Mostrar registro simples

dc.creatorEbrahim, Isabelle Mayara Santos
dc.date.accessioned2020-08-23T17:47:37Z
dc.date.available2020-08-23T17:47:37Z
dc.date.issued2019-11-06
dc.identifier.citationEBRAHIM, Isabelle Mayara Santos. Utilizando social BPM na colaboração de equipes de TI em uma empresa pública. 2019. 41 f. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Departamento Acadêmico de Controles de Sistemas Eletrônicos, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/197
dc.description.abstractThis paper presents the main concepts and analysis related to the Social BPM, Collaboration Maturity Model, showing how this procedure is becoming more and more necessary in the organizations routine. The main objective of this paper is to present the main steps of business process management applied within institutions, having as secondary objectives: to emphasize the importance of communication for the procedures to be well developed, to highlight the concept and application of social BPM and to highlight how the process of collaboration is developed within companies. The methodology applied throughout the work will be a collaborative maturity model, called CollabMM, which consists of descriptive research, highlighting the main steps for the collaboration maturity to be performed efficiently within organizations. Seeking to further highlight the information presented throughout the article, a case study was conducted in which the importance of planning and improvement processes to achieve better performance is verified.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABPMP BRASIL. BPM CBOK V3.0: guia para o gerenciamento de processos de negócio. [ S.l.]: Corpo Comum de Conhecimento, 2013. ALONSO, January. Enterprise Collaboration Maturity Model (ECMM): preliminary definition and future challenges. London: Springer, 2010. (Enterprise interoperability, v.4) ARAUJO, Renata Mendes; BORGES, Marcos. The role of collaborative support to promote participation and commitment in software development teams. Software Process: Improvement and Practic, [ S.l.], v.12, p. 229-246, maio/jun 2007.Diponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/spip.314. Acesso em: 22 abr 2019. BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. USA: Yale University Press, 2006. BORRELLI, Grace; CABLE, Jennifer; HIGGS, Malcolm. What makes teams work better. [S.l.]: Team Performance Management, 1995. DAVID, J. M. N. Um Serviço de Percepção para uma Infra-Estrutura de Desenvolvimento de Groupware.2019. Tese (Doutorado de Engenharia de Sistemas de Informação) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador . UNEB, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi/article/view/6181. Acesso em: 29 abr 2019. DEN HENGST, Marielle; DEAN, Douglas L.; KOLFSCHOTEN, Gwendolyn. Assessing the Quality of Collaborative Processes. Proceedings of the 39th AnnualHawaii International Conference on System Sciences (HICSS). Hyatt Regency, Kauai, Hawaii, USA,2006. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/1579323 . Acesso em: 05 mai 2019. DUMAS, Marcelo, ROSA, M Jan Mendling. Fundamentals of Business Process Management. Springer. [ S.l, s.n.], 2013. FISCHER, Layana. Social BPM: work, planning and collaboration under the impact of social technology. Future Strategies Inc, Lighthouse Point: Florida, 2011. FUKS, H.; GEROSA, M. A.; PIMENTEL, M. Projeto de Comunicação em Groupware: Desenvolvimento, Interface e Utilização. In: Jornada de Atualização em Informática, Campinas, 2003. Anais [...] Campinas: [ s.n.], 2003.p. 295–338. HAINES, R.; VEHRING, N. Increasing Team Coordination and SocialMotivation Through Awareness Practices: A Case Study. In European Conference on Information Systems (ECIS), 2012, Barcelona. Anais [...]. Barcelona, [s.n.] 2012.p. 1–12. MAGALHÃES, Andréia. Metodologia Gestão de Processos de Negócios (BPM). Blog dheka. Rio de Janeiro, 29 abr. 2013. Disponível em: https://www.dheka.com.br/6-fases-ciclo-gestao-processos-negocio/. Acesso em: 29 abr. 2019 MAGALHÃES, Andréia. Aplicando Tecnologias Sociais ao Ciclo de BPM. Blog dheka. Rio de Janeiro, 29 abr.2013 Disponível em: http://dheka.com.br/aplicando-tecnologias-sociais-ao-ciclo-de-bpm/. Acesso em: 17 mai 2019. PARANHOS, Isadora Provenciano. Avaliação do modelo de maturidade em colaboração (CollabMM) na execução de processos de negócios. 2016.Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro : UFRJ, 2016. Disponível em: http://ppgi.uniriotec.br/banco-de-dissertacoes-ppgi-unirio/ano-2016/avaliacao-do-modelo-de-maturidade-em-colaboracao-collabmm-na-execucao-de-processos-de-negocios/view. Acesso em: 25 mai 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão de Processospt_BR
dc.subjectSocial BPMpt_BR
dc.subjectConhecimento Práticopt_BR
dc.titleUtilizando social BPM na colaboração de equipes de TI em uma empresa públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.LattesCV: http://lattes.cnpq.br/2498300101120023pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marco Antônio Eugênio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490474352646359pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Henrique Correia Torres
dc.contributor.referee2Patrício Junior, José Carlos Almeida
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664284153985134pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808841308563860pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca apresentar ao longo dos seus tópicos os principais conceitos e análises referentes ao Social BPM, Modelo de Maturidade da Colaboração, evidenciando como esse procedimento vem se tornando cada vez mais necessário na rotina das organizações. O objetivo principal do trabalho consiste em apresentar os principais passos do gerenciamento de processos de negócios aplicados dentro das instituições, tendo como objetivos secundários: ressaltar a importância da comunicação para que os procedimentos sejam bem desenvolvidos, evidenciar o conceito e aplicação do social BPM e destacar como é desenvolvido o processo de colaboração dentro das empresas. A metodologia aplicada ao longo do trabalho será modelo de maturidade em colaboração, chamado CollabMM, que consiste na pesquisa descritiva, ressaltando os principais passos para que a maturidade da colaboração seja realizada de forma eficiente dentro das organizações. Buscando evidenciar ainda mais as informações apresentadas ao longo do artigo, foi realizado um estudo de caso onde se verifica a importância do planejamento e dos processos de aperfeiçoamento para que consiga obter um melhor desempenho.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples