Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Maviael Bezerra de
dc.date.accessioned2025-09-18T16:48:15Z
dc.date.available2025-09-18T16:48:15Z
dc.date.issued2025-02-21
dc.identifier.citationSOUZA, Maviael Bezerra de; LIMA, Anna Caroliny Ferreira Diniz de; ANRADE, Pedro Henrique Avelino de; SABINO, Edson Ricardo Calado. A BOBINA DE TESLA NO ENSINO DE FÍSICA: potencializando a aprendizagem por meio da Prática Experimental. 2025. 35 f. TCC (Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1888
dc.description.abstractThe teaching of Physics requires constant integration between theory and practice, especially in areas such as Electromagnetism, where many concepts are abstract and difficult to visualize. In this research, we developed the construction of a functional model of the Tesla Coil, designed to serve as a pedagogical tool that enhances learning, making it more meaningful, lasting, and engaging in teaching physics concepts, particularly electromagnetism. The results obtained, including electrical characteristics and experimental demonstrations, will be presented and analyzed. In addition to honoring the legacy of Nikola Tesla, this project offers a valuable opportunity to deepen knowledge about high-frequency electricity and explore modern applications of Tesla coils.pt_BR
dc.format.extent35 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, L. D. O professor pode ser mentor do aluno? MEAC, 2021. Disponível em: https://educameac.com.br/o-professor-pode-ser-mentor-do-aluno/ ARAÚJO, S. T.; ABIB, M. L. V. D. S. Atividades experimentais no ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?lang=pt ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino da Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176–194, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?lang=pt AZEVEDO, M. C. P. S. D. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. [S.l.]: Thonson, 2004. GIBBONS, J. F. Classroom experiments for the teaching of physical insight in electrical engineering. Proceedings of the IRE, v. 59, n. 6, p. 895–899, 1971. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/1450213/authors#authors LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. de M. A construção de uma bobina de Tesla para uso em demonstrações na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. especial, p. 217–226, nov. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10008 BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PCN+ - Ensino Médio, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PCN+ - Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf POLETTO, R. S.; MORAES, E. A. A experimentação como metodologia facilitadora da aprendizagem de ciências. 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd e/2014/2014_uenp_cien_artigo_edilene_alves_morais.pdf QUEIROZ, A. C. M. D. Comentários sobre bobinas de Tesla. 24 ago. 2006. Disponível em: https://www.coe.ufrj.br/~acmq/tesla/BobinadeTesla.pdf ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. GIBBONS, J. F. Classroom experiments for the teaching of physical insight in electrical engineering. Proceedings of the IRE, v. 59, n. 6, p. 895–899, 1971. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/1450213/authors#authorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectIntegração teoria-práticapt_BR
dc.subjectBobina de Teslapt_BR
dc.subjectDemonstrações experimentaispt_BR
dc.titleA bobina de Tesla no ensino de física: potencializando a aprendizagem por meio da prática experimentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6666909646095550pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sabino, Edson Ricardo Calado
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463784352108685pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee2Freitas, Fernando Edier França
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283472229600494pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoO ensino de Física requer uma integração constante entre teoria e prática, especialmente em áreas como o Eletromagnetismo, em que muitos conceitos são abstratos e de difícil visualização. Nesta pesquisa, desenvolvemos a construção de um modelo funcional da Bobina de Tesla, projetada para servir como um recurso pedagógico que potencialize a aprendizagem, tornando-a mais significativa, duradoura e interessante no ensino de conceitos de física, especialmente o eletromagnetismo. Os resultados obtidos, incluindo as características elétricas e as demonstrações experimentais, serão apresentados e analisados. Além de homenagear o legado de Nikola Tesla, este projeto oferece uma oportunidade valiosa para aprofundar o conhecimento sobre eletricidade de alta frequência e explorar as aplicações modernas das bobinas de Tesla.pt_BR
dc.creator.name2Lima, Anna Caroliny ferreira Diniz de
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/0058715535382640pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples