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dc.creatorSouza, Déborah Karolaynne Nascimento de Paula
dc.date.accessioned2025-12-03T14:43:15Z
dc.date.available2025-12-03T14:43:15Z
dc.date.issued2025-10-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1930
dc.description.abstractOver the past few decades, teacher training has become a consolidated subject of study in various educational spheres. Studies developed since the 1990s have made teacher training the focus of intense debate. From this perspective, this study aimed to analyze the contributions of initial teacher training to the process of constructing the identity of Chemistry teachers. This research adopts a qualitative, exploratory, and non-structural approach. Data collection involved the use of a mixed-method questionnaire (Gil, 2021) online, using the Google Forms platform. The information obtained through the questionnaire was interpreted based on a priori analytical categories, considering the correspondence between the study objectives and the questions posed to the participants, undergraduate Chemistry students. Data analysis was based on the content analysis proposed by Bardin (2016). Response organization and analysis considered the previously listed categories: Undergraduate Teachers' Conceptions of Teacher Identity; Influence of the Teacher Trainer; Contributions of the Training Process Offered by the Investigated Program; and Knowledge of the Course Pedagogical Plan. The findings of this study revealed that recognizing and valuing these experiences is essential for developing teachers who are more aware, committed, and prepared for the challenges inherent in the chemistry teaching-learning process.pt_BR
dc.format.extent85 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, O. H. A. Ensino de Didática e o papel dos professores formadores no contexto das práticas pedagógicas: do que estamos falando? Comunicações, Piracicaba, v. 26, n. 3, p.79-91, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337851651_Ensino_de_Didatica_e_o_papel_dos_professores_formadores_no_contexto_das_praticas_pedagogicas_do_que_estamos_falando. Acesso em: 28 maio. 2025. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: 2011. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdff. Acesso em: 14 maio. 2025. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectProfessor de Químicapt_BR
dc.titleDa Licenciatura à prática docente: contribuições da formação inicial no processo de construção da identidade do professor de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770115690122467pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas a formação docente tem se consolidado como um objeto de estudo em diversas esferas educacionais. Estudos desenvolvidos a partir da década de 1990 tornaram a formação de professores foco de intensos debates. Nessa perspectiva, esse estudo se propôs a analisar as contribuições da formação inicial no processo de construção da identidade do professor de Química. A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de caráter exploratório e não-estrutural. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário misto (Gil, 2021) on-line, por meio da plataforma Google Forms. As informações obtidas através do questionário foram interpretadas a partir de categorias de análise definidas a priori, considerando a correspondência entre os objetivos do estudo e as questões aplicadas aos participantes, licenciandos em Química. A análise dos dados foi fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), igualmente, a organização das respostas e sua análise considerou as categorias previamente elencadas: Concepções dos licenciandos sobre identidade docente; Influência do professor formador; Contribuições do processo formativo ofertado pelo curso investigado; e Conhecimento sobre o Plano Pedagógico de Curso. Os apontamentos deste estudo revelaram que reconhecer e valorizar essas vivências é essencial para o pensar sobre uma formação de professores mais conscientes, comprometidos e preparados para os desafios inerentes ao processo ensino-aprendizagem da Química.pt_BR


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