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dc.creatorSantos, Keila Luziane da Silva
dc.date.accessioned2021-03-02T14:39:22Z
dc.date.available2021-03-02T14:39:22Z
dc.date.issued2020-10-13
dc.identifier.citationSANTOS, Keila Luziane da Silva. Um estudo sobre a consciência melódico-harmônica no ensino do violão: experimentos envolvendo as metodologias CAGED e Unitar. 2020. 40 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/238
dc.description.abstractThe present work sought to analyze the contributions brought by the teaching methodologies CAGED and Unitar regarding the mapping of the guitar neck and the construction of melodic- harmonic awareness, applied to guitar teaching. The methodological path was based on the qualitative approach, elevating action research as a research methodology, built through participant observation. The experiment was applied to two participants already introduced to learning the instrument, at a beginner level, who were willing to participate in the research. At the end of a period of classes, I observed that: such teaching methodologies generate in the student aware of the formation of chords, scales and arpeggios, as well as bringing awareness of what is being conducted.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBATISTA, Adriano de Carvalho. Tétrades: um estudo de harmonia aplicado à guitarra elétrica. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. COSTA, André P. M. Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado. 2016. Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino de Música) - Universidade do Minho Instituto de Educação, Braga, 2016. CUNHA, Murilo; FREITAS, S. P R. Tensionando o “Sistema Caged”: a estratégia lídio aumentado pelo braço da guitarra. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MÚSICA POPULAR NA UNIVERSIDADE, 1. 2015. Anais eletrônicos [...] Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. 1-594 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309548660_Anais_I_MusPopUni_2015 ou http://www.ufrgs.br/musicapopularnauniversidade/anais-muspopuni. Acesso em: 09 set. 2019. FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. GOODRICK, Mick. The advancing guitarist: applying guitar concepts & techniques. 1. ed. Hal Leonard Corporation, 1987. MANFREDI, Sílvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções (versão preliminar), Campinas - SP: UNICAMP, 1993. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1974332/mod_resource/content/1/METODOLOGIA -DO-ENSINO-diferentes-concep%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 06 jun. 2020. MINAYO, Maria Cecília de Souza. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. NETO, Pedro Alcântara Senra de Oliveira. Consciência intervalar: desenvolvimento e operacionalização de um teste psicométrico. Revista da Abem, Londrina, v. 25, n. 39, p. 61- 80, jul./dez. 2017. NEVESF. “Entendendo o sistema CAGED”. 2017. Disponivel em: https://musicasemsegredos.com/index.php/2017/02/12/entendendo-o-sistema-caged/. Acesso em: 29 ago. 2019. PAUL. “Single String Arpeggios The Science of The Unitar”. 2016. Disponivel em: http://pickingpower.com/single-string-arpeggios/. Acesso em: 06 set. 2019. PY, Bruno Maia de Azevedo. A harmonia na música popular brasileira: reflexões sobre a prática e a teoria da harmonia e seu desenvolvimento através da canção no século XX. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. REIS, Jonas Tarcísio. A abordagem do conceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem de acordeom fomentados por dois professores atuantes na região metropolitana de Porto Alegre. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 26, 145-157, jul./dez. 2011. SAUNDERS, Ashley J. CAGED system. ed. Ashley J. Saunders, 2013. E-book. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=6JSZkF2GxwoC&printsec=frontcover&hl=pt- BR#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 29 ago. 2019. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. TIPPETT, Graham, Hacking the CAGED system: Book 1, ed. Graham Tippett, 2016. E- book. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=kkyCDwAAQBAJ&pg=PT37&hl=pt- BR&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 9 set. 2019. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolão - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectViolão - Métodospt_BR
dc.subjectInstrumentos de corda - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectInstrumentos musicais - Métodospt_BR
dc.subjectAprendizagem - Música - Diagramas de acordespt_BR
dc.subjectSistema CAGED - Músicapt_BR
dc.subjectMétodo Unitar - Músicapt_BR
dc.subjectPercepção musical - Formaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa educacional - Músicapt_BR
dc.subjectIntervalos e escalas musicaispt_BR
dc.subjectMetodologias CAGED e Unitarpt_BR
dc.subjectConsciência melódico-harmônicapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a consciência melódico-harmônica no ensino do violão: experimentos envolvendo as metodologias CAGED e Unitarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4350762033808168pt_BR
dc.contributor.advisor1Berton, Cesar Gabriel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378440038351002pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Ezequias Oliveira
dc.contributor.referee2Cordeiro, Andreza Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7363371226281326pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246607083825423pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar as contribuições trazidas pelas metodologias de ensino CAGED e Unitar, referente ao mapeamento do braço do violão e à construção da consciência melódico-harmônica, aplicadas ao ensino do violão. O percurso metodológico teve por base a abordagem qualitativa, escolhendo a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa, construída por meio da observação participante. O experimento foi aplicado a duas participantes já introduzidas no aprendizado do instrumento, de nível iniciante, que se dispuseram a participar da pesquisa. Ao fim de um período de aulas-experimentos observamos que: tais metodologias de ensino geram no aluno consciência da formação de acordes, escalas e arpejos, bem como trazendo consciência do que está sendo executado.pt_BR


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