Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Luan José dos
dc.date.accessioned2025-09-12T17:30:43Z
dc.date.available2025-09-12T17:30:43Z
dc.date.issued2025-07-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1875
dc.description.abstractQuality management has become an essential competitive differentiator, even in the service sector, such as the funeral industry, where emotional factors directly influence customer perception. This study investigates the level of engagement among operational and commercial employees of a funeral service company in Pernambuco during the implementation of a Quality Management System (QMS), with a particular focus on Standard Operating Procedures (SOPs). The research was based on a field survey using a structured questionnaire grounded in the ABNT NBR ISO 9001:2015 standard, especially regarding employee awareness of the quality policy and objectives. The results highlight the importance of standardization and internal commitment for the effectiveness of the QMS, while also revealing gaps in understanding the system’s benefits. The study offers insights for improving the implementation process and underscores the need to strengthen an organizational culture focused on excellence in funeral services.pt_BR
dc.format.extent34f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de gestão da qualidade: requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015a. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000:2015 – Sistemas de gestão da qualidade: fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: ABNT, 2015b. CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da qualidade ISO 9001:2015 – Princípios e requisitos. São Paulo: Atlas, 2016. CORRÊA, G. T.; ARCHER, A. B.; PEREIRA, G. K.; VIECILI, J.. Uso de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) comportamentais na realização de atividades profissionais. Revista Psicologia: Organizações & Trabalho, v. 19, n. 2, p. 235-250, 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v20n2/v20n2a07.pdf . Acesso em: 20 jul. 2024. COSTA, G. C. B. A implantação de procedimentos operacionais padrão como ferramenta de melhoria de processos: relato de experiência. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023003, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4923. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4923 . Acesso em: 30 ago. 2024. EBERLE, L.; MILAN, G. S.; LAZZARI, F. Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior. RAE-eletrônica, v. 9, n. 2, art. 3, p. 1-32, 2010. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/29865/identificacao-das-dimensoes-da-qualid ade-em-servicos--um-estudo-aplicado-em-uma-instituicao-de-ensino-superior/i/pt-br. Acesso em: 10 jul. 2023. FEITEN, A. M.; COELHO, T. R. Gestão da Qualidade em Organizações de Serviços: Barreiras e Facilitadores. Revista de Administração FACES, vol. 18, núm. 3, 2019 Universidade FUMEC, Brasil Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=194062320004 Acesso em: 29 ago. 2024. LOBO, R. N.; SILVA, D. L. da. Gestão da qualidade: diretrizes, ferramentas, métodos e normatização. São Paulo: Érica, 2014. MONTEIRO, V. R. A padronização de procedimentos operacionais na gestão da qualidade da produção da indústria química. Anhaguera, Imperatriz, 2022. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/47319/1/Vanessa_Rocha_ Monteiro.pdf Acesso em: 30 ago. 2024 MORAIS, M. G.; SILVA, A. R.; VERAS, G. P.; FERREIRA, M. T. M.. A gestão da qualidade na prestação de serviços: um estudo de caso em um restaurante localizado em São Luís - MA. In: XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017, Joinville, 2017. Disponível em: https://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_239_389_31667.pdf . Acesso em: 20 jul. 2024. MORAES, M. V. G. de. Sistema de gestão: Princípios e Ferramentas. São Paulo: Érica, 2015. OLIVEIRA, L. Procedimento Operacional Padrão: o que é e como fazer. Gupy Blog, 2024. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/procedimento-operacional-padrao. Acesso em: 30 nov. 2024. RIEG, D. L.; FREITAS, A. S.; SILVA, B. M.; SCRAMIM, F. C. L. Aprimoramento do nível de serviço ao cliente no pós-vendas de uma empresa do ramo da agricultura. In: XLIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Fortaleza, 2023. Disponível em:https://www.abepro.org.br/biblioteca/TCE_410_2013_45766.pdf . Acesso em: 20 jul. 2024. SÁ, P. A. F. de. Os determinantes da avaliação da qualidade de serviço no sector funerário português. 2012. Dissertação (Mestrado em Marketing) – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/4950 . Acesso em: 26 abr. 2025. SEBRAE. Entenda o que é POP e qual sua importância para a gestão da qualidade. SEBRAE, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-e-pop-e-qual-sua-im portancia-para-a-gestao-da-qualidade,58abbbd38f896810VgnVCM1000001b00320a RCRD. Acesso em: 20 nov. 2023. SILVA, I. M.; BEZERRA, S. Y. A. F.; TRINDADE FILHO, W. J.; NETA, A. A. S. Implantação de procedimento operacional padrão para uma empresa de serviço de portaria remota. In: XLIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Fortaleza, 2023. Disponível em: https://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_ST_410_2013_45369.pdf . Acesso em: 20 jul. 2024. SILVA, M. F. da. Gestão e avaliação da qualidade: uma abordagem estratégica em processos internos organizacionais no setor privado. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 15, n. 4, p. e3744, 2024. DOI: 10.7769/gesec.v15i4.3744.Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/3744 . Acesso em: 29 ago. 2024. TOOGE, R. Mercado bilionário e consolidação: o avanço do death care no Brasil. InfoMoney, 2023. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/mercado-bilionario-e-consolidacao-o-avanco-do-death-care-no-brasil/. Acesso em: 08 out. 2024 ZENDESK. POP - Procedimento Operacional Padrão: o que é? 8 vantagens. Blog da Zendesk. 2024. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/pop-procedimento-operacional-padrao/ Acesso em:29 ago. 2024pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectGestão de qualidade totalpt_BR
dc.titleAvaliação do nível de engajamento dos colaboradores sobre a implementação do sistema de gestão da qualidade em uma empresa funeráriapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7530310171487681pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Inêz Manuele dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583299228458487pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, André de Medeiros
dc.contributor.referee2Rangel, Djalma Araújo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4836108430436941pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1424878409332205pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.description.resumoA gestão da qualidade tem se tornado um diferencial competitivo essencial, inclusive no setor de serviços, como o funerário, onde fatores emocionais impactam diretamente a percepção dos clientes. Este estudo investiga o nível de engajamento dos colaboradores operacionais e comerciais de uma empresa funerária de Pernambuco na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ),com foco nos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). A pesquisa baseou-se em um levantamento de campo com questionário estruturado e fundamentado na norma ABNT NBR ISO 9001:2015, especialmente no que se refere à conscientização dos colaboradores sobre a política e os objetivos da qualidade. Os resultados evidenciam a importância da padronização e do comprometimento interno para a efetividade do SGQ, além de indicar lacunas no entendimento dos benefícios do sistema. O estudo fornece subsídios para ajustes no processo de implementação e reforça a necessidade de fortalecer uma cultura organizacional voltada à excelência nos serviços funerários.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples