Análise do desempenho acadêmico no curso de Ciências Contábeis pela ótica do conhecimento de matemática básica: um estudo fenomenológico do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco no ano de2023

Visualizar/ Abrir
Data
2024-01-19Autor
Silva, Williane Isidoro da
http://lattes.cnpq.br/4427096047518425
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho busca verificar se há uma relação entre o conhecimento prévio
em matemática e o desempenho acadêmico, medido através da média geral e do
coeficiente de rendimento, de estudantes do curso de graduação em Ciências
Contábeis. Os dados da pesquisa foram obtidos através de um formulário aplicado a
66 discentes de uma universidade da região metropolitana de Pernambuco. Através
das informações obtidas por meio de uma pesquisa exploratória, foi possível
relacionar o desempenho acadêmico e o domínio de assuntos de matemática do
ensino básico que são utilizados no desenvolvimento de algumas disciplinas, além
de comparar os resultados com a percepção do nível de dificuldade no uso da
matemática em disciplinas específicas. Os resultados apresentados mostram que,
no geral, a tendência é que quanto maior é o desempenho acadêmico, maior é a
média de acertos nas questões de matemática e menor é a média do nível de
dificuldade percebida no uso da matemática em disciplinas voltadas para a
matemática e em disciplinas de contabilidade.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: