Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Pedro Henrique Adão Lins de
dc.date.accessioned2025-11-24T19:36:09Z
dc.date.available2025-11-24T19:36:09Z
dc.date.issued2025-04-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1918
dc.description.abstractThis study aimed to promote environmental awareness among high school students through a didactic sequence exploring bioplastics made from corn starch, integrating chemical concepts with reflections on sustainability. The qualitative and exploratory research was conducted with a class of 34 students at the Federal Institute of Pernambuco – Ipojuca Campus, and involved the application of pre- and post-intervention questionnaires to analyze the evolution of knowledge regarding polymers, conventional plastics, bioplastics, and environmental impacts. The methodology included theoretical lessons, debates, and experimental activities aligned with the Science, Technology, and Society (STS) approach. The results demonstrated a significant improvement in the understanding of the concepts covered, highlighting the connection between theory and practice. The laboratory synthesis of bioplastic proved to be a highly effective teaching resource, promoting student engagement and consolidating learning. All participants reported a stronger connection between theoretical content and its everyday applications. Most students showed awareness of the importance of bioplastics as a sustainable alternative, emphasizing their biodegradability and renewable origin, but also pointed out challenges, such as production costs and technical limitations. It is concluded that the inclusion of socio-environmental topics in Chemistry education, combined with active methodologies, strengthens students' critical thinking and broadens their awareness of sustainable solutions. The study highlights the importance of innovative pedagogical practices that link science to real-world issues, preparing students for informed and responsible decision-making in the face of contemporary environmental challenges.pt_BR
dc.format.extent83 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALIMBA, C. G.; FAGGIO, C. Microplastics in the marine environment: Current trends and future perspectives. Environmental Toxicology and Pharmacology, v. 68, p. 61-74, 2019. ANON. Reciclagem de plásticos: desafios e oportunidades. 1997. AMORIM, J. M. Bioplásticos e sustentabilidade: fundamentos e perspectivas. Curitiba: Sustentável Editora, 2019. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro, 2011. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: citações em documentos. Rio de Janeiro, 2023. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências. Rio de Janeiro, 2018. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento escrito. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: sumário. Rio de Janeiro, 2012. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumo. Rio de Janeiro, 2003. AULER, D.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: uma abordagem no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p. 79-87, 2001. AZEVEDO, L. L. et al. Desenvolvimento sustentável e polímeros biodegradáveis. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 27, n. 3, p. 247-258, 2017. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. BAZZO, W. A. et al. CTS e educação tecnológica. Educação e Tecnologia, v. 5, p. 45-57, 2009. BEGNINI, S. et al. Bioplásticos a partir de resíduos agrícolas: uma revisão. Revista de Materiais Sustentáveis, v. 5, n. 2, p. 45-60, 2019. BIOPOLYMER PLATFORM. Bioplastics: a sustainable alternative for the future. 2019. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília: MMA, 2011. BRASIL ESCOLA. Produção de bioplástico caseiro. 2021. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 30 jan.2025 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2002. CHRISPINO, A. Ciência, tecnologia e sociedade: um olhar sobre o ensino de ciências. Revista CTS, v. 15, n. 2, p. 570-586, 2017. CRUZ, R.; NETO, P. A. Impacto ambiental dos plásticos sintéticos. Revista Brasileira de Química, v. 48, p. 120-135, 2018. CUTCLIFFE, S. H. Ideas, Machines, and Values: An Introduction to Science, Technology, and Society Studies. Rowman & Littlefield, 2003. DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Vozes, 1988. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2002 EDO, M. et al. Educação em Química e sustentabilidade: uma abordagem crítica. Química Nova na Escola, v. 39, n. 4, p. 250-258, 2017. EUROPEAN BIOPLASTICS. Bioplastics market development update. Berlin: European Bioplastics, 2016. FARIAS, M.; FREITAS, S. Educação ambiental no ensino de ciências: um estudo de caso. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 45-60, 2007. FECHINE, P. Polietileno: propriedades e aplicações. Revista de Materiais Poliméricos, v. 22, p. 45-62, 2013. FRANCHETTI, E. G.; MARCONATO, J. C. Reciclagem de polímeros: desafios e perspectivas. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 89-97, 2003. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GALEMBECK, F. et al. A química dos materiais plásticos. Química Nova, v. 24, n. 6, p. 890-899, 2001. GEYER, R.; JAMBECK, J. R.; LAW, K. L. Production, use, and fate of all plastics ever made. Science Advances, v. 3, n. 7, e1700782, 2017. GIBBONS, M. et al. The New Production of Knowledge. London: SAGE Publications, 1994. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007. GUTERRES, A. et al. Biopolímeros: avanços e aplicações. Revista de Engenharia Química, v. 22, n. 1, p. 45-58, 2020. IBGE. Normas de Apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. INNPROBIO. Introduction to bio-based and biodegradable plastics. European, 2015 JAMBECK, J. R. et al. Plastic waste inputs from land into the ocean. Science, v. 347, n. 6223, p. 768-771, 2015. KAPPLER, L. et al. Aplicação de bioplásticos como alternativa sustentável. Revista de Engenharia Ambiental, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2019. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4.ed. São Paulo: EdUSP, 2004. KUKABABY. Classificação dos tipos de plásticos. 2022. Disponível em: https://www.kukababy.com.br/artigo/plasticos. Acesso em: 20 jan. 2025. JAMBECK, J. R. et al. Plastic waste inputs from land into the ocean. Science, v. 347, n. 6223, p. 768-771, 2015. LACKNER, M. Bioplastics: a general introduction. Bioplastics Magazine, v. 10, p. 18-24, 2015. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas,1992. LIMA, M. Uso de bioplásticos no cotidiano: uma alternativa ecológica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 3, p. 145-163, 2019. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2014. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. MORTIMER, E. F. et al. Química e sociedade: uma abordagem contextualizada. Química Nova na Escola, v. 12, p. 22-28, 2000. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora UnB, 2011. OLIVEIRA, J. S.; SANTOS, A. A importância das sequências didáticas no ensino de química. Revista de Educação Química, v. 9, p. 89-101, 2015. PLASTICS EUROPE. Plastics – the Facts 2020: An analysis of European plastics production, demand and waste data. Brussels, 2020. PALACIOS, J. et al. A ciência no contexto social: desafios para o ensino. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 45-60, 2001. PEREIRA, M. G.; FERREIRA, L. M. CTS no ensino médio: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Científica, v. 7, n. 2, p. 115-130, 2011. PHILP, J. C. et al. Bioplastics Science and Technology. Springer, 2012. SANTOS, F. M.; AULER, D. CTS e a educação científica: reflexões para o ensino de química. Química Nova, v. 34, n. 2, p. 356-361, 2011. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 22, p. 99-115, 2002. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Ensino de química e cidadania. Química Nova na Escola, v. 32, p. 36-40, 2010. SILVA, P. et al. Degradação de polímeros e reciclagem. Revista de Educação Ambiental, v. 4, p. 90-107, 2013. SILVA, R. C.; CARVALHO, C. R. Sequências didáticas e o ensino de química orgânica. Revista de Ensino de Ciências, v. 5, p. 75-89, 2018. SOBRAL, P. et al. Microplastics in the marine environment: the situation in Europe. Marine Pollution Bulletin, v. 62, p. 1596-1605, 2011. SOUZA, A. B. et al. Impactos ambientais dos polímeros sintéticos. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 39, p. 78-92, 2021. THOMPSON, R. C. et al. Lost at sea: where is all the plastic? Science, v. 304, n. 5672, p. 838, 2009. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WEN, L. Polímeros sintéticos e seus impactos ambientais. Revista de Química Aplicada, v. 12, n. 3, p. 78-85, 2001. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZANINI. História do plástico. 2022. https://www.zanini.com.br/plasticos. Acesso em: 30 jan. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectBioplásticopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleUma abordagem sustentável para o ensino médio: bioplásticos no ensino de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560301558519881pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Marcos Antonio Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2563210680246676pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo promover a conscientização ambiental entre alunos do ensino médio por meio de uma sequência didática que explora bioplásticos produzidos a partir de amido de milho, integrando conceitos químicos a reflexões sobre sustentabilidade. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com uma turma de 34 estudantes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, e envolveu a aplicação de questionários pré e pós-intervenção para analisar a evolução dos conhecimentos sobre polímeros, plásticos convencionais, bioplásticos e impactos ambientais. A metodologia adotada incluiu aulas teóricas, debates e atividades experimentais alinhadas à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os resultados demonstraram um avanço significativo na compreensão dos conceitos abordados, destacando a relação entre teoria e prática. A síntese laboratorial de bioplástico se mostrou um recurso didático altamente eficaz, promovendo o engajamento dos alunos e consolidando o aprendizado. Todos os participantes relataram maior conexão entre o conteúdo teórico e suas aplicações cotidianas. A maioria dos estudantes demonstrou percepção acerca da importância dos bioplásticos como alternativa sustentável, ressaltando sua biodegradabilidade e origem renovável, mas também apontou desafios, como custos de produção e limitações técnicas. Conclui-se que a inserção de temas socioambientais no ensino de Química, aliada a metodologias ativas, fortalece a formação crítica dos estudantes e amplia sua conscientização sobre soluções sustentáveis. O estudo reforça a relevância de práticas pedagógicas inovadoras que aproximem a ciência de problemáticas reais, preparando os alunos para tomadas de decisão fundamentadas e responsáveis frente aos desafios ambientais contemporâneos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples