Identificando a existência de boas práticas e estratégias para sustentabilidade no Instituto Federal de Pernambuco: um estudo de caso do Campus Paulista.

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Data
2025-08-05Autor
João Victor da Silva de, Oliveira
https://lattes.cnpq.br/9053420319176008
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Este estudo de caso qualitativo explora as percepções dos discentes do sexto período do curso de Processos Gerenciais (noturno) do IFPE Campus Paulista sobre práticas e políticas de sustentabilidade socioambiental, em um contexto de crescente interesse por sustentabilidade nas IES, conforme autores como Rohrich et al. (2019) e UNESCO (2017). O IFPE, criado em 2008, possui uma Política Ambiental (Resolução nº 41/2017) que promove gestão eficiente de recursos e educação ambiental, mas estudos como o de Santiago (2020) apontam desafios na sua implementação. Por meio de um questionário semiestruturado aplicado a 15 alunos, a pesquisa identifica limitado conhecimento sobre a política e iniciativas como economia de energia e água, com predominância de incerteza, embora a coleta seletiva e a preservação de áreas verdes sejam aspectos positivos. A integração de sustentabilidade no currículo é notada, mas de forma não uniforme, e poucos conhecem projetos como o descontinuado "Campus Paulista Mais Verde". Os discentes sugerem maior divulgação, projetos práticos (ex.: hortas, painéis solares), integração curricular e metas transparentes, indicando espaço para melhorias no engajamento com a sustentabilidade. Recomenda-se fortalecer a comunicação, ampliar iniciativas práticas e criar canais participativos para alinhar o campus às demandas socioambientais.
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