dc.creator | Silva, João Victor Xavier da | |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T19:52:32Z | |
dc.date.available | 2025-08-18T19:52:32Z | |
dc.date.issued | 2025-08-07 | |
dc.identifier.citation | SILVA, João Victor Xavier da; SOUSA, Carlos Bino de. JOGO “DESAFIO DOS PRIMOS” NO GEOGEBRA: objeto educacional inspirado num problema da olimpíada de matemática. 2025. 27 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1840 | |
dc.description.abstract | This paper presents the Prime Challenge, a digital math game developed using
GeoGebra software. Inspired by a question from OBMEP (Brazilian Public School Math
Olympics), the game's main objective is to promote logical reasoning and the study of numerical properties, with a special focus on prime numbers. The rationale for this
work lies in the need for innovative methodologies that make mathematics more
accessible and attractive, overcoming the limitations of traditional methods. The
purpose of this work is to show the pedagogical potential of the game as an innovative
Digital Educational Object. This study defines Game as a learning platform that,
through rules and challenges, promotes engagement and knowledge acquisition. The
game objects were created to be manipulable elements, such as pieces and buttons,
which represent mathematical and programming concepts. With this work, it is hoped
that educators will be able to use the Prime Challenge as a complementary teaching
tool in the classroom, encouraging experimentation, logical thinking, and collaborative
problem solving. For future work, it is suggested that the game be applied in the
classroom to verify its pedagogical effectiveness, as well as to deepen the discussion
of the mathematics behind its logic and explore winning strategies for the game. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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jul. 2025. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Objeto Educacional Digital | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada de Matemática | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Números Primos | pt_BR |
dc.title | Jogo ''desafios dos primos" no geogebra: objeto educacional inspirado num problema da olimpíada de matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0265854063776625 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Carlos Eduardo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4106159332362742 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3674725620055994 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o Desafio dos Primos, um jogo digital matemático
desenvolvido no software GeoGebra. Inspirado em uma questão da OBMEP
(Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), o jogo tem como objetivo
principal promover o raciocínio lógico e o estudo das propriedades numéricas, com
foco especial nos números primos. A justificativa deste trabalho reside na necessidade
de metodologias inovadoras que tornem a matemática mais acessíveis e atraentes,
superando as limitações dos métodos tradicionais. A proposta deste trabalho é
mostrar o potencial pedagógico do jogo como um Objeto Digital Educacional inovador.
Este estudo define Jogo como uma plataforma de aprendizagem que, através de
regras e desafios, promove o engajamento e a aquisição de conhecimento. Os objetos
do jogo foram criados para serem elementos manipuláveis, como peças e botões, que
representam os conceitos matemáticos e de programação. Com este trabalho, espera-
se que educadores possam utilizar o Desafio dos Primos como uma ferramenta de
ensino complementar em sala de aula, incentivando a experimentação, o pensamento
lógico e a resolução de problemas de forma colaborativa. Para trabalhos futuros,
sugere-se a aplicação do jogo em sala de aula para verificar sua eficácia pedagógica,
bem como aprofundar a discussão da matemática por trás de sua lógica e explorar
estratégias vencedoras para o jogo. | pt_BR |