Design de interface para aplicativos: uma proposta para melhorar o planejamento e educação financeira

Visualizar/ Abrir
Data
2025-05-09Autor
Silva, Cecília Carolina da
http://lattes.cnpq.br/8135352418527794
Alves, Isabela da Silva
http://lattes.cnpq.br/6497506198588633
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do design de interface de um aplicativo voltado para a educação financeira e o gerenciamento do orçamento pessoal, com foco em jovens de baixa renda e escolaridade. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, combinando os princípios do Design Thinking e do Processo de Design UX, a fim de compreender as necessidades do público-alvo e propor soluções centradas no usuário. Inicialmente, foram realizadas pesquisas teóricas sobre educação financeira, hábitos financeiros, usabilidade e tecnologias aplicadas à educação. Em seguida, foram desenvolvidas personas, mapas de empatia, análise de aplicativos semelhantes, fluxogramas e wireframes para estruturar as funcionalidades do protótipo. A interface foi projetada com atenção especial à acessibilidade e clareza visual, incluindo elementos como gráficos, termômetro financeiro e quizzes interativos. Para validar o protótipo, foram realizados testes de usabilidade com usuários reais utilizando o método de Percurso Cognitivo, permitindo identificar pontos de melhoria e confirmar a eficácia da navegação e da estrutura do aplicativo. Os resultados demonstraram que a interface é funcional e compreensível, mesmo para usuários com pouca familiaridade com tecnologias digitais, apontando o potencial da solução para contribuir com a promoção da educação financeira. Por fim, o projeto apresenta-se como uma proposta viável e relevante, com possibilidade de futuras melhorias e expansão.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: