A necessidade da implantação da educação financeira no currículo obrigatório do ensino médio

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Data
2025-06-30Autor
Holanda, Paulo César Victor
http://lattes.cnpq.br/7526969629807037
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O presente trabalho analisa e justifica a importância da inclusão da educação financeira no
currículo obrigatório do Ensino Médio, com o objetivo de preparar os estudantes para lidar de
forma consciente e responsável com questões financeiras ao longo de suas vidas. A pesquisa
aborda a relação do Brasil com a OCDE, a inclusão da Educação Financeira na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), os impactos da ausência dessa disciplina na vida dos jovens, o
problema dos jogos de apostas, e exemplos de políticas públicas em outros países. Os
resultados indicam que, embora iniciativas como a Estratégia Nacional de Educação
Financeira (ENEF) e o reconhecimento da Educação Financeira como política pública de
Estado representem avanços importantes, sua aplicação ainda é incipiente, com resultados
limitados nas escolas brasileiras. O estudo, com base em análises teóricas, sugere
investigações futuras sobre os impactos práticos dessa disciplina na vida dos jovens e seus
efeitos em diferentes contextos socioeconômicos. Conclui-se que a inclusão da educação
financeira no currículo escolar é essencial para formar cidadãos conscientes, contribuindo
para uma sociedade mais equilibrada e sustentável financeiramente.
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