dc.description.abstract | With the growth of e-commerce, it has become increasingly easier to purchase
products from anywhere in the world quickly and affordably. This evolution has
provided greater accessibility, variety, and competitive prices, but this expansion has
also created challenges in delivery logistics, customer service, and discrepancies
between what is sold and what the customer receives. In Brazil, Shopee has become
one of the leading shopping sites, being widely used even in smaller cities like
Igarassu, Pernambuco. This study sought to understand how Igarassu residents
perceive the quality of services on Shopee's e-commerce platform, based on their own
experiences. To this end, a closed-ended survey was conducted using a questionnaire
developed using the E-S-QUAL method. E-commerce quality, using this method, was
assessed based on eight factors related to speed of service, website performance,
data security, customer service, problem-solving, contact information, price, and
whether the customer intends to continue shopping on Shopee. In addition to this
method, the survey also used the Net Promoter Score (NPS) method, a customer
satisfaction metric, to compare the satisfaction levels observed between the methods.
The results highlight the aspects that customers consider to work well, as well as those
they consider for improvement. The result was that the dimensions of privacy,
accountability, compensation, and contact achieved a high level of neutrality, while the
dimensions of efficiency, system availability, service, perceived value, and loyalty
interest revealed an overwhelming level of satisfaction in the respondents' perception. | pt_BR |
dc.relation | ANDRADE, Marta Cleia Ferreira; SILVA, Naiara Gonçalves. O comércio eletrônico (e-
commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão &
Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 98-111, 2017. Acesso em: 18 jun. 2025.
ALSWEB. O QUE É: CONTROLE DE QUALIDADE EM E-COMMERCE. ALSWEB,
2023. Disponível em: https://alsweb.com.br/glossario/o-que-e-controle-de-qualidade-
em-e-commerce/ Acesso em: 11 de mar. 2025.
Bland, J. M.. Um framework conceitual para avaliar a qualidade de medição em
dados de questionário. In M. H. Matthiensen (Org.), Manual Wiley-Blackwell de
métodos quantitativos para pesquisa social (pp. 387-407). Chichester: Wiley-lackwell,
2010.
CLIMBA. Conheça os 8 principais tipos de e-commerce em operação no
mercado. Climba, 2025. Disponível em: https://climba.com.br/blog/conheca-os-8-
principais-tipos-de-e-commerce-em-operacao-no-mercado/. Acesso em: 03 ago.
2025.
CRONIN, J. J.; TAYLOR, S.A. Measuring Service Quality: A Reexamination and
Extension. The Journal of Marketing, v. 56, n. 3, p. 55-68, 1992.
DANTAS, Fabrício. O censo do e-commerce. 2021. Disponível em:
https://cdn.compreconfie.com.br/neotrust/Relatorio_7v4.pdf. Acesso em: 1 ago. 2025.
DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of
information technology. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 13, n. 3, p. 319–340, 1989.
DE OLIVEIRA, Bruna Rigon; CHAVES, Bianca Michels. O desempenho logístico do
e-commerce B2C na experiência de compra do consumidor universitário
durante a pandemia de COVID-19. 2021.
DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do modelo de Kano
em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de
borracha localizada na região sul do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso
(Especialização em Engenharia de Qualidade) – Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
E-COMMERCE BRASIL. Marketplace: o que é, como funciona e quais as vantagens
de estar em um. E-commerce Brasil, 11 jun. 2022. Disponível em:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/marketplace-o-que-e-como-funciona.
Acesso em: 03 ago. 2025.
E-COMMERCE BRASIL. Temu ocupa 2a colocação entre principais marketplaces
do Brasil. 30 jan. 2025. Disponível em:
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/temu-principais-marketplaces-brasil.
Acesso em: 03 ago. 2025.
EXAME. O fenômeno Shopee: por que o marketplace se tornou o queridinho dos
brasileiros. 9 maio 2024. Disponível em: https://exame.com/negocios/shopee-
marketplace-queridinho-brasileiros/. Acesso em: 1 ago. 2025.
FIORI, Diniz. Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a
transformação digital. Curitiba: Intersaberes, 2023.
FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to
theory and research. Reading: Addison-Wesley, 1979.
FRANCISCO, Luciano. Comércio eletrônico e mídias digitais. Rio de Janeiro,
Pearson, 2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas,
2008. Disponível em: https://ayanrafael.com/wp-content/uploads/2011/08/gil-a-c-
mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 28 jul. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas,
2017. p. 26.
GLIEM, J.A.; GLIEM, R.R. Calcular, interpretar e relatar o coeficiente de
confiabilidade de alfa de Cronbach para escalas do tipo Likert. In: George, D &
Mallery, P (Orgs.), SPSS para Windows passo a passo: Um guia simples e de
referência. 4a ed. Boston: Allyn & Bacon. p. 267, 2023.
GRESSLER, L. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3. ed. São Paulo:
Loyola, 2007. p. 49-59.
GRÖNROOS, C. Marketing services: the case of a missing product. Journal of
Business & Industrial Marketing, v. 13, n. 4/5, p. 322-338, 1998.
IATA, C. Modelo Kano de satisfação do cliente: um estudo de caso para clientes
internos. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2002.
LÖFGREN, M.; WITELL, L. Kano’s theory of attractive quality and packaging. The
Quality Management Journal, v. 12, n. 3, p. 7-20, 2005.
MATA, Kesley Brenner da Costa. E-commerce: análise de dados sobre o comércio
eletrônico no Brasil. Goiânia, 2021. p. 15-12. Disponível em:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1761/1/E-
commerce%20-20Com%C3%A9rcio%%20An%C3%A1lise%20de%20Dados%20sobre%20o%
tr%C3%B4nico%20no%20Brasil.pdf Acesso em: 01 ago. 2025.
MARIKYAN, D.; PAPAGIANNIDIS, S.. Modelo de aceitação de tecnologia: uma
revisão. Em S. Papagiannidis. TheoryHub. 2025 Disponível em:
https://open.ncl.ac.uk/theories/1/technology-acceptance-model/ Acesso em: 25 jun.
2025.
MELO, Eugênio Bispo. Gestão de marketing e branding: a arte de desenvolver e
gerenciar marcas. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
MOURA, C. Gestão de Estoque Ação e Monitoramento Cadeia Integrada. 1. ed.
Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2004. p. 300. Acesso em: 18 abr. 2025.
NIELSEN/NIQ. A trajetória ascendente do e-commerce brasileiro em 2023. 18 abr.
2024. Disponível em: https://nielseniq.com/global/pt/insights/education/2024/a-
trajetoria-ascendente-do-e-commerce-brasileiro/ Acesso em: 1 ago. 2025.
O GLOBO. Shopee é a plataforma de commerce mais usada entre moradores de
favelas, diz pesquisa. Rio de Janeiro, 18 jul. 2025. Disponfvel em: https://oglobo
alobo.com/economia/noticia/2025/07/18/shopee-e-a=plataforma-de-e-commerce-
mais-usada-entre-moradores-de-favelas-diz-pesquisa.ghtml Acesso em: 25 jul. 2025.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML V.A.; BERRY, L.L. A conceptual model of services
quality and its implication for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-
50, 1985.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML V. A.; BERRY, L. L. Servqual: A multipleitem scale
for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, n.
1, p. 1240, 1988.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L.L., Delivering quality service.
Balancing customer perceptions and expectations. New York: The Free Press, 1990.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML V.A.; BERRY, L.L. Refinement and reassessment of
the Servqual Scale, Journal of Retailing, v. 67, n. 4, p. 420-50, 1991.
PARASURAMAN, A.; ZEITHMAML, V.; MALHOTRA, A. E-S-QUAL: A Multiple-Item
Scale for Assessing Electronic Service Quality. Journal of Service Research, v. 7, n.
X, p. 1-21, 2005.
RABELLO, G. Conheça o modelo de Kano e os 3 atributos essenciais para analisar a
satisfação de seus clientes. Siteware, 2023. Disponível em:
https://www.siteware.com.br/blog/qualidade/modelo-de-kano/ Acesso em: 2 jun. 2025.
REICHHELD, Frederick F. A pergunta definitiva: você nos recomendaria a um
amigo. São Paulo: Elsevier, 2006.
RODRIGUES, Gimene Cunha; VIEIRA, Aij; FELL, Afa. Avaliação de Experiência de
Compra no E-commerce a partir da Taxonomia da Usabilidade. 4o Encontro de
Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação, 2013. Acesso em: 18 jun.
2025.
ROOS, Cristiano; SARTORI, Simone; GODOY, Leoni Pentiado. Modelo de Kano
para a identificação de atributos capazes de superar as expectativas do cliente.
Revista Produção Online, v. 9, n. 3, p. 536-549, 2009.
SEBRAE. Informe de mercado Ecommerce: Oportunidades para micro e pequenas
empresas (MPE) paraense no cenário nacional. 2017. Disponível em
https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PA/Sebrae%20de%20A%20a%
20Z/Ebook-Ecommerce.pdf. Acesso em: 1 ago. 2025.
SEBRAE. Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace. 2 set. 2022.
Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/e-ai-
vamos-falar-de-moda-como-vender-online-atraves-de-
marketplace,24425c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 1 ago.
2025.
VIEIRA, Valter. Mensuração da qualidade de serviço no varejo eletrônico e seu
impacto sobre as intenções comportamentais. Rev. adm. empres. v. 50 n. 2 • Jun,
2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000200006. Acesso
em: 1 ago. 2025.
VIEIRA, Douglas. NPS: o que é, como aplicar e como calcular a pontuação do seu
negócio. 2023. Disponível em: https://www.hostgator.com.br/blog/nps-o-que-e-como-
aplicar/. Acesso em: 15 jun. 2025.
WAKULICZ, Gilmar Jorge. Sistemas de informações gerenciais. Santa Maria – RS,
2016. p. 72. Disponível em:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/11/11_sistemas_informacoes_geren
ciais.pdf. Acesso em: 2 ago. 2025.
YAYA, L.; MARIMON, F.; CASADESUS, M.. Assessing e-service quality: the current
state of E-S-QUAL. Total Quality Management & Business Excellence, v. 23, n. 12,2012. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o crescimento do comércio eletrônico, tornou-se cada vez mais fácil adquirir
produtos de qualquer parte do mundo de forma rápida e acessível. Essa evolução
proporcionou maior acessibilidade, variedade e preços competitivos, porém essa
expansão também gerou desafios na logística de entregas, atendimento e diferenças
entre o que é vendido e o que o cliente recebe. No Brasil, a Shopee virou um dos
principais sites de compra, sendo muito usada até em cidades menores, como
Igarassu-PE. Este trabalho buscou entender como os moradores de Igarassu
percebem a qualidade dos serviços da plataforma de e-ecommerce da Shopee,
baseado em suas próprias experiências. Para isso, foi feita uma pesquisa com
perguntas fechadas, usando um questionário elaborado a partir do método E-S-QUAL.
A qualidade no e-commerce por meio desse método foi avaliada a partir de oito
dimensões relacionadas à rapidez no atendimento, se o site funciona bem, a
segurança dos dados, a atenção dada ao cliente, a forma como resolvem problemas,
como entram em contato, o preço e se o cliente pretende continuar comprando na
Shopee. Além desse método, também foi usado o método Net Promoter Score (NPS)
na pesquisa, que é uma métrica de satisfação do cliente, para comparar o nível de
satisfação observado entre os métodos. Os resultados apontam os aspectos que os
clientes consideram funcionar bem, assim como aqueles que necessitam de
melhorias. O resultado foi que as dimensões de privacidade, responsividade,
compensação e contato apresentaram um alto nível de neutralidade, já as dimensões
de eficiência, disponibilidade do sistema, atendimento, valor percebido e intenções de
fidelidade expõe um nível satisfatório de satisfação sobre a percepção dos
respondentes. | pt_BR |