Mostrar registro simples

dc.creatorLeocadio, Jacielly Tatiana da Silva
dc.date.accessioned2021-05-04T19:51:51Z
dc.date.available2021-05-04T19:51:51Z
dc.date.issued2019-10-13
dc.identifier.citationLeocadio, Jacielly Tatiana da Silva. Formação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife.2019. 62 f. TCC (Licenciatura em Geografia) - Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/277
dc.description.abstractThis paper aims to approach the different Knowledge and Practices related to the construction of the professional profile of undergraduate students of the Licenciate in Geography at IFPE - Recife campus. The interest in this subject arose from the curiosity to know which knowledge is built by the students during the licenciate course. The general objective of the study was to analyze the Teaching Knowledge built in the licenciate in geography course at IFPE Campus Recife, from the students perception. This analysis involves the understanding of the theoretical influences that guide the old curricular grid of the Licenciate in Geography of IFPE Campus Recife; Identification of theoretical and methodological conceptions about school geography formulated by senior and formed students; Analysis of the importance of Educational Practices for the formation of students in the Licenciate in Geography Degree. In order to answer these objectives, a literature survey on Teaching Knowledge and Practices was firstly conducted, where we are based mainly on the contributions of the following authors: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI (2008), among others. Then, we analyzed the Pedagogical Political Project of the Licenciate in Geography Course of IFPE - Campus Recife. And to finalize the data collection, we applied the methodological instrument questionnaire with the students of the eighth (8th) semester enrolled in the Supervised Internship (IV) Curriculum Component, as well as some formed students from the course. As for the methodological theoretical conceptions of the students completing the course, they understand the school geography as a critical and socially engaged geography. The study also shows how the Knowledge in Licenciate in Geography is arranged and practiced. Being then arranged as plural knowledge related to experience, didactics and geographical science, where some knowledges are more emphasized than others.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Helena Silva. Formação continuada de professores: o curso TV na escola e os desafios de hoje e seus reflexos no ensino e aprendizagem de ciências em Fortaleza-Ceará. Tese de Doutorado. Universidade do Minho. Braga. 2006. ALVES, T. L. B.; PEREIRA, S. S.; CABRAL, L. Do N.. A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didáticopedagógico mobilizador no processo de ensino aprendizagem da Geografia. Educação (UFSM), v. 38, n. 2, p. 417-434, 2013. BOMFIM, N. R.. A imagem da Geografia e do ensino da Geografia pelos professores das séries iniciais. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 4, n. 1, p. 107-116, 2006. Borges, M. C., Aquino, O. F., & Puentes, R. V. (1). Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-Line, 11(42), 94- 112. https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868. 2011. BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. Simpósio Nacional de Educação, v. 20, 2008. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em http://www.planalto. gov. br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892 .htm. Acesso em: 09 out. 2014. BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Modalidade presencial. Recife: MEC/SETEC, 2014. 164 p. Disponível em: http://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geog rafia/projeto-pedagogico/ppc_geografia.pdf. Acesso em: 03/08/2017. BRIDI, J. C. A. (2010). Atividade de pesquisa: contribuições da iniciação científica na formação geral do estudante universitário. Olhar de professor, 13(2), 349-360. CALLAI, H. C. A geografia escolar – e os conteúdos da geografia, revista virtual · geografía, cultura y educación, Rio Grande do Sul, 2011 CASTELLAR, SONIA MARIA VANZELLA. A formação de professores e o ensino de Geografia. Terra Livre, v. 1, n. 14, p. 51-59, 2015. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Currículo, educação geográfica e formação docente: desafios e perspectivas. Revista Tamoios, v. 2, n. 2, 2006. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, 2005. CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campina: Papirus, 2008. DA ROCHA, Genylton Odilon Rêgo. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). 1996. DA SILVA, José Fabio Gomes; CAVALCANTI, Thalita Natália; DOS SANTOS, Edlamar Oliveira. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO IFPE: IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA. X Congresso de Iniciação Científica do IFPE – CONIC, Recife, 2015. DANTON, Gian. Metodologia científica. Pará de Minas-Mg: Virtualbooks, 2002. DE CÁSSIA CAMPOS, Margarida. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: A DIFÍCIL CONSTRUÇÃO DO SABER/FAZER DOCENTE GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 3, núm. 6, julio diciembre, pp. 3-15 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil. 2012. DE OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira; WANKLER, Fábio Luiz. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas. ACTA GEOGRÁFICA, v. 2, n. 4, p. 57-65, 2010. DE OLIVEIRA, Caroline Barroncas; GONZAGA, Amarildo Menezes. Professor pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 689-702, 2012. DE ASSIS, Renata Machado; BONIFÁCIO, Naiêssa Araújo. A formação docente na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras, v. 1, n. 3, p. 36- 50, 2011. DOS REIS NUNES, Marcone Denys. Reforma no currículo de geografia na Universidade do Estado da Bahia: uma nova proposta, uma nova didática?. In: La investigación e innovaciónenlaenseñanza de laGeografía. Servicio de Publicaciones. p. 669-683. 2016. DOS SANTOS FELÍCIO, Helena Maria. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 415-434, 2014. Esteves, H. Os Percursos da Cidadania na Geografia Escolar Portuguesa. Tese de doutorado - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Lisboa. 2010. FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2004. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GONÇALVES, Amanda Regina. Os espaços-tempos cotidianos na Geografia escolar: do currículo oficial e do currículo praticado. 2006. xii, 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006. LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução de Maria Cecília França. [s. l.]: Papirus, 1988. LANDIM NETO, Francisco Otávio; Silva Barbosa, Maria Edivani O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 1, núm. 2, julio-diciembre, pp. 160-179 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil, 2010. LAVILLE, Christian. A construção do saber. Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas, v. 1, 1999. LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais.SANTOS, Akiko e SUANNO, Marilza V. Didática e formação de professores: novos tempos, novos modos de aprender e ensinar. Porto Alegre:Sulina. 2013. MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; DA CUNHA, Márcia Cristina. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013. Marcelo, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, pp. 7-22. 2009. MARCONI, M. de A. ; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 4a ed. p.43 e 44. 1992. MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012. MARTINS, R. Contribuições para iniciação à docência: a experiência do PIBID– Geografia da FAED/UDESC. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, 3(5), 54- 63. 2012. MAUÉS, O. C., & Monte Camargo, A. M. (2012). Marcos regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB. Revista Educação Em Questão, 42(28) MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, Vozes, 1994. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Editora Pedagógica e Universitária, 1986. NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: _______. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 65-80, 2017. PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da didática– ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, p. 19-76, 1997. PIMENTEL, Carla Silvia; PONTUSCHKA, NídiaNacib. Representações sobre o estágio na formação inicial de professores de Geografia. Olhar de Professor, v. 13, n. 1, p. 67-87, 2010. PIRES, Lucineide Mendes. A prática pedagógica do professor de geografia do ensino fundamental. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. SANCHES Lopes, Claudivan; Pontuschka, NídiaNacib MOBILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 2, núm. 3, enero-junio, pp. 89-104 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil, 2011. SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado. Granada, Espanha, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005b. Disponível em: <http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf>. Acesso em: 27 de junho 2019. SOCZEK, D. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 3(5), 57-69. 2011. STRAFORINI, Rafael et al. Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002. VESENTINI, J. W. A Capital da Geopolítica. São Paulo: Ática, 1986.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas docentept_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleFormação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/941221528639266pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Ana Paula Torres de Queiroz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/583536980646936pt_BR
dc.contributor.referee1Bem, Bernadete Negromonte Cavalcante
dc.contributor.referee2Leite, Fernanda Guarany Mendonça
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062139229062424pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902195199314415pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse por este tema surgiu da curiosidade em conhecer quais saberes são construídos pelos estudantes ao longo do curso de licenciatura. O estudo teve como objetivo geral analisar os Saberes Docentes construídos no curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife, a partir da percepção dos estudantes. Essa análise passa pela compreensão das influências teóricas que norteiam a antiga grade curricular da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife; Identificação das concepções teórico metodológicas sobre a Geografia Escolar formuladas pelos estudantes concluintes e egressos; Análise da importância das Práticas Educativas para a formação dos estudantes trabalhadas no curso de Licenciatura em Geografia. Para responder a esses objetivos, em primeiro lugar foi realizado um levantamento de literatura sobre os Saberes e Práticas Docentes, em que nos ancoramos principalmente nas contribuições dos seguintes autores: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI (2008), entre outros. Em seguida, analisamos o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. E para finalizarmos a coleta de dados, aplicamos o instrumento metodológico questionário com os estudantes do oitavo (8°) período matriculados na Componente Curricular Estágio Supervisionado (IV), além de alguns estudantes egressos do curso. Quanto às concepções teóricas metodológicas dos estudantes concluintes do curso, estes compreendem a geografia escolar como uma geografia crítica e engajada socialmente. O estudo mostra, ainda, como estão dispostos e praticados os Saberes na Licenciatura em Geografia. Estando então dispostos como Saberes Plurais relacionados à experiência, à didática e à ciência geográfica, onde alguns Saberes recebem mais destaque que outros.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples