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dc.creatorArruda, Kelly Barbosa de
dc.date.accessioned2020-10-05T22:36:56Z
dc.date.available2020-10-05T22:36:56Z
dc.date.issued2019-04-10
dc.identifier.citationANDRADE, Iramaya Priscila Barros de; ARRUDA, Kelly Barbosa de; PESSOA, Victoria Maria dos Santos. Estratégias de comunicação e propostas de ações para captação e fidelização de visitantes para o museu da cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas. 2019. 93 f. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) - Departamento Acadêmico de Cultura Geral, Formação de Professores e Gestão, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/214
dc.description.abstractIt is undeniable that the museums are for the society a way to preserve the history and the culture, beyond stimulating Tourism. After analyzing the historical, cultural and social value that the Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas has to the capital of Pernambuco and identifying some negative points about the slow frequency of the visitors, the present study intends to promote some practices to achieve a significant rise in the number of people that visit the place, becoming the museum attractive and accessible to the natives and tourists. The proposals have a focus on including this cultural place in the route of the most visited main tourist attractions of the city by a communication plan that offers dissemination strategies. This activity will strengthen the relation between the visitor and the local culture.pt_BR
dc.format.extent93 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, Maria de Betânia Corrêa de. VI Seminário Regional de Cidades Fortificadas e Primeiro Encontro Técnico de Gestores de Fortificações. Santa Catarina, 2010. Disponível em: <http://www.fortalezas.ufsc.br/6seminario/index.php > Acesso em: 22 de dez. de 2018. BARRETTO. Margarita. Cultura e Turismo: Discussões Contemporâneas. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2012. BARRETTO. Margarita. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. 13ª ed. Campinas: Papirus, 2012. BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Cursos. São Paulo: Atlas, 2008. BRUSADIN, Leandro Benedini. O Turismo e a História sob a Ótica do Patrimônio Cultural: Interlocuções sobre o Campo do Saber, Práticas e Representações.In: Patrimônio Cultural: Políticas e Perspectivas de Preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012. p. 35-45. CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. Museus, História e Interdisciplinaridade. In: Patrimônio Cultural: Políticas e Perspectivas de Preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012. p. 57-66. DIAS, Reinaldo.Turismo e patrimônio cultural – recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006. FERREIRA, Marcela; GHIRALDELLO, Luciane. O Benchmarking como ferramenta de gestão: um estudo em departamento de viagens corporativas nas empresas. Gestão & Conhecimento. PUC - Minas campus Poços de Caldas 2014. Disponível em: <(https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v2014/Arti go31_2014.pdf)>. Acesso em: 24 set. 2018. INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museus e Turismo: estratégias de cooperação. Brasília-DF: IBRAM, 2014. JUNIOR, José Henrique de Castilho. Museu, um Patrimônio do Turismo? Edição n.05, 2008.Disponível em: <http://www.setur.ufop.br>. Acesso em: 30 nov. 2015. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Summus, 2003. MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Cultural: orientações básicas. 3ª ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. MORRISON, Alastair M. Marketing de hospitalidade e turismo.Tradução AllTasks. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2012. NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: Análise Swot (Clássico) - Sebrae disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_AnaliseSwot.PDF. Acesso em: 24 set. 2018. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca, 2001. ROCHA, José Carlos Lima; CARVALHO, Simone Marcela Souza de. A importância do marketing para os museus como atrativo turístico: um breve estudo no Museu do Índio da cidade de Manaus-AM. Revista Eletrônica Aboré – Publicação da Escola Superior de Arte e Turismo – ESAT/UEA – Edição n.04 Dez/2010. Disponível em: <http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_4/24.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2015. SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2006. SILVA, Kalina VanderleI; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Editora Contexto, 2009. Disponível em: <https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitoshistc3b3ricos.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018. TEIXEIRA. Paulo Roberto Rodrigues. Forte das Cinco Pontas. Revista Da Cultura. Brasília – DF: Fundação Cultural Exército Brasileiro, 2013. Disponível em <http://www.funceb.org.br/revista.asp> Acesso em: 22 de dez. de 2018. VIEIRA, Sonia. Como Elaborar Questionários. São Paulo: Atlas S.A., 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPlano de comunicaçãopt_BR
dc.subjectForte das Cinco Pontaspt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação e propostas de ações para captação e fidelização de visitantes para o museu da cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2453200865284047pt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Bruna Galindo Moury
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4528528286568490pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos
dc.contributor.referee2Almeida, Allan Charles Santos de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908925796576344pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380630506292227pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoÉ inegável que os Museus são para a sociedade um meio de preservar a história e a cultura, além de estimular o turismo. Após analisar a valor histórico, cultural e social que o Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas tem para a capital pernambucana e identificar alguns pontos negativos no que se refere à baixa frequência de visitantes, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo promover ações para obter um aumento significativo no número de visitas e visitantes e tornar o espaço mais atraente e acessível aos moradores locais e turistas. As propostas aqui apresentadas têm como foco inserir este importante equipamento cultural na rota dos principais atrativos da cidade através de um plano de comunicação que propõe estratégias de ação e divulgação para fortalecer o elo entre visitante e o acervo cultural local transformando-o em um produto turístico efetivo.pt_BR
dc.creator.name2Pessoa, Victoria Maria dos Santos
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/7666563424408498pt_BR
dc.creator.ID3071.853.334-82pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/3178779962579848pt_BR
dc.creator.name3Andrade, Iramaya Priscila Barros de Andrade


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