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dc.creatorSilva, João Victor Xavier da
dc.date.accessioned2025-08-18T19:52:32Z
dc.date.available2025-08-18T19:52:32Z
dc.date.issued2025-08-07
dc.identifier.citationSILVA, João Victor Xavier da; SOUSA, Carlos Bino de. JOGO “DESAFIO DOS PRIMOS” NO GEOGEBRA: objeto educacional inspirado num problema da olimpíada de matemática. 2025. 27 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1840
dc.description.abstractThis paper presents the Prime Challenge, a digital math game developed using GeoGebra software. Inspired by a question from OBMEP (Brazilian Public School Math Olympics), the game's main objective is to promote logical reasoning and the study of numerical properties, with a special focus on prime numbers. The rationale for this work lies in the need for innovative methodologies that make mathematics more accessible and attractive, overcoming the limitations of traditional methods. The purpose of this work is to show the pedagogical potential of the game as an innovative Digital Educational Object. This study defines Game as a learning platform that, through rules and challenges, promotes engagement and knowledge acquisition. The game objects were created to be manipulable elements, such as pieces and buttons, which represent mathematical and programming concepts. With this work, it is hoped that educators will be able to use the Prime Challenge as a complementary teaching tool in the classroom, encouraging experimentation, logical thinking, and collaborative problem solving. For future work, it is suggested that the game be applied in the classroom to verify its pedagogical effectiveness, as well as to deepen the discussion of the mathematics behind its logic and explore winning strategies for the game.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectObjeto Educacional Digitalpt_BR
dc.subjectOlimpíada de Matemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectNúmeros Primospt_BR
dc.titleJogo ''desafios dos primos" no geogebra: objeto educacional inspirado num problema da olimpíada de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0265854063776625pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Eduardo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106159332362742pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3674725620055994pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o Desafio dos Primos, um jogo digital matemático desenvolvido no software GeoGebra. Inspirado em uma questão da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), o jogo tem como objetivo principal promover o raciocínio lógico e o estudo das propriedades numéricas, com foco especial nos números primos. A justificativa deste trabalho reside na necessidade de metodologias inovadoras que tornem a matemática mais acessíveis e atraentes, superando as limitações dos métodos tradicionais. A proposta deste trabalho é mostrar o potencial pedagógico do jogo como um Objeto Digital Educacional inovador. Este estudo define Jogo como uma plataforma de aprendizagem que, através de regras e desafios, promove o engajamento e a aquisição de conhecimento. Os objetos do jogo foram criados para serem elementos manipuláveis, como peças e botões, que representam os conceitos matemáticos e de programação. Com este trabalho, espera- se que educadores possam utilizar o Desafio dos Primos como uma ferramenta de ensino complementar em sala de aula, incentivando a experimentação, o pensamento lógico e a resolução de problemas de forma colaborativa. Para trabalhos futuros, sugere-se a aplicação do jogo em sala de aula para verificar sua eficácia pedagógica, bem como aprofundar a discussão da matemática por trás de sua lógica e explorar estratégias vencedoras para o jogo.pt_BR


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