Mostrar registro simples

dc.creatorHolanda, Paulo César Victor
dc.date.accessioned2025-09-05T02:15:31Z
dc.date.available2025-09-05T02:15:31Z
dc.date.issued2025-06-30
dc.identifier.citationHolanda, Paulo César Victor. A necessidade da implantação da educação financeira no Currículo obrigatório do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Especialização em Matemática Comercial, Contábil, Econômica, Atuarial e Financeira) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1869
dc.description.abstractThis study analyzes and justifies the importance of including financial education in the mandatory curriculum of high school, aiming to prepare students to deal consciously and responsibly with financial matters throughout their lives. The research discusses Brazil's relationship with the OECD, the inclusion of Financial Education in the National Common Curricular Base (BNCC), the impacts of its absence on young people's lives, the problem of gambling, and examples of public policies in other countries. The results indicate that, although initiatives such as the National Financial Education Strategy (ENEF) and the recognition of Financial Education as a state public policy represent significant progress, their implementation remains incipient, with limited outcomes in Brazilian schools. Based on theoretical analyses, the study suggests future research on the practical impacts of this discipline on young people's lives and its effects in different socioeconomic contexts. It concludes that including financial education in the school curriculum is essential to shape conscious citizens, contributing to a more balanced and financially sustainable society.pt_BR
dc.format.extent41f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 19 jan. 2025. BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 2010. BRASIL. Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, n. 109, p. 5, 10 jun. 2020. BUFALO, D. C. L.; PINTO, R. A. B. Políticas públicas de educação financeira: do processo histórico às ações práticas em Instituições de Ensino Superior. Revista da Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 28, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/tJxQRnsvdtYNRM9xMz9Wvwb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2025. CONEF. Comitê Nacional de Educação Financeira. Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Brasília: Governo Federal, 2013. EUROPEAN BANKING FEDERATION. Financial Education National Strategies. Brussels: EBF, 2020. FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 11ª Semana Nacional de Educação Financeira: proteção financeira. Rio de Janeiro: SUSEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/meu-futuro-seguro/noticias/11a-semana-nacional-de educacao-financeira-2013-maio-2024. Acesso em: 3 jul. 2025. FREITAS, M. L. G.; RIBEIRO, V. V.; SOUZA, A. A. Políticas públicas, educação financeira e currículo da educação básica: um estudo exploratório. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, Rondônia, v. 9, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/1682. Acesso em: 19 jan. 2025. MARQUES, E. V. et al. Crédito, endividamento e finanças na juventude. In: XIII Seminário de Administração, 2020, Ceará. Anais [...]. Disponível em: https://login.semead.com.br/23semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=753. Acesso em: 19 jan. 2025. OCDE. Resultados do PISA 2022 (Volume IV): quão financeiramente inteligentes são os alunos? Paris: OCDE Publishing, 2024. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/pisa-2022-results-volume-iv_5a849c2a-en/full report/component-9.html#chapter-d1e4947-b8b5ab45dd. Acesso em: 19 jan. 2025. OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Paris: OECD Publishing, 2024. Disponível em: https://www.oecd.org/. Acesso em: 03 jul. 2025. ROMÃO, L. S.; AMBONI, N. Reflexões da educação financeira pelo mundo e no Brasil. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 15, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/261336. Acesso em: 19 jan. 2025. SILVA, H. B. R. T. Manipulação comportamental e afetiva nos jogos digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: http://bibcegos.nce.ufrj.br/hcte/docs/dissertacoes/2023/hannah_tornatore_hcte_2023.pdf. Acesso em: 19 jan. 2025. VIEIRA, G.; PESSOA, C. Educação financeira pelo mundo: como se organizam as estratégias nacionais? Educação Matemática Pesquisa, São Paulo: PUC-SP, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47580. Acesso em: 19 jan. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA necessidade da implantação da educação financeira no currículo obrigatório do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7526969629807037pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Alandeives de Almeida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2084320479885127pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Alandeives de Almeida
dc.contributor.referee2Barros Filho, Eli André de
dc.contributor.referee3Dantas, Renata Cristine de Sá Pedrosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/75269696298007037pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br./1074321293605959pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565292837260106pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa e justifica a importância da inclusão da educação financeira no currículo obrigatório do Ensino Médio, com o objetivo de preparar os estudantes para lidar de forma consciente e responsável com questões financeiras ao longo de suas vidas. A pesquisa aborda a relação do Brasil com a OCDE, a inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os impactos da ausência dessa disciplina na vida dos jovens, o problema dos jogos de apostas, e exemplos de políticas públicas em outros países. Os resultados indicam que, embora iniciativas como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e o reconhecimento da Educação Financeira como política pública de Estado representem avanços importantes, sua aplicação ainda é incipiente, com resultados limitados nas escolas brasileiras. O estudo, com base em análises teóricas, sugere investigações futuras sobre os impactos práticos dessa disciplina na vida dos jovens e seus efeitos em diferentes contextos socioeconômicos. Conclui-se que a inclusão da educação financeira no currículo escolar é essencial para formar cidadãos conscientes, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e sustentável financeiramente.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples