Plano de comunicação de marketing e revitalização para o Espaço Pasárgada
View/ Open
Date
2019-05-24Author
Costa, Gabriela Domingues
http://lattes.cnpq.br/7692144512101085
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de divulgação
e revitalização do Espaço Pasárgada, procurando intensificar a sua visitação.
Quanto à metodologia, utilizaram-se métodos qualitativos e quantitativos como
procedimento na análise das avaliações realizadas. Por se tratar de uma pesquisa
aplicada, houve coletas de dados através de documentos, entrevista e aplicação de
questionário. As bases teóricas abordam conceitos ligados ao turismo, patrimônio
cultural, museu, planejamento estratégico e comunicação de marketing, elementos
basilares no desenvolvimento deste estudo. Inicialmente foram realizadas pesquisas
de campo para diagnosticar estratégias de marketing utilizadas para atrair o públicoalvo do Pasárgada. Em seguida, foram identificados os problemas da divulgação
existente na casa-museu, bem como suas principais características e diferenciais,
traçados o perfil do público-alvo potencial e seus interesses e verificadas as ações e
atividades de marketing utilizadas no Espaço Pasárgada. Os resultados encontrados
apresentam um perfil jovem como público-alvo da campanha publicitária, a internet
como principal meio para a promoção do Pasárgada e a necessidade de adaptações
físicas na casa-museu para torná-la um equipamento cultural inclusivo. Portanto,
faz-se necessário um planejamento de estratégias midiáticas, parceria com projeto
turístico do Recife, mudanças no horário e preços, acréscimos no quadro de
funcionários, proposta de restauração da fachada e projeto de acessibilidade para os
visitantes. Com base nisso, busca-se explicitar as propostas das estratégias de
marketing e de revitalização no Espaço Pasárgada.