Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Williane Isidoro da
dc.date.accessioned2025-09-12T17:41:07Z
dc.date.available2025-09-12T17:41:07Z
dc.date.issued2024-01-19
dc.identifier.citationSILVA, Williane Isidoro da. Análise do desempenho acadêmico no curso de ciências contábeis pela ótica do conhecimento de matemática básica: um estudo fenomenológico do curso de ciências contábeis da universidade federal de Pernambuco no ano de 2023.32f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso pós-graduação em matemática comercial, contábil, econômica, atuarial e financeira)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, recife. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1876
dc.description.abstractThis work aims to verify whether there is a relationship between previous knowledge in Mathematics and academic performance, measured through the general average and the performance coefficient of students in Accounting Sciences. We applied a form to sixty-six students from a university located in the state of Pernambuco. From the information that was found in the exploratory research, it was possible to relate academic performance and knowledge of basic education mathematics subjects that are used in the development of some topics, in addition to comparing the results with the perception of the level of difficulty in the using of mathematics in specific subjects. The results show that the tendency is that the higher is the academic performance, the higher is the average number of correct answers in mathematics questions and the lower is the average level of difficulty perceived in the use of mathematics in subjects focused on mathematics and in accounting.pt_BR
dc.format.extent32f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBITTAR-GODINHO, Denise de Freitas. Quem tem medo de matemática? Estudo sobre como a atitude em relação à matemática impacta estudantes das áreas de negócios. 2019. Dissertação (Educação e pesquisa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. BRASIL. Ministério da educação. Parâmetros nacionais do ensino médio. Brasília, 2000. OLIVEIRA, Renata Mendes de. COSTA, Regiane Aparecida da. Desempenho nas disciplinas de matemática, estatística e métodos quantitativos no curso de ciências contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, n.1, p. 82 - 95, 2021. ROHENROTH, Dunja. NEUMANN, Irene. HEINZE, Aiso. Mathematical prerequisites for non-STEM programs. Frontiers in Education, p. 1 – 12, 2023. SANTOS, Silvano Messias dos. Medo de Matemática e Trauma na Relação com o Aprender: uma leitura psicanalítica. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n.74, p.1273-1292, 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemática basicapt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.titleAnálise do desempenho acadêmico no curso de Ciências Contábeis pela ótica do conhecimento de matemática básica: um estudo fenomenológico do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco no ano de2023pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4427096047518425pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, João Bosco de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5917975016850375pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, João Bosco de
dc.contributor.referee2Rodrigues, Carlos Gustavo Paiva
dc.contributor.referee3Cavalcanti, Ricardo Russel Brandão
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5917975016850375pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9 629732140344837pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4 046527537727540pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca verificar se há uma relação entre o conhecimento prévio em matemática e o desempenho acadêmico, medido através da média geral e do coeficiente de rendimento, de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Os dados da pesquisa foram obtidos através de um formulário aplicado a 66 discentes de uma universidade da região metropolitana de Pernambuco. Através das informações obtidas por meio de uma pesquisa exploratória, foi possível relacionar o desempenho acadêmico e o domínio de assuntos de matemática do ensino básico que são utilizados no desenvolvimento de algumas disciplinas, além de comparar os resultados com a percepção do nível de dificuldade no uso da matemática em disciplinas específicas. Os resultados apresentados mostram que, no geral, a tendência é que quanto maior é o desempenho acadêmico, maior é a média de acertos nas questões de matemática e menor é a média do nível de dificuldade percebida no uso da matemática em disciplinas voltadas para a matemática e em disciplinas de contabilidade.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples