dc.relation | BORGES, Jéssica Lino. Análise dos trabalhos de conclusão do curso de
licenciatura em educação física: reflexões iniciais acerca da produção de 2006
a 2014. Orientador: Ana Lúcia Cardoso. 2014. Trabalho de conclusão de curso
(Licenciatura em educação física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,
Criciúma, 2014.
BRASIL-A. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.
Quantidade de homens e mulheres. IBGEeduca, 2019. Disponível em:
<https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-
homens-e-mulheres.html>. Acesso em: 03 jul, 2020.
______-B. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de
Licenciatura em Física. Pernambuco: IFPE, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Governo do Brasil,
2020. Disponível em: <http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/>. Acesso em: 14 jul.
2020.
BRASIL. RESOLUÇÃO no No 81/2011, de 12 de dezembro de 2011. Regulamento
de Trabalhos de Conclusão dos Cursos Superiores do IFPE. [S. l.], 12 dez. 2011.
Disponível em:
<https://portal.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/documentos-norteadores/regulamento-do-tcc-
do-ifpe.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2020.
BREDA, Adriana. Melhorias no ensino de matemática na concepção de
professores que realizam o mestrado Profmat no Rio Grande do Sul: uma
análise dos trabalhos de conclusão de curso. Orientador: Dra. Valderez Marina
do Rosário Lima. 2016. 335 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e
Matemática) - Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
CANUTO, Erika Carla Alves. O saber ser e o saber fazer na educação
matemática: análise de egressos de um mestrado profissional em ensino.
2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, PB, 2014.
CAVALHEIRO, Taoana. Análise dos resumos registrados nos trabalhos de
conclusão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa
Catarina. Orientador: Lígia Maria Arruda Café. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2015.
DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; CAVALCANTI, Wladimir Rocha.
Trabalho de Conclusão de Curso: Análise das preferências dos alunos por área de
estudo. Revista Campo do Saber, v.2, n.2, jun/dez. 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,
2002.
JÚNIOR, José Ancelmo da Silva Cintra. Ser mulher na Física: interpretando
relações sociais de gênero na Licenciatura em Física do IFPE - Campus
Pesqueira. Orientador: Kléber Fernando Rodrigues. 2015. Trabalho de conclusão de
curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2015.
KOBASHI, Nair Yumiko. A elaboração de informações documentárias: em busca
de uma metodologia. São Paulo, 1994. 195 f. Tese (Doutorado em Ciências da
Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1994.
LEITE, Bruno Dias Florêncio; MENÊZES, Taiana Brito; NORO, Luiz Roberto
Augusto. Análise Bibliométrica de Trabalhos de Conclusão de um Curso de
Odontologia no Nordeste brasileiro. Revista da ABENO, v.15, n.3, 2015.
MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Marcas do
currículo na formação do licenciando: uma análise a partir dos temas de trabalhos
finais de curso da Licenciatura em Química da UFRJ (1998-2008). Revista Química
Nova na Escola, v.33, n.1, fev. 2011.
MEGID NETO, J. (coord.). O ensino de ciências no Brasil: catálogo analítico de
teses e dissertações, 1972-1995. Campinas: UNICAMP/FE/CEDOC, 1998.
MELO, Anairtes Martins de; et al. Análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso da
graduação em Fisioterapia. Revista Cientefico, v.17, n.35, jan/jun. 2017.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela
análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MOTA, Angela Hendler. Metodologia versus temática: uma análise dos trabalhos
de conclusão de curso de Arquivologia da UFRGS. Orientador: Valéria Raquel
Bertotti. 2018. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em arquivologia) -
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PRADO, M.R.M. A formação pós-graduada em ensino de ciências naturais e
matemática de docentes do IFRN: implicações na atuação docente. Dissertação.
UFRN, 2010.
SANTOS, Rafael Amaral dos. 20 anos do curso Licenciatura em Física:um
retrospecto a partir dos trabalhos de conclusão de curso. Orientador:
Alessandra Riposati Arantes. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura
em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
SILVA, José Carlos Gonçalves da. Análise dos trabalhos de conclusão de curso
da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira. Orientador: Érika Carla Alves Canuto da Costa. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em
matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2018.
SILVA, Valdete da; et al,. Análise dos trabalhos de conclusão de curso da graduação
em enfermagem da UNIMONTES. Revista Eletrônica De Enfermagem, vol.11, n.1,
2017. https://doi.org/10.5216/ree.v11.46897
USP. Instituto de Física. Ensino de Física no Brasil: catálogo analítico de
dissertações e teses (1972-1992). São Paulo [s.n], 1992.
USP. Instituto de Física Ensino de Física no Brasil: Catálogo analítico de
dissertações e teses (1992-1995). Projeto “Documentação e Assessoria em Ensino
de Física” – IFUSP/SPEC/PADCT/CAPES. São Paulo: s.n., 1996. 67pg.
VILELAS, J. M. S. Investigação – O Processo de Construção do Conhecimento.
2. ed. Lisboa: EDIÇÕES SÍLABO, 2017. 449 p. ISBN 978-972-618-901-5.
VOUTSSÁS MÁRQUEZ, Juan. Estado del Arte de la Archivística Iberoamericana
a Través de sus Publicaciones 1986-2016. México: Archivo General de la Nación,
2016. Disponível em: <https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/278267/Esta
do_del_Arte_-_JVM.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2020. | pt_BR |