dc.contributor.author | Daniele Soares da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | José Nildo Alves Caú | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T23:33:12Z | |
dc.date.available | 2025-09-17T23:33:12Z | |
dc.date.issued | 2025-08-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniele Soares da; CAÚ, José Nildo Alves. Vozes das juventudes e participação política: uma sequência didática para pensar as políticas públicas da educação. 21 f. 2025. Produto Educacional: Sequência Didática. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1886 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Percepções | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Vozes das juventudes e participação política: uma sequência didática para pensar as políticas públicas da educação. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este produto educacional é fruto da dissertação de mestrado intitulada “A
IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM PERNAMBUCO:
PERCEPÇÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA TÉCNICA
ESTADUAL”
, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e
Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco – IFPE, cujo objetivo foi analisar as percepções dos jovens/estudantes
sobre a implementação do Novo Ensino Médio, regulamentado pela Lei n.
º 13.415/2017,
em uma Escola Técnica Estadual de Pernambuco, a partir da escuta dos estudantes que
vivenciam essa política no cotidiano escolar.
Inspirada pela potência das vozes juvenis e pela necessidade de fortalecer espaços
de participação política no ambiente escolar, esta proposta materializa-se em uma
sequência didática com base em temas como políticas públicas, juventudes,
escolarização e resistência, que pode ser aplicada por docentes do Ensino Médio.
A sequência didática está estruturada em três momentos: uma roda de conversa
inicial sobre o que são políticas educacionais e como afetam a vida dos estudantes; uma
segunda aula dedicada ao estudo do gênero textual fanzine, destacando sua origem
como veículo de expressão alternativa; e, por fim, a produção coletiva de um fanzine
sobre a participação das juventudes na construção de políticas educacionais.
A proposta se ancora nas categorias analíticas levantadas pela pesquisa, tais como
a ausência de escuta das juventudes nas decisões curriculares, o sentimento de
esvaziamento da formação básica, a fragmentação do ensino e o desejo por uma escola
que dialogue com as aspirações e necessidades reais dos estudantes.
Mais do que um conjunto de atividades, este produto educacional convida ao
exercício da escuta, da crítica e da criação coletiva. Ao reconhecer os estudantes como
sujeitos de direito e produtores de conhecimento, espera-se contribuir para o
fortalecimento de práticas pedagógicas mais democráticas, emancipatórias e comprometidas com a construção de uma escola pública de potência social e política | pt_BR |