dc.relation | ALMEIDA, Helena Silva. Formação continuada de professores: o curso TV na
escola e os desafios de hoje e seus reflexos no ensino e aprendizagem de
ciências em Fortaleza-Ceará. Tese de Doutorado. Universidade do Minho. Braga.
2006.
ALVES, T. L. B.; PEREIRA, S. S.; CABRAL, L. Do N.. A utilização de charges e tiras
humorísticas como recurso didáticopedagógico mobilizador no processo de ensino aprendizagem da Geografia. Educação (UFSM), v. 38, n. 2, p. 417-434, 2013.
BOMFIM, N. R.. A imagem da Geografia e do ensino da Geografia pelos professores
das séries iniciais. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 4, n.
1, p. 107-116, 2006.
Borges, M. C., Aquino, O. F., & Puentes, R. V. (1). Formação de professores no
Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-Line, 11(42), 94-
112. https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868. 2011.
BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria a prática,
ação-reflexão. Simpósio Nacional de Educação, v. 20, 2008.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.
Disponível em http://www.planalto. gov. br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892
.htm. Acesso em: 09 out. 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Político
Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Modalidade presencial.
Recife: MEC/SETEC, 2014. 164 p. Disponível em:
http://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geog
rafia/projeto-pedagogico/ppc_geografia.pdf. Acesso em: 03/08/2017.
BRIDI, J. C. A. (2010). Atividade de pesquisa: contribuições da iniciação científica na
formação geral do estudante universitário. Olhar de professor, 13(2), 349-360.
CALLAI, H. C. A geografia escolar – e os conteúdos da geografia, revista virtual ·
geografía, cultura y educación, Rio Grande do Sul, 2011
CASTELLAR, SONIA MARIA VANZELLA. A formação de professores e o ensino de
Geografia. Terra Livre, v. 1, n. 14, p. 51-59, 2015.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Currículo, educação geográfica e formação
docente: desafios e perspectivas. Revista Tamoios, v. 2, n. 2, 2006.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o
conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o
ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campina: Papirus, 2008.
DA ROCHA, Genylton Odilon Rêgo. A trajetória da disciplina Geografia no
currículo escolar brasileiro (1837-1942). 1996.
DA SILVA, José Fabio Gomes; CAVALCANTI, Thalita Natália; DOS SANTOS,
Edlamar Oliveira. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO
IFPE: IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA. X
Congresso de Iniciação Científica do IFPE – CONIC, Recife, 2015.
DANTON, Gian. Metodologia científica. Pará de Minas-Mg: Virtualbooks, 2002.
DE CÁSSIA CAMPOS, Margarida. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE
GEOGRAFIA: A DIFÍCIL CONSTRUÇÃO DO SABER/FAZER DOCENTE
GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 3, núm. 6, julio diciembre, pp. 3-15 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil. 2012.
DE OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira; WANKLER, Fábio Luiz. ALFABETIZAÇÃO
CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas. ACTA
GEOGRÁFICA, v. 2, n. 4, p. 57-65, 2010.
DE OLIVEIRA, Caroline Barroncas; GONZAGA, Amarildo Menezes. Professor
pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de
professores para os anos iniciais. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 689-702,
2012.
DE ASSIS, Renata Machado; BONIFÁCIO, Naiêssa Araújo. A formação docente na
universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras, v. 1, n. 3, p. 36-
50, 2011.
DOS REIS NUNES, Marcone Denys. Reforma no currículo de geografia na
Universidade do Estado da Bahia: uma nova proposta, uma nova didática?. In: La
investigación e innovaciónenlaenseñanza de laGeografía. Servicio de
Publicaciones. p. 669-683. 2016.
DOS SANTOS FELÍCIO, Helena Maria. O PIBID como “terceiro espaço” de formação
inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 415-434, 2014.
Esteves, H. Os Percursos da Cidadania na Geografia Escolar Portuguesa. Tese
de doutorado - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade
de Lisboa. Lisboa. 2010.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia.
BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo:
Atlas, 1999.
GONÇALVES, Amanda Regina. Os espaços-tempos cotidianos na Geografia
escolar: do currículo oficial e do currículo praticado. 2006. xii, 204 f. Tese
(doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências
Exatas, 2006.
LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a
guerra. Tradução de Maria Cecília França. [s. l.]: Papirus, 1988.
LANDIM NETO, Francisco Otávio; Silva Barbosa, Maria Edivani O ENSINO DE
GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da relação entre a formação do
docente e sua atuação na Geografia escolar GEOSABERES: Revista de Estudos
Geoeducacionais, vol. 1, núm. 2, julio-diciembre, pp. 160-179 Universidade Federal
do Ceará Fortaleza, Brasil, 2010.
LAVILLE, Christian. A construção do saber. Manual de Metodologia da Pesquisa
em Ciências Humanas, v. 1, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais.SANTOS, Akiko e SUANNO, Marilza V. Didática e formação de professores: novos tempos, novos modos de aprender e ensinar. Porto Alegre:Sulina. 2013.
MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; DA CUNHA, Márcia Cristina. A
contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de
licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.
Marcelo, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo.
Revista de Ciências da Educação, 08, pp. 7-22. 2009.
MARCONI, M. de A. ; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São
Paulo: Editora Atlas, 4a ed. p.43 e 44. 1992.
MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico
da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012.
MARTINS, R. Contribuições para iniciação à docência: a experiência do PIBID–
Geografia da FAED/UDESC. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, 3(5), 54-
63. 2012.
MAUÉS, O. C., & Monte Camargo, A. M. (2012). Marcos regulatórios nas políticas de
formação e valorização docente pós-LDB. Revista Educação Em Questão, 42(28)
MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de
Janeiro, Vozes, 1994.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Editora
Pedagógica e Universitária, 1986.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: _______. (Org.). Vidas
de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira,
desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa,
São Paulo, v. 43, n. 1, p. 65-80, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da didática– ciências da
educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória).
Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em
Portugal. São Paulo: Cortez, p. 19-76, 1997.
PIMENTEL, Carla Silvia; PONTUSCHKA, NídiaNacib. Representações sobre o
estágio na formação inicial de professores de Geografia. Olhar de Professor, v. 13,
n. 1, p. 67-87, 2010.
PIRES, Lucineide Mendes. A prática pedagógica do professor de geografia do
ensino fundamental. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
SANCHES Lopes, Claudivan; Pontuschka, NídiaNacib MOBILIZAÇÃO E
CONSTRUÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 2, núm. 3, enero-junio, pp. 89-104 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil, 2011.
SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado. Granada, Espanha, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005b. Disponível em: <http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf>. Acesso em: 27 de junho 2019.
SOCZEK, D. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 3(5), 57-69. 2011.
STRAFORINI, Rafael et al. Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VESENTINI, J. W. A Capital da Geopolítica. São Paulo: Ática, 1986. | pt_BR |