Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWeydson Roberto de Souzapt_BR
dc.contributor.authorKleber Fernando Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T18:04:17Z
dc.date.available2025-10-31T18:04:17Z
dc.date.issued2025-09-05
dc.identifier.citationSOUZA, Weydson Roberto de; RODRIGUES, Kleber Fernando. Roteiros de oficinas pedagógicas: Letramento Étnico-Racial Afrodescendente para a promoção da Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. 82 f. 2025. Produto Educacional: Roteiros de Oficinas Pedagógicas. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1913
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLetramento étnico-racialpt_BR
dc.subjectIdentidade afrodescendentept_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleRoteiros de oficinas pedagógicas: Letramento Étnico-Racial Afrodescendente para a promoção da Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoA partir da dissertação de mestrado intitulada "O Letramento Étnico- Racial Afrodescendente e as identidades afrodescendentes no contexto dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPE", este Roteiro de Oficinas foi construído para auxiliá-lo(la) a trabalhar o Letramento Étnico- Racial de forma prática, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando contribuir com a ampliação dos debates e com a materialização de práticas antirracistas. Os roteiros com sugestões utilizados fomentam a realização de oficinas prazerosas e instigantes para os participantes, possibilitando a investigação de conceitos e situações-problema. Além disso, as oficinas podem promover o incentivo à leitura, o aprimoramento da escrita e o estímulo ao pensamento crítico-reflexivo, sempre priorizando o diálogo. Por meio de notícias, artigos científicos, sites, livros, vídeos, textos literários, músicas, imagens, narrativas produzidas pelos participantes e materiais expositivos, é possível conduzir as oficinas, possibilitando a construção de questionamentos e a desconstrução de pensamentos, práticas e estruturas racistas que foram social e historicamente naturalizados. Para isso, aprecie este roteiro como um catálogo de sugestões que podem inspirá-lo(la) a levar mais pessoas a refletir sobre as variadas formas de racismo. Assim, aconselhamos que os roteiros sugeridos também sejam alvos de reflexão para que haja adequação aos diferentes contextos educacionais. Na realidade, esses roteiros são sugestões de atividades. Então, sinta-se à vontade para utilizá-los da forma que são propostos aqui ou modificá-los de acordo com suas necessidades e com o perfil do público-alvo da sua instituição de ensino ou de sua comunidade. Não se sinta amarrado por estas orientações, mas encorajado a inovar, criticar, aplicar e contribuir para o desenvolvimento deste material pedagógico. Realizadas essas considerações iniciais, almejamos que este material o inspire a explorar e criar novas formas de mobilizar o Letramento Étnico- Racial e a Educação Antirracista dentro do contexto da EPT. Portanto, sintase co-autor (a) destes roteiros de oficinas pedagógicas decoloniais para o combate ao racismo.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Diversos
    Recursos Educacionais - Diversos

Mostrar registro simples