Vozes das juventudes e participação política: uma sequência didática para pensar as políticas públicas da educação.
Visualizar/ Abrir
Data
2025-08-18Autor
Daniele Soares da Silva
José Nildo Alves Caú
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este produto educacional é fruto da dissertação de mestrado intitulada “A
IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM PERNAMBUCO:
PERCEPÇÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA TÉCNICA
ESTADUAL”
, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e
Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco – IFPE, cujo objetivo foi analisar as percepções dos jovens/estudantes
sobre a implementação do Novo Ensino Médio, regulamentado pela Lei n.
º 13.415/2017,
em uma Escola Técnica Estadual de Pernambuco, a partir da escuta dos estudantes que
vivenciam essa política no cotidiano escolar.
Inspirada pela potência das vozes juvenis e pela necessidade de fortalecer espaços
de participação política no ambiente escolar, esta proposta materializa-se em uma
sequência didática com base em temas como políticas públicas, juventudes,
escolarização e resistência, que pode ser aplicada por docentes do Ensino Médio.
A sequência didática está estruturada em três momentos: uma roda de conversa
inicial sobre o que são políticas educacionais e como afetam a vida dos estudantes; uma
segunda aula dedicada ao estudo do gênero textual fanzine, destacando sua origem
como veículo de expressão alternativa; e, por fim, a produção coletiva de um fanzine
sobre a participação das juventudes na construção de políticas educacionais.
A proposta se ancora nas categorias analíticas levantadas pela pesquisa, tais como
a ausência de escuta das juventudes nas decisões curriculares, o sentimento de
esvaziamento da formação básica, a fragmentação do ensino e o desejo por uma escola
que dialogue com as aspirações e necessidades reais dos estudantes.
Mais do que um conjunto de atividades, este produto educacional convida ao
exercício da escuta, da crítica e da criação coletiva. Ao reconhecer os estudantes como
sujeitos de direito e produtores de conhecimento, espera-se contribuir para o
fortalecimento de práticas pedagógicas mais democráticas, emancipatórias e comprometidas com a construção de uma escola pública de potência social e política
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: