Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Ális Sandreli Silva Cabral De
dc.date.accessioned2025-10-15T21:44:20Z
dc.date.available2025-10-15T21:44:20Z
dc.date.issued2025-08-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1905
dc.description.abstractWith the growth of e-commerce, it has become increasingly easier to purchase products from anywhere in the world quickly and affordably. This evolution has provided greater accessibility, variety, and competitive prices, but this expansion has also created challenges in delivery logistics, customer service, and discrepancies between what is sold and what the customer receives. In Brazil, Shopee has become one of the leading shopping sites, being widely used even in smaller cities like Igarassu, Pernambuco. This study sought to understand how Igarassu residents perceive the quality of services on Shopee's e-commerce platform, based on their own experiences. To this end, a closed-ended survey was conducted using a questionnaire developed using the E-S-QUAL method. E-commerce quality, using this method, was assessed based on eight factors related to speed of service, website performance, data security, customer service, problem-solving, contact information, price, and whether the customer intends to continue shopping on Shopee. In addition to this method, the survey also used the Net Promoter Score (NPS) method, a customer satisfaction metric, to compare the satisfaction levels observed between the methods. The results highlight the aspects that customers consider to work well, as well as those they consider for improvement. The result was that the dimensions of privacy, accountability, compensation, and contact achieved a high level of neutrality, while the dimensions of efficiency, system availability, service, perceived value, and loyalty interest revealed an overwhelming level of satisfaction in the respondents' perception.pt_BR
dc.format.extent72f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, Marta Cleia Ferreira; SILVA, Naiara Gonçalves. O comércio eletrônico (e- commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 98-111, 2017. Acesso em: 18 jun. 2025. ALSWEB. O QUE É: CONTROLE DE QUALIDADE EM E-COMMERCE. ALSWEB, 2023. Disponível em: https://alsweb.com.br/glossario/o-que-e-controle-de-qualidade- em-e-commerce/ Acesso em: 11 de mar. 2025. Bland, J. M.. Um framework conceitual para avaliar a qualidade de medição em dados de questionário. In M. H. Matthiensen (Org.), Manual Wiley-Blackwell de métodos quantitativos para pesquisa social (pp. 387-407). Chichester: Wiley-lackwell, 2010. CLIMBA. Conheça os 8 principais tipos de e-commerce em operação no mercado. Climba, 2025. Disponível em: https://climba.com.br/blog/conheca-os-8- principais-tipos-de-e-commerce-em-operacao-no-mercado/. Acesso em: 03 ago. 2025. CRONIN, J. J.; TAYLOR, S.A. Measuring Service Quality: A Reexamination and Extension. The Journal of Marketing, v. 56, n. 3, p. 55-68, 1992. DANTAS, Fabrício. O censo do e-commerce. 2021. Disponível em: https://cdn.compreconfie.com.br/neotrust/Relatorio_7v4.pdf. Acesso em: 1 ago. 2025. DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 13, n. 3, p. 319–340, 1989. DE OLIVEIRA, Bruna Rigon; CHAVES, Bianca Michels. O desempenho logístico do e-commerce B2C na experiência de compra do consumidor universitário durante a pandemia de COVID-19. 2021. DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região sul do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Qualidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. E-COMMERCE BRASIL. Marketplace: o que é, como funciona e quais as vantagens de estar em um. E-commerce Brasil, 11 jun. 2022. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/marketplace-o-que-e-como-funciona. Acesso em: 03 ago. 2025. E-COMMERCE BRASIL. Temu ocupa 2a colocação entre principais marketplaces do Brasil. 30 jan. 2025. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/temu-principais-marketplaces-brasil. Acesso em: 03 ago. 2025. EXAME. O fenômeno Shopee: por que o marketplace se tornou o queridinho dos brasileiros. 9 maio 2024. Disponível em: https://exame.com/negocios/shopee- marketplace-queridinho-brasileiros/. Acesso em: 1 ago. 2025. FIORI, Diniz. Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital. Curitiba: Intersaberes, 2023. FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research. Reading: Addison-Wesley, 1979. FRANCISCO, Luciano. Comércio eletrônico e mídias digitais. Rio de Janeiro, Pearson, 2020. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.com/wp-content/uploads/2011/08/gil-a-c- mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 28 jul. 2025. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 26. GLIEM, J.A.; GLIEM, R.R. Calcular, interpretar e relatar o coeficiente de confiabilidade de alfa de Cronbach para escalas do tipo Likert. In: George, D & Mallery, P (Orgs.), SPSS para Windows passo a passo: Um guia simples e de referência. 4a ed. Boston: Allyn & Bacon. p. 267, 2023. GRESSLER, L. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2007. p. 49-59. GRÖNROOS, C. Marketing services: the case of a missing product. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 13, n. 4/5, p. 322-338, 1998. IATA, C. Modelo Kano de satisfação do cliente: um estudo de caso para clientes internos. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. LÖFGREN, M.; WITELL, L. Kano’s theory of attractive quality and packaging. The Quality Management Journal, v. 12, n. 3, p. 7-20, 2005. MATA, Kesley Brenner da Costa. E-commerce: análise de dados sobre o comércio eletrônico no Brasil. Goiânia, 2021. p. 15-12. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1761/1/E- commerce%20-20Com%C3%A9rcio%%20An%C3%A1lise%20de%20Dados%20sobre%20o% tr%C3%B4nico%20no%20Brasil.pdf Acesso em: 01 ago. 2025. MARIKYAN, D.; PAPAGIANNIDIS, S.. Modelo de aceitação de tecnologia: uma revisão. Em S. Papagiannidis. TheoryHub. 2025 Disponível em: https://open.ncl.ac.uk/theories/1/technology-acceptance-model/ Acesso em: 25 jun. 2025. MELO, Eugênio Bispo. Gestão de marketing e branding: a arte de desenvolver e gerenciar marcas. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. MOURA, C. Gestão de Estoque Ação e Monitoramento Cadeia Integrada. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2004. p. 300. Acesso em: 18 abr. 2025. NIELSEN/NIQ. A trajetória ascendente do e-commerce brasileiro em 2023. 18 abr. 2024. Disponível em: https://nielseniq.com/global/pt/insights/education/2024/a- trajetoria-ascendente-do-e-commerce-brasileiro/ Acesso em: 1 ago. 2025. O GLOBO. Shopee é a plataforma de commerce mais usada entre moradores de favelas, diz pesquisa. Rio de Janeiro, 18 jul. 2025. Disponfvel em: https://oglobo alobo.com/economia/noticia/2025/07/18/shopee-e-a=plataforma-de-e-commerce- mais-usada-entre-moradores-de-favelas-diz-pesquisa.ghtml Acesso em: 25 jul. 2025. PARASURAMAN, A.; ZEITHAML V.A.; BERRY, L.L. A conceptual model of services quality and its implication for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41- 50, 1985. PARASURAMAN, A.; ZEITHAML V. A.; BERRY, L. L. Servqual: A multipleitem scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, p. 1240, 1988. PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L.L., Delivering quality service. Balancing customer perceptions and expectations. New York: The Free Press, 1990. PARASURAMAN, A.; ZEITHAML V.A.; BERRY, L.L. Refinement and reassessment of the Servqual Scale, Journal of Retailing, v. 67, n. 4, p. 420-50, 1991. PARASURAMAN, A.; ZEITHMAML, V.; MALHOTRA, A. E-S-QUAL: A Multiple-Item Scale for Assessing Electronic Service Quality. Journal of Service Research, v. 7, n. X, p. 1-21, 2005. RABELLO, G. Conheça o modelo de Kano e os 3 atributos essenciais para analisar a satisfação de seus clientes. Siteware, 2023. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/qualidade/modelo-de-kano/ Acesso em: 2 jun. 2025. REICHHELD, Frederick F. A pergunta definitiva: você nos recomendaria a um amigo. São Paulo: Elsevier, 2006. RODRIGUES, Gimene Cunha; VIEIRA, Aij; FELL, Afa. Avaliação de Experiência de Compra no E-commerce a partir da Taxonomia da Usabilidade. 4o Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação, 2013. Acesso em: 18 jun. 2025. ROOS, Cristiano; SARTORI, Simone; GODOY, Leoni Pentiado. Modelo de Kano para a identificação de atributos capazes de superar as expectativas do cliente. Revista Produção Online, v. 9, n. 3, p. 536-549, 2009. SEBRAE. Informe de mercado Ecommerce: Oportunidades para micro e pequenas empresas (MPE) paraense no cenário nacional. 2017. Disponível em https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PA/Sebrae%20de%20A%20a% 20Z/Ebook-Ecommerce.pdf. Acesso em: 1 ago. 2025. SEBRAE. Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace. 2 set. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/e-ai- vamos-falar-de-moda-como-vender-online-atraves-de- marketplace,24425c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 1 ago. 2025. VIEIRA, Valter. Mensuração da qualidade de serviço no varejo eletrônico e seu impacto sobre as intenções comportamentais. Rev. adm. empres. v. 50 n. 2 • Jun, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000200006. Acesso em: 1 ago. 2025. VIEIRA, Douglas. NPS: o que é, como aplicar e como calcular a pontuação do seu negócio. 2023. Disponível em: https://www.hostgator.com.br/blog/nps-o-que-e-como- aplicar/. Acesso em: 15 jun. 2025. WAKULICZ, Gilmar Jorge. Sistemas de informações gerenciais. Santa Maria – RS, 2016. p. 72. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/11/11_sistemas_informacoes_geren ciais.pdf. Acesso em: 2 ago. 2025. YAYA, L.; MARIMON, F.; CASADESUS, M.. Assessing e-service quality: the current state of E-S-QUAL. Total Quality Management & Business Excellence, v. 23, n. 12,2012.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectNet Promoter Score (NPS)pt_BR
dc.subjectE-S-QUAL.pt_BR
dc.subjectShopee.com (Firma).pt_BR
dc.subjectServiços ao cliente - avaliaçãopt_BR
dc.subjectServiços ao cliente - qualidadept_BR
dc.titleQualidade em serviços de E-commerce: uma avaliação da percepção dos clientes da Shopee em Igarassupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795920276593357pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Inêz Manuele dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583299228458487pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inêz Manuele dos
dc.contributor.referee2Coelho, Willyans Garcia
dc.contributor.referee3Martins, Gustavo Nóbrega
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583299228458487pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3757183526784677pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594997413263948pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento do comércio eletrônico, tornou-se cada vez mais fácil adquirir produtos de qualquer parte do mundo de forma rápida e acessível. Essa evolução proporcionou maior acessibilidade, variedade e preços competitivos, porém essa expansão também gerou desafios na logística de entregas, atendimento e diferenças entre o que é vendido e o que o cliente recebe. No Brasil, a Shopee virou um dos principais sites de compra, sendo muito usada até em cidades menores, como Igarassu-PE. Este trabalho buscou entender como os moradores de Igarassu percebem a qualidade dos serviços da plataforma de e-ecommerce da Shopee, baseado em suas próprias experiências. Para isso, foi feita uma pesquisa com perguntas fechadas, usando um questionário elaborado a partir do método E-S-QUAL. A qualidade no e-commerce por meio desse método foi avaliada a partir de oito dimensões relacionadas à rapidez no atendimento, se o site funciona bem, a segurança dos dados, a atenção dada ao cliente, a forma como resolvem problemas, como entram em contato, o preço e se o cliente pretende continuar comprando na Shopee. Além desse método, também foi usado o método Net Promoter Score (NPS) na pesquisa, que é uma métrica de satisfação do cliente, para comparar o nível de satisfação observado entre os métodos. Os resultados apontam os aspectos que os clientes consideram funcionar bem, assim como aqueles que necessitam de melhorias. O resultado foi que as dimensões de privacidade, responsividade, compensação e contato apresentaram um alto nível de neutralidade, já as dimensões de eficiência, disponibilidade do sistema, atendimento, valor percebido e intenções de fidelidade expõe um nível satisfatório de satisfação sobre a percepção dos respondentes.pt_BR
dc.creator.name2Cabral, Emilly Chris Regis
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/2400403745847211pt_BR
dc.creator.ID3https://orcid.org/0009-0009-3118-3157pt_BR
dc.creator.ID4https://orcid.org/0009-0006-3245-4535pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/3644878681435713pt_BR
dc.creator.Lattes4https://lattes.cnpq.br/2909574840244086pt_BR
dc.creator.name3Santos, Etyelen Vitória Bezerra dos
dc.creator.name4Batista, Letícia Elen de Lima


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples