dc.creator | Holanda, Paulo César Victor | |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T02:15:31Z | |
dc.date.available | 2025-09-05T02:15:31Z | |
dc.date.issued | 2025-06-30 | |
dc.identifier.citation | Holanda, Paulo César Victor. A necessidade da implantação da educação financeira no Currículo obrigatório do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Especialização em Matemática Comercial, Contábil, Econômica, Atuarial e Financeira) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1869 | |
dc.description.abstract | This study analyzes and justifies the importance of including financial education in the
mandatory curriculum of high school, aiming to prepare students to deal consciously and
responsibly with financial matters throughout their lives. The research discusses Brazil's
relationship with the OECD, the inclusion of Financial Education in the National Common
Curricular Base (BNCC), the impacts of its absence on young people's lives, the problem of
gambling, and examples of public policies in other countries. The results indicate that,
although initiatives such as the National Financial Education Strategy (ENEF) and the
recognition of Financial Education as a state public policy represent significant progress, their
implementation remains incipient, with limited outcomes in Brazilian schools. Based on
theoretical analyses, the study suggests future research on the practical impacts of this
discipline on young people's lives and its effects in different socioeconomic contexts. It
concludes that including financial education in the school curriculum is essential to shape
conscious citizens, contributing to a more balanced and financially sustainable society. | pt_BR |
dc.format.extent | 41f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 19 jan. 2025.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de
Educação Financeira – ENEF. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 2010.
BRASIL. Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de
Educação Financeira - ENEF. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, n. 109,
p. 5, 10 jun. 2020.
BUFALO, D. C. L.; PINTO, R. A. B. Políticas públicas de educação financeira: do
processo histórico às ações práticas em Instituições de Ensino Superior. Revista da
Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 28, 2023. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/aval/a/tJxQRnsvdtYNRM9xMz9Wvwb/abstract/?lang=pt. Acesso em:
19 jan. 2025.
CONEF. Comitê Nacional de Educação Financeira. Estratégia Nacional de Educação
Financeira - ENEF. Brasília: Governo Federal, 2013.
EUROPEAN BANKING FEDERATION. Financial Education National Strategies.
Brussels: EBF, 2020.
FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 11ª Semana Nacional de
Educação Financeira: proteção financeira. Rio de Janeiro: SUSEP, 2024. Disponível em:
https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/meu-futuro-seguro/noticias/11a-semana-nacional-de educacao-financeira-2013-maio-2024. Acesso em: 3 jul. 2025.
FREITAS, M. L. G.; RIBEIRO, V. V.; SOUZA, A. A. Políticas públicas, educação
financeira e currículo da educação básica: um estudo exploratório. Revista de
Administração e Negócios da Amazônia, Rondônia, v. 9, n. 2, 2017. Disponível em:
https://periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/1682. Acesso em: 19 jan. 2025.
MARQUES, E. V. et al. Crédito, endividamento e finanças na juventude. In: XIII
Seminário de Administração, 2020, Ceará. Anais [...]. Disponível em:
https://login.semead.com.br/23semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=753. Acesso em: 19
jan. 2025.
OCDE. Resultados do PISA 2022 (Volume IV): quão financeiramente inteligentes são os
alunos? Paris: OCDE Publishing, 2024. Disponível em:
https://www.oecd.org/en/publications/pisa-2022-results-volume-iv_5a849c2a-en/full report/component-9.html#chapter-d1e4947-b8b5ab45dd. Acesso em: 19 jan. 2025.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Paris: OECD
Publishing, 2024. Disponível em: https://www.oecd.org/. Acesso em: 03 jul. 2025.
ROMÃO, L. S.; AMBONI, N. Reflexões da educação financeira pelo mundo e no Brasil.
Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v.
15, 2024. Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/261336. Acesso em: 19 jan.
2025.
SILVA, H. B. R. T. Manipulação comportamental e afetiva nos jogos digitais. 2023.
Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) –
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Matemática e da Natureza,
Rio de Janeiro, 2023. Disponível em:
http://bibcegos.nce.ufrj.br/hcte/docs/dissertacoes/2023/hannah_tornatore_hcte_2023.pdf.
Acesso em: 19 jan. 2025.
VIEIRA, G.; PESSOA, C. Educação financeira pelo mundo: como se organizam as
estratégias nacionais? Educação Matemática Pesquisa, São Paulo: PUC-SP, 2020.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47580. Acesso em: 19
jan. 2025. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | A necessidade da implantação da educação financeira no currículo obrigatório do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7526969629807037 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souto, Alandeives de Almeida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2084320479885127 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souto, Alandeives de Almeida | |
dc.contributor.referee2 | Barros Filho, Eli André de | |
dc.contributor.referee3 | Dantas, Renata Cristine de Sá Pedrosa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/75269696298007037 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br./1074321293605959 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6565292837260106 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa e justifica a importância da inclusão da educação financeira no
currículo obrigatório do Ensino Médio, com o objetivo de preparar os estudantes para lidar de
forma consciente e responsável com questões financeiras ao longo de suas vidas. A pesquisa
aborda a relação do Brasil com a OCDE, a inclusão da Educação Financeira na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), os impactos da ausência dessa disciplina na vida dos jovens, o
problema dos jogos de apostas, e exemplos de políticas públicas em outros países. Os
resultados indicam que, embora iniciativas como a Estratégia Nacional de Educação
Financeira (ENEF) e o reconhecimento da Educação Financeira como política pública de
Estado representem avanços importantes, sua aplicação ainda é incipiente, com resultados
limitados nas escolas brasileiras. O estudo, com base em análises teóricas, sugere
investigações futuras sobre os impactos práticos dessa disciplina na vida dos jovens e seus
efeitos em diferentes contextos socioeconômicos. Conclui-se que a inclusão da educação
financeira no currículo escolar é essencial para formar cidadãos conscientes, contribuindo
para uma sociedade mais equilibrada e sustentável financeiramente. | pt_BR |