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dc.creatorSantos, Hannah Vitória de Souza
dc.date.accessioned2021-03-11T12:54:12Z
dc.date.available2021-03-11T12:54:12Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/243
dc.description.abstractThis study brings reflections on the contributions of academic monitoring in the curricular component of Fundamentals of Education I, in a 2nd period class of Chemistry Degree Course, at Federal Institute of Pernambuco, Campus Ipojuca. Through participant observation of Fundamentals of Education classes I we got to know the class better, where we could perceive the students to be very participative during the discussions in the classroom and thus we plan the monitoring meetings. We elaborated discursive questions so the students presented three problems and three proposals for improvement for school education in the country. From the students' textual productions, we relate to the discussions held in the monitoring meetings. We recognize that planning as well as experience provided participants with the sharing and construction of experiences and knowledge, where they placed themselves as active subjects, they reflected on the importance of being together to carry out the discussions and on their role as future education professionals. In the textual productions they made the relation with what was discussed in the meetings and presented problems as well as proposed improvements for the school education in the country. The work carried out in the monitoring of Fundamentals of Education I awoke in me a teacher in training who reinvents herself and reflects on teaching practice, as well as helping us to think about the teacher's self-training. The experiential knowledge developed within the scope of academic monitoring, will support my teaching practice throughout my professional career.pt_BR
dc.format.extent8 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: hucitec,1993. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020. CARVALHO, Lizete Maria Orquiza. MARTINEZ, Carmem Lídia Pires. Avaliação formativa: a auto-avaviação do aluno e a auto formação de professores. Ciência & Educação. v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132005000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jan. 2020. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa. v. 41, n. 3, p. 601-614, Jul/set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601. Acesso em: 17 jan. 2020. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2011. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Campus Ipojuca. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Ipojuca: IFPE, 2013. Disponível em: http://www.ifpe.edu.br/campus/ipojuca/cursos/superiores/licenciaturas/quimica/projetopedagogico/plano-de-curso-licenciatura-em-quimica.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Resolução nº68/2011, de 17 de outubro de 2011. Regulamenta o programa de Monitoria do Instituto Federal De Pernambuco. Recife: IFPE, 2007. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/oifpe/ensino/documentos-norteadores/regulamento-demonitoria-ifpe.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2012. LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa. v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop323.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020. MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 34.ed. Petrópolis: Vozes, 2015. MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A Reinvenção da Roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 29 dez. 2019. OLIVEIRA, J. L. A. P. SOUZA, S. V. Relato de Experiência na Atividade de monitoria Desenvolvida na Disciplina de Estágio Básico de Observação do Desenvolvimento: um texto que se escreve a quatro mãos. Cadernos Acadêmicos, Palhoça, n. 1, v. 4, p. 35-46, fev./jul. 2012. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Cadernos_Academicos/article/vi ew/942. Acesso em: 29 dez. 2019. SCHEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Espaço Acadêmico, Maringá, n. 65. out. 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/39197262/Monitoria_instrumento_para_trabalhar_com_ a_diversidade_de_conhecimento_em_sala_de_aula. Acesso em: 29 dez. 2019. SILVA, Elma Alves da. SANTOS, Marta Maria Minervino dos. Monitoria: Sua importância na formação docente. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1., 2015, Arapiraca. Anais [...]. Arapiraca: UFAL, maio, 2015. p. 1-9. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cipar/article/view/1959/1459. Acesso em: 19 jan. 2020. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAutoformaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de avaliaçãopt_BR
dc.titleMonitoria acadêmica: tecendo relações entre o planejado, o realizado e o construído junto aos estudantespt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6528938066162130pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste estudo traz reflexões sobre as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de Fundamentos da Educação I, em uma turma do 2° período do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Ipojuca. Por meio da observação participante de aulas de Fundamentos da Educação I conhecemos melhor a turma, onde pudemos perceber os estudantes bem participativos durante as discussões em sala e assim planejamos os encontros da monitoria. Elaboramos questões discursivas para que os estudantes apresentassem três problemáticas e três proposições de melhoria para a educação escolar em que se insere. A partir das produções textuais dos estudantes relacionamos com as discussões realizadas nos encontros de monitoria. Reconhecemos que o planejamento assim como a vivência proporcionou aos participantes o compartilhamento e a construção de experiências e saberes, onde eles se colocaram como sujeitos ativos, refletiram sobre a importância de estarmos reunidos realizando as discussões e sobre o papel deles como futuros profissionais da Educação. Nas produções textuais eles fizeram a relação com o que foi discutido nos encontros e apresentaram problemáticas assim como propuseram melhorias para a educação escolar do país. O trabalho realizado na monitoria de Fundamentos da Educação I despertou em mim uma professora em formação que se reinventa e que reflete sobre a prática docente, assim como nos ajuda a pensar sobre a auto formação do(a) professor(a). Os saberes experienciais desenvolvidos no âmbito da monitoria acadêmica, trarão subsídios a minha prática docente durante toda a minha carreira profissional.pt_BR


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