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dc.creatorAguiar, Giliandson de França
dc.date.accessioned2021-03-24T19:47:57Z
dc.date.available2021-03-24T19:47:57Z
dc.date.issued2021-02-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/250
dc.description.abstractIn this article we seek to analyze the Final Paper (FP) of the Degree in Physics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) campus Pesqueira in its first decade of existence (2010 - 2019). After a literature review, we listed descriptors for analysis of the fifty-five FP’s, which we classified according to a catalog card to facilitate systematization. We exposed the results of the descriptor, commenting on the main points; we organize the data in tables and graphs in order to facilitate the understanding of the data. The analyzes show that the majority of the works defended were by male authors; the main theme addressed was experimentation for Physics Teaching and more than half of the works are guided by only three teachers. We conclude that very few students enter the course and are able to defend the FP; and that, despite the considerable academic quality, such works need to be better publicized in order to reach the school floor.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIFPE - Licenciatura em Físicapt_BR
dc.title10 anos da licenciatura em física do IFPE - campus Pesqueira: análise dos trabalhos de conclusão de cursopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2085006065403454pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.referee2Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee3Costa, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoNeste artigo buscamos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Pesqueira na sua primeira década de existência (2010 - 2019). Após uma revisão da literatura, elencamos descritores para análise dos cinquenta e cinco TCCs, os quais classificamos de acordo com uma ficha catalográfica para facilitar a sistematização. Expusemos os resultados dos descritores, comentando os principais pontos; organizamos os dados em tabelas e gráficos a fim de facilitar a compreensão dos dados. As análises apontam que a maioria dos trabalhos defendidos foram de autores do sexo masculino; a principal temática abordada foi a experimentação para o Ensino de Física e mais da metade dos trabalhos são orientados por apenas três professores. Concluímos que são poucos os alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC. Então, pensando na viabilidade ao acesso dos TCCs, fica a sugestão do aprimoramento da plataforma virtual da instituição, fornecendo não só acesso amplo aos trabalhos, mas classificando-os, por exemplo, com a catalogação.pt_BR


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