Projeto Aprendiz Recife: o papel da Assistência Social nas Políticas de Juventude
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Data
2025-06-18Autor
Jaime Roberto Tavares de Lima
Bernardina Santos Araújo de Sousa
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Este Produto Educacional (PE), Oficina Pedagógica- Projeto Aprendiz Recife: o Papel da
Assistência Social nas Políticas de Juventude, é parte integrante da dissertação “Trajetórias de vida de
jovens egressos(as) do Projeto Aprendiz Recife (PAR): analisando os sentidos atribuídos à
aprendizagem profissional”.
O PE baseia-se na importância da política de aprendizagem profissional para o público juvenil.
Entende-se que os jovens oriundos da classe trabalhadora são forçados, desde cedo, à necessidade de
conciliar atividades escolares com práticas laborais pouco remuneradas. Este segmento culmina no
abandono escolar, consequência da imperativa necessidade de subsistência familiar, uma experiência
de exploração da força de trabalho do jovem.
A Lei 10.097/2000, popularmente conhecida como Lei de Aprendizagem, efetuou alterações
importantes em artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regulamentando a contratação de
aprendizes e unindo a capacitação profissional de adolescentes e jovens à garantia de direitos
trabalhistas, juntamente com uma remuneração adequada (Brasil, 2000).
A elaboração e aplicação do PE constituem-se como uma das ações incluídas no projeto de
pesquisa, concorrendo tanto para obtenção de conhecimentos sobre o objeto estudado quanto para
devolver ao meio do pesquisador, de forma prática, os resultados do estudo. Nas palavras de Pinheiro
e Alves (2023), torna-se essencial a transferência de conhecimento para a sociedade, proporcionada
pelos Mestrados Profissionais, utilizando o desenvolvimento, aplicação e disponibilização de produtos
educacionais.
O Documento de Área Ensino da CAPES (Brasil, 2016) identifica as seguintes categorias de
produtos educacionais: mídias educacionais; protótipos educacionais e materiais para atividades
experimentais; propostas de ensino; material textual; materiais interativos; atividades de extensão e
desenvolvimento de aplicativos. A oficina pedagógica, por sua vez, enquadra-se dentro da categoria de
propostas de ensino.
A oficina proporciona a “construção do conhecimento através da interação entre a teoria e a
prática, além de estimular o desenvolvimento da criatividade” (Pinheiro; Alves, 2023, p.12155). Sob
tal perspectiva, o PE configura-se enquanto instrumento que produz conhecimento tanto para quem o
elabora, quanto para aqueles a quem se destina (Freire; Guerrini; Dutra, 2016). Ele tem por objetivo
promover uma formação participativa, de modo a estimular o debate entre os participantes sobre a
interface entre os aspectos formativos da aprendizagem profissional e a política de assistência social.
Foram abordados temas transversais como a desigualdade social, as trajetórias de vida dos aprendizes,
a educação e a política de emprego e renda
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