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dc.creatorJoão Victor da Silva de, Oliveira
dc.date.accessioned2025-09-02T19:27:01Z
dc.date.available2025-09-02T19:27:01Z
dc.date.issued2025-08-05
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Victor da Silva de. Identificando a existência de boas práticas e estratégias para sustentabilidade no Instituto Federal de Pernambuco: um estudo de caso do Campus Paulista. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Processos Gerenciais) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Paulista, Paulista, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1867
dc.description.abstractThis qualitative case study explores the perceptions of sixth-semester students from the evening Business Management course at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE), Paulista Campus, regarding socio-environmental sustainability practices and policies, within a context of growing global interest in sustainability in higher education institutions (HEIs), as noted by authors like Rohrich et al. (2019) and UNESCO (2017). Established in 2008, IFPE has an Environmental Policy (Resolution No. 41/2017) that promotes efficient resource management and environmental education, though studies like Santiago (2020) highlight implementation challenges. Using a semistructured questionnaire applied to 15 students, the research identifies limited awareness of the policy and initiatives such as energy and water conservation, with uncertainty prevailing, though selective waste collection and green area preservation are seen as positive aspects. Sustainability integration into the curriculum is acknowledged but inconsistent, and few students are aware of projects like the discontinued "Campus Paulista Mais Verde." Students suggest increased outreach, practical projects (e.g., community gardens, solar panels), curriculum integration, and transparent goals, indicating opportunities for enhanced sustainability engagement. Recommendations include strengthening communication, expanding practical initiatives, and creating participatory channels to align the campus with socioenvironmental expectations.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. BARROS, Ana Caroline de Souza. Práticas de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES): uma análise preliminar dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) dos Institutos Federais (IFs). 2021. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/21UspInternational/ArtigosDownload/3488.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023. FIRMINO, Carolina. Por que as IES devem adotar as práticas de ESG. Revista Ensino Superior, São Paulo, n. 1, p. 1–11, dez. 2024. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2024/12/11/por-que-as-ies-devem-adotar-aspraticas- de-esg/. Acesso em: 1 jun. 2025. GUIMARÃES, Claudio Scheidt; BONILLA, Silvia H. Gestão ambiental em universidades sustentáveis e a importância do greenmetric. 2018. 9 f. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Paulista, São Bernardo do Campo, 2018. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2018/I-007.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023. IFPE – INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO. Informações institucionais. Recife, 2023. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/. Acesso em: 24 set. 2023. 21 PERNAMBUCO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Resolução nº 41, de 7 de novembro de 2017. Aprova a Política Ambiental do IFPE. Recife, 2017. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/wpcontent/ uploads/repositoriolegado/portal/documentos/resolucao-41-2017-aprovapolitica- ambiental.pdf. Acesso em: 2 dez. 2023. ROHRICH, Sandra; TAKAHASHI, Adriana. Sustentabilidade ambiental em Instituições de Ensino Superior: um estudo bibliométrico sobre as publicações nacionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 2, p. 1–13, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/TzcyKHqQnPBmVNkkP3fNkfD/. Acesso em: 1 dez. 2023. SANTIAGO, Fagner Stwart. A implementação da política ambiental do Instituto Federal de Pernambuco a partir da percepção dos atores responsáveis. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40473/1/DISSERTA%c3%87%c3%8 3O%20Fagner%20Stwart%20Santiago.pdf. Acesso em: 25 set. 2023. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: learning objectives. Vechta: Unesdoc Digital Library, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 26 set. 2023. UNIVERSITAS INDONESIA. UI GreenMetric: background of the ranking. Indonésia, 2023. Disponível em: https://greenmetric.ui.ac.id/about/welcome. Acesso em: 25 set. 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectSustentabilidade socioambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEducação sustentávelpt_BR
dc.subjectIFPE - Campus Paulistapt_BR
dc.titleIdentificando a existência de boas práticas e estratégias para sustentabilidade no Instituto Federal de Pernambuco: um estudo de caso do Campus Paulista.pt_BR
dc.title.alternativeIdentifying the existence of good practices and strategies for sustainability at the Federal Institute of Pernambuco: a case study of the Paulista Campus.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9053420319176008pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Saulo Emmanuel Rocha de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702550062041526pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Alba de Oliveira
dc.contributor.referee2Gaudêncio, George
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7334674129514705pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035494580012077pt_BR
dc.publisher.departmentPaulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caso qualitativo explora as percepções dos discentes do sexto período do curso de Processos Gerenciais (noturno) do IFPE Campus Paulista sobre práticas e políticas de sustentabilidade socioambiental, em um contexto de crescente interesse por sustentabilidade nas IES, conforme autores como Rohrich et al. (2019) e UNESCO (2017). O IFPE, criado em 2008, possui uma Política Ambiental (Resolução nº 41/2017) que promove gestão eficiente de recursos e educação ambiental, mas estudos como o de Santiago (2020) apontam desafios na sua implementação. Por meio de um questionário semiestruturado aplicado a 15 alunos, a pesquisa identifica limitado conhecimento sobre a política e iniciativas como economia de energia e água, com predominância de incerteza, embora a coleta seletiva e a preservação de áreas verdes sejam aspectos positivos. A integração de sustentabilidade no currículo é notada, mas de forma não uniforme, e poucos conhecem projetos como o descontinuado "Campus Paulista Mais Verde". Os discentes sugerem maior divulgação, projetos práticos (ex.: hortas, painéis solares), integração curricular e metas transparentes, indicando espaço para melhorias no engajamento com a sustentabilidade. Recomenda-se fortalecer a comunicação, ampliar iniciativas práticas e criar canais participativos para alinhar o campus às demandas socioambientais.pt_BR


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