| dc.contributor.author | Fernanda Paula dos Santos Castro | pt_BR |
| dc.contributor.author | Valquiria Farias Bezerra Barbosa | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T21:35:17Z | |
| dc.date.available | 2025-11-25T21:35:17Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-25 | |
| dc.identifier.citation | CASTRO, Fernanda Paula dos Santos; BARBOSA, Valquiria Farias Bezerra. Letramento racial crítico: oficinas para a promoção de uma Educação Antirracista. 26 f. 2025. Produto Educacional: Guia. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1920 | |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Os autores | pt_BR |
| dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
| dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
| dc.subject | Educação – Aspectos Sociais | pt_BR |
| dc.subject | Educação Multicultural | pt_BR |
| dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| dc.title | Letramento racial crítico: oficinas para a promoção de uma Educação Antirracista. | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este PE em formato de Guia nasceu a partir de uma pesquisa de um mestrado
profissional em educação profissional e tecnológica. Por essa razão, é importante
destacar alguns conceitos-chave que embasam tanto a dissertação quanto este
material. Entre esses conceitos, destacamos: raça, racismo estrutural, educação
das relações étnicos raciais, colonialidade, decolonialidade e letramento racial
crítico. São esses conceitos que orientam a construção das oficinas e sustentam
a proposta pedagógica apresentada, sendo essenciais para compreender os
desafios e caminhos apontados na prática educativa. Para organizar as oficinas
propostas, partimos do conceito de LRC e da metodologia adotada por Ferreira
(2014).
Desejamos a você uma excelente leitura e trabalho!!! | pt_BR |