dc.creator | Arruda, Kelly Barbosa de | |
dc.date.accessioned | 2020-10-05T22:36:56Z | |
dc.date.available | 2020-10-05T22:36:56Z | |
dc.date.issued | 2019-04-10 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Iramaya Priscila Barros de; ARRUDA, Kelly Barbosa de; PESSOA, Victoria Maria dos Santos. Estratégias de comunicação e propostas de ações para captação e fidelização de visitantes para o museu da cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas. 2019. 93 f. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) - Departamento Acadêmico de Cultura Geral, Formação de Professores e Gestão, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/214 | |
dc.description.abstract | It is undeniable that the museums are for the society a way to preserve the
history and the culture, beyond stimulating Tourism. After analyzing the
historical, cultural and social value that the Museu da Cidade do Recife – Forte
das Cinco Pontas has to the capital of Pernambuco and identifying some
negative points about the slow frequency of the visitors, the present study
intends to promote some practices to achieve a significant rise in the number of
people that visit the place, becoming the museum attractive and accessible to
the natives and tourists. The proposals have a focus on including this cultural
place in the route of the most visited main tourist attractions of the city by a
communication plan that offers dissemination strategies. This activity will
strengthen the relation between the visitor and the local culture. | pt_BR |
dc.format.extent | 93 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARAÚJO, Maria de Betânia Corrêa de. VI Seminário Regional de Cidades
Fortificadas e Primeiro Encontro Técnico de Gestores de Fortificações.
Santa Catarina, 2010. Disponível em:
<http://www.fortalezas.ufsc.br/6seminario/index.php > Acesso em: 22 de dez.
de 2018.
BARRETTO. Margarita. Cultura e Turismo: Discussões Contemporâneas.
2ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
BARRETTO. Margarita. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. 13ª ed.
Campinas: Papirus, 2012.
BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia Básica para Elaboração
de Trabalho de Conclusão de Cursos. São Paulo: Atlas, 2008.
BRUSADIN, Leandro Benedini. O Turismo e a História sob a Ótica do
Patrimônio Cultural: Interlocuções sobre o Campo do Saber, Práticas e
Representações.In: Patrimônio Cultural: Políticas e Perspectivas de
Preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012. p. 35-45.
CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. Museus, História e
Interdisciplinaridade. In: Patrimônio Cultural: Políticas e Perspectivas de
Preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012. p. 57-66.
DIAS, Reinaldo.Turismo e patrimônio cultural – recursos que acompanham
o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.
FERREIRA, Marcela; GHIRALDELLO, Luciane. O Benchmarking como
ferramenta de gestão: um estudo em departamento de viagens
corporativas nas empresas. Gestão & Conhecimento. PUC - Minas campus
Poços de Caldas 2014. Disponível em:
<(https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v2014/Arti
go31_2014.pdf)>. Acesso em: 24 set. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museus e Turismo: estratégias de
cooperação. Brasília-DF: IBRAM, 2014.
JUNIOR, José Henrique de Castilho. Museu, um Patrimônio do Turismo?
Edição n.05, 2008.Disponível em: <http://www.setur.ufop.br>. Acesso em: 30
nov. 2015.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na
Comunicação Integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Summus,
2003.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Cultural: orientações básicas. 3ª ed.
Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
MORRISON, Alastair M. Marketing de hospitalidade e turismo.Tradução
AllTasks. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2012.
NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: Análise Swot (Clássico) - Sebrae
disponível em:
http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_AnaliseSwot.PDF. Acesso em: 24 set. 2018.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Introdução ao Turismo.
São Paulo: Roca, 2001.
ROCHA, José Carlos Lima; CARVALHO, Simone Marcela Souza de. A
importância do marketing para os museus como atrativo turístico: um
breve estudo no Museu do Índio da cidade de Manaus-AM. Revista
Eletrônica Aboré – Publicação da Escola Superior de Arte e Turismo –
ESAT/UEA – Edição n.04 Dez/2010. Disponível em:
<http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_4/24.pdf>. Acesso
em: 09 dez. 2015.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir,
2006.
SILVA, Kalina VanderleI; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos
Históricos. São Paulo: Editora Contexto, 2009. Disponível em:
<https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitoshistc3b3ricos.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.
TEIXEIRA. Paulo Roberto Rodrigues. Forte das Cinco Pontas. Revista Da
Cultura. Brasília – DF: Fundação Cultural Exército Brasileiro, 2013. Disponível
em <http://www.funceb.org.br/revista.asp> Acesso em: 22 de dez. de 2018.
VIEIRA, Sonia. Como Elaborar Questionários. São Paulo: Atlas S.A., 2009. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Plano de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Forte das Cinco Pontas | pt_BR |
dc.title | Estratégias de comunicação e propostas de ações para captação e fidelização de visitantes para o museu da cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2453200865284047 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Bruna Galindo Moury | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4528528286568490 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Luciana Pereira da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Allan Charles Santos de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0908925796576344 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380630506292227 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | É inegável que os Museus são para a sociedade um meio de preservar a
história e a cultura, além de estimular o turismo. Após analisar a valor histórico,
cultural e social que o Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
tem para a capital pernambucana e identificar alguns pontos negativos no que
se refere à baixa frequência de visitantes, o presente Trabalho de Conclusão
de Curso (TCC) teve como objetivo promover ações para obter um aumento
significativo no número de visitas e visitantes e tornar o espaço mais atraente e
acessível aos moradores locais e turistas. As propostas aqui apresentadas têm
como foco inserir este importante equipamento cultural na rota dos principais
atrativos da cidade através de um plano de comunicação que propõe
estratégias de ação e divulgação para fortalecer o elo entre visitante e o acervo
cultural local transformando-o em um produto turístico efetivo. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Pessoa, Victoria Maria dos Santos | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/7666563424408498 | pt_BR |
dc.creator.ID3 | 071.853.334-82 | pt_BR |
dc.creator.Lattes3 | http://lattes.cnpq.br/3178779962579848 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Andrade, Iramaya Priscila Barros de Andrade | |