s
equence=1 Acesso em : 08 mar.2020.
BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13.ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
CHRISTOFOLETTI, Antonio. As perspectivas dos estudos geográficos. In: CHRISTOFOLETTI, Antonio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.
CLAVAL, P. Uma, ou algumas abordagens(ns) cultural(is) na Geografia Humana? In: SERPA, A. (Org.). Espaços Culturais: vivências, imaginações e representações. p. 13-29. Salvador: Edufba, 2008.
__________. A Geografia Cultural. Florianópolis: Editora da UFSC., Balchin, 1999.
CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO I. E.;
GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 15-47.
COSGROVE, D. Geografia Cultural do Milênio. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.). Manifestações da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. p. 17- 46.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª edição, Porto Alegre: Artemed, 2010.
FERREIRA, L.F. Acepções recentes do conceito de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Revista Território, Rio de Janeiro, n.9, p.65-83, 2000. Disponível em http://www.laget.eco.br/pdf/09_5_ferreira.pdf Acesso em :10 mai 2019.
FERREIRA, S. & SILVA, S.M.C. Faz o chão pra ela não ficar voando: o desenho na sala de aula, In: Ferreira, S. (org), O ensino das Artes: construindo caminhos (p. 139-179) 3ª edição, Porto Alegre: Papirus, 2004.
FERREIRA, S. Imaginação e Linguagem no Desenho da Criança Campinas: Papirus, 1998.
LIMA, M. C. Barbosa; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O desenho infantil como instrumento de avaliação da construção do conhecimento físico. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias. Espanha, v. 7, n. 2, p. 337-348, 2008. Disponível em: < http://saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen7/ART4_Vol7_N2.pdf >. Acesso em:
30 janeiro.2020.
LIMA, Deyglis.et al. Bordas urbanas: análise da produção e apropriação dos espaços periurbanos da cidade do Recife, Pernambuco. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional G&DR. v. 10, n. 4, p. 26-45, set-dez/, Taubaté, SP, Brasil. 2014. Disponível em https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1531/409 Acesso em: 15 dez. 2020.
LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 22, nº. 49/1, p. 283-294, maio/ago. 2013. Disponível em:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/915/7 16. Acesso em: 01 Dez.2020.
LOPES, Jader Janer Moreira; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo; AMORIM, Cassiano
Caon. MAPAS VIVENCIAIS: possibilidades para a Cartografia Escolar com as
crianças dos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação em Geografia,
Campinas, v. 6, n. 11, p.237-256, jan./jun., 2016. Disponível em
http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/381/189
Acesso em: 13 jul.2020.
MORIN. Edgar. A vida para o futuro da humanidade. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro,
2013.
NASCIMENTO, Carla Cristina Nunes. Geografia da infância e Bairro-Vivencia das Crianças Moradoras do Bairro Dom Bosco em juiz de Fora/MG, na Aurora do Século XXI. Tese em Geografia Humana apresentado ao Programa de pós graduação em Geografia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky e o Processo de Formação de Conceitos. In LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da Afetividade em Vygotsky. In LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992a.
SANDÍN, Maria Paz Esteban. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre, AMGH editora ltda, 2010.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. Ed.3 São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
____________. Pensando o espaço do homem. 5 ed. São Paulo: Editora da USP, 2004.
SOEIRO, Ítalo César de Moura; CASTILHOS, Cláudio Jorge Moura de. O Caráter Ideológico da Natureza e o Processo de Produção do Espaço em Tejipió/Recife. Revista Brasileira de Geografia Física V. 08 N. 01. p. 221-235 2015. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/viewFile/233594/27188 Acesso em 19
dez. 2020.
TUAN, Y. -F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
________________________. La imaginación y el arte em la infância. Madri: Akal, 1996.
VASCONCELLOS, Tânia de. LOPES. Jader Jane. Geografia da infância:
Territorialidades Infantis. Currículo sem fronteiras, v.6, n1, pp103-127, jan/jun 2006.
Disponível em https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2006/vol6/no1/8.pdf Acesso em:
03 fev. 2020.
HOLZER, Werther. A geografia humanista: uma revisão. Espaço e cultura, EURJ, RJ, Edição Comemorativa, p. 137-147, 1993-2008. | pt_BR |