Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDaniele Soares da Silvapt_BR
dc.contributor.authorJosé Nildo Alves Caúpt_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T23:33:12Z
dc.date.available2025-09-17T23:33:12Z
dc.date.issued2025-08-18
dc.identifier.citationSILVA, Daniele Soares da; CAÚ, José Nildo Alves. Vozes das juventudes e participação política: uma sequência didática para pensar as políticas públicas da educação. 21 f. 2025. Produto Educacional: Sequência Didática. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1886
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Percepçõespt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleVozes das juventudes e participação política: uma sequência didática para pensar as políticas públicas da educação.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoEste produto educacional é fruto da dissertação de mestrado intitulada “A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM PERNAMBUCO: PERCEPÇÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL” , desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, cujo objetivo foi analisar as percepções dos jovens/estudantes sobre a implementação do Novo Ensino Médio, regulamentado pela Lei n. º 13.415/2017, em uma Escola Técnica Estadual de Pernambuco, a partir da escuta dos estudantes que vivenciam essa política no cotidiano escolar. Inspirada pela potência das vozes juvenis e pela necessidade de fortalecer espaços de participação política no ambiente escolar, esta proposta materializa-se em uma sequência didática com base em temas como políticas públicas, juventudes, escolarização e resistência, que pode ser aplicada por docentes do Ensino Médio. A sequência didática está estruturada em três momentos: uma roda de conversa inicial sobre o que são políticas educacionais e como afetam a vida dos estudantes; uma segunda aula dedicada ao estudo do gênero textual fanzine, destacando sua origem como veículo de expressão alternativa; e, por fim, a produção coletiva de um fanzine sobre a participação das juventudes na construção de políticas educacionais. A proposta se ancora nas categorias analíticas levantadas pela pesquisa, tais como a ausência de escuta das juventudes nas decisões curriculares, o sentimento de esvaziamento da formação básica, a fragmentação do ensino e o desejo por uma escola que dialogue com as aspirações e necessidades reais dos estudantes. Mais do que um conjunto de atividades, este produto educacional convida ao exercício da escuta, da crítica e da criação coletiva. Ao reconhecer os estudantes como sujeitos de direito e produtores de conhecimento, espera-se contribuir para o fortalecimento de práticas pedagógicas mais democráticas, emancipatórias e comprometidas com a construção de uma escola pública de potência social e políticapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Diversos
    Recursos Educacionais - Diversos

Mostrar registro simples