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dc.contributor.authorJaime Roberto Tavares de Limapt_BR
dc.contributor.authorBernardina Santos Araújo de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T20:18:22Z
dc.date.available2025-09-17T20:18:22Z
dc.date.issued2025-06-18
dc.identifier.citationLIMA, Jaime Roberto Tavares de. SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. Projeto Aprendiz Recife: o papel da Assistência Social nas Políticas de Juventude. 2025. 12 f. Produto Educacional: Oficina Pedagógica (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1881
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
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dc.subjectEducação vocacionalpt_BR
dc.subjectEducação – Formação profissional de jovenspt_BR
dc.subjectServiços sociais para jovens e adolescentespt_BR
dc.subjectServiço Social - Empregopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de juventudept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleProjeto Aprendiz Recife: o papel da Assistência Social nas Políticas de Juventudept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste Produto Educacional (PE), Oficina Pedagógica- Projeto Aprendiz Recife: o Papel da Assistência Social nas Políticas de Juventude, é parte integrante da dissertação “Trajetórias de vida de jovens egressos(as) do Projeto Aprendiz Recife (PAR): analisando os sentidos atribuídos à aprendizagem profissional”. O PE baseia-se na importância da política de aprendizagem profissional para o público juvenil. Entende-se que os jovens oriundos da classe trabalhadora são forçados, desde cedo, à necessidade de conciliar atividades escolares com práticas laborais pouco remuneradas. Este segmento culmina no abandono escolar, consequência da imperativa necessidade de subsistência familiar, uma experiência de exploração da força de trabalho do jovem. A Lei 10.097/2000, popularmente conhecida como Lei de Aprendizagem, efetuou alterações importantes em artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regulamentando a contratação de aprendizes e unindo a capacitação profissional de adolescentes e jovens à garantia de direitos trabalhistas, juntamente com uma remuneração adequada (Brasil, 2000). A elaboração e aplicação do PE constituem-se como uma das ações incluídas no projeto de pesquisa, concorrendo tanto para obtenção de conhecimentos sobre o objeto estudado quanto para devolver ao meio do pesquisador, de forma prática, os resultados do estudo. Nas palavras de Pinheiro e Alves (2023), torna-se essencial a transferência de conhecimento para a sociedade, proporcionada pelos Mestrados Profissionais, utilizando o desenvolvimento, aplicação e disponibilização de produtos educacionais. O Documento de Área Ensino da CAPES (Brasil, 2016) identifica as seguintes categorias de produtos educacionais: mídias educacionais; protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino; material textual; materiais interativos; atividades de extensão e desenvolvimento de aplicativos. A oficina pedagógica, por sua vez, enquadra-se dentro da categoria de propostas de ensino. A oficina proporciona a “construção do conhecimento através da interação entre a teoria e a prática, além de estimular o desenvolvimento da criatividade” (Pinheiro; Alves, 2023, p.12155). Sob tal perspectiva, o PE configura-se enquanto instrumento que produz conhecimento tanto para quem o elabora, quanto para aqueles a quem se destina (Freire; Guerrini; Dutra, 2016). Ele tem por objetivo promover uma formação participativa, de modo a estimular o debate entre os participantes sobre a interface entre os aspectos formativos da aprendizagem profissional e a política de assistência social. Foram abordados temas transversais como a desigualdade social, as trajetórias de vida dos aprendizes, a educação e a política de emprego e rendapt_BR


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