Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Cecília Carolina da
dc.date.accessioned2025-08-15T13:20:46Z
dc.date.available2025-08-15T13:20:46Z
dc.date.issued2025-05-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1833
dc.description.abstractThis project aims to develop the interface design of an application focused on financial education and personal budgeting, especially for young people with low income and limited education. The methodology used was qualitative research, combining Design Thinking and UX Design Process principles to better understand users’ needs and create user-centered solutions. The project began with theoretical research on financial education, financial habits, usability, and educational technologies. Then, tools such as personas, empathy maps, analysis of similar apps, flowcharts, and wireframes were created to guide the prototype’s structure. The interface was designed to be clear and accessible, using elements like charts, a financial level indicator, and interactive quizzes. Usability tests were carried out with real users through the Cognitive Walkthrough method, helping to identify improvements and confirm the effectiveness of the navigation and layout. The results showed that the interface is functional and easy to understand, even for users with little experience using digital tools. In conclusion, the project proves to be a relevant and promising solution, with potential for future improvements and expansion.pt_BR
dc.format.extent64f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAndrade, L. M. de, & Carraro, W. H. (2018). Mudanças nos hábitos do controle financeiro pessoal com educação financeira sustentável. Saber Humano, 8(13), 134-151. Amancio Vieira, Saulo Fabiano; Manfre Bataglia, Regiane Tardiolle; Sereia, Vanderlei José EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DECISÕES DE CONSUMO, INVESTIMENTO E POUPANÇA: UMA ANÁLISE DOS ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORTE DO PARANÁ Revista de Administração da Unimep, vol. 9, núm. 3, septiembre-diciembre, 2011, pp. 61-86 Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, Brasil. ARAUJO, Fernando Cosenza; CALIFE, Flavio Estevez. A história não contada da educação financeira no Brasil. Boa Vista SCPC publica artigo sobre a história da educação financeira no Brasil, 28 ago. 2014. Disponível em: https://www.boavistascpc.com.br. Acesso em: 18 dez. 2024. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: 2011. BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. BOLLER, S.;KAPP, K. Jogar para Aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018 CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) – Agosto de 2024. Rio de Janeiro: CNC, 2024. Disponível em: https://portal-bucket.azureedge.net/wp-content/2024/09/Relatorio_Peic_ago24.pdf. Acesso em: 10 dez. 2024. FONTES, Denise. A utilização de mídias para educação financeira nas escolas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Mídias na Educação) – Universidade Federal de São João del Rei, Araxá, 2019. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal_ufsj/pt-br/Ensino/pos_graduacao/Programas/Midias_na_Educacao/TCCs/2019/Denise_Fontes_TCC.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024. LELIS, M. Educação financeira: Dicas práticas para gerenciar seu dinheiro. 1. ed. São Paulo: Editora Finance, 2006. Clayton Lewis, Peter Polson, Cathleen Wharton, John Reiman. 1990. Testing a Walkthrough Methodology for Theory-Based Design of Walk-Up-and-Use Interfaces. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI ’90), April 1-5 1990, Seattle Washington USA, Association for Computing Machinery, New York, NY, 235-242. Disponivel em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/97243.97279. GALLERY, Norman. Financial Literacy and Superannuation Awareness. Journal of Consumer Policy, v. 34, n. 3, p. 287-297, 2011. GALVÃO, Gabriela Tavares; TIZZIOTTI, Catarine Palmieri Pitangui. Evidências da pesquisa científica sobre planejamento financeiro e marketing digital: uma agenda de pesquisa. In: ENCONTRO DE GESTÃO E NEGÓCIOS, 2021, Uberlândia. Anais. Uberlândia: EGEN, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33389. Acesso em: 21 jan. 2025. GUEDES DOS ANGELOS, D. H. A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR: Utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 7, 2023. Disponível em: https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/143. Acesso em: 9 jan. 2025. GIARETA, Marisa. Planejamento financeiro pessoal: uma proposta de controle de fluxo de caixa para orçamento familiar. 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/77602. Acesso em: 07 jan. 2025. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira – Essencial. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. GOMES, Júlia da Silva. A tecnologia da informação como apoio ao planejamento financeiro pessoal. Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Franca - “Dr. Thomaz Novelino”, como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 2023. INTERACTION DESIGN FOUNDATION. UX Design Processes. 2024. Disponível em: https://www.interaction-design.org/literature/topics/ux-design-processes. Acesso em: 26 jan. 2025. MOBILLS. Desafio das 52 semanas: veja como funciona e faça o seu planejamento. 2024. Disponível em: https://www.mobills.com.br/blog/economizar/desafio-52-semanas. Acesso em: 08 jun. 2025. NARIMO, Sabar; MUSTOFA, Rochman Hadi; ANINDHITA, Hanif; GANO-AN, Jonathan C. Analysis of the Utilization of TikTok as a Financial and Educational 61 Learning Medium. Journal of Higher Education Theory & Practice, v. 23, n. 18, p. 35, 2023. PEREIRA, Fernando; CAVALCANTE, Anderson; CROCCO, Marco. Um plano nacional de capacitação financeira: o caso brasileiro. Economia e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 2 (66), p. 541-561, maio-ago. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2019v28n2art10. Acesso em: 18 dez. 2024. POSCALE, Marcel Henrique. Educação financeira no Brasil: um estudo sobre a ausência do ensino de finanças no ensino fundamental e suas ligações com a inadimplência do jovem, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022. ROMÃO, Lucas Sell; AMBONI, Nério. Reflexões da educação financeira pelo mundo e no Brasil. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 15, n. 1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261336. Acesso em: 12 dez 2024. ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Randolph W; e JAFFE; Jeffrey F. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1995. SILVA, Bruno Araújo Bispo da; MONTEIRO, Jamir Mendes. Educação Financeira: Um estudo sobre a sua importância na gestão pessoal. Research, Society and Development, v. 12, n. 6, e16212642125,2023. DOI:http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i6.42125. SAVIANI, D. O que é Educação? Campinas: Papirus, 2008. SCHIMIDT, Deilon Ricsom. Meu game de educação financeira. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria, 2023. SOUZA, Milene Rocha de; BERTOMEU, João Vicente Cegato. UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. XX-XX, jul./dez. 2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54897>.Acesso em: 18 dez. 2024. VANDERLINDE, Anair; GODOY, Nádia Nara de. Planejamento financeiro e seus benefícios. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, Ciências Contábeis (CTB0116) – Prática do Módulo II, 31 maio 2013. Disponível em: https://www.udemy.com/. Acesso em: 09 jan. 2025. WEISHEIMER, Adroaldo José; VIEIRA, Sergio Rodrigo Russo; AGRELA RODRIGUES, Fabiano de Abreu (Orientador). As vantagens do marketing digital nas finanças das empresas. Ciencia Latina Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 13, 2023. DOI: https://doi.org/10.37811/clrcm.v613.2452. Acesso em: 21 jan. 2025. ______. NBR 10520: citações em documentos. Rio de Janeiro: 2002 ______. NBR 6023: referências. Rio de Janeiro: 2002 ______. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento escrito. Rio de Janeiro: 2003 ______. NBR 6027: sumário. Rio de Janeiro: 2012 ______. NBR 6028: resumo. Rio de Janeiro: 2003 CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano.2. ed. São Paulo: FEBAB, 1985. IBGE. Normas de Apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento Financeiropt_BR
dc.subjectDesign de Interfacept_BR
dc.titleDesign de interface para aplicativos: uma proposta para melhorar o planejamento e educação financeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135352418527794pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erton Wagner Vieira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0160722792781011pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Erton Wagner Vieira da
dc.contributor.referee2Tolentino, Pedro Henrique
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiz Henrique de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0160722792781011pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4050541309110883pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9029385313765777pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do design de interface de um aplicativo voltado para a educação financeira e o gerenciamento do orçamento pessoal, com foco em jovens de baixa renda e escolaridade. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, combinando os princípios do Design Thinking e do Processo de Design UX, a fim de compreender as necessidades do público-alvo e propor soluções centradas no usuário. Inicialmente, foram realizadas pesquisas teóricas sobre educação financeira, hábitos financeiros, usabilidade e tecnologias aplicadas à educação. Em seguida, foram desenvolvidas personas, mapas de empatia, análise de aplicativos semelhantes, fluxogramas e wireframes para estruturar as funcionalidades do protótipo. A interface foi projetada com atenção especial à acessibilidade e clareza visual, incluindo elementos como gráficos, termômetro financeiro e quizzes interativos. Para validar o protótipo, foram realizados testes de usabilidade com usuários reais utilizando o método de Percurso Cognitivo, permitindo identificar pontos de melhoria e confirmar a eficácia da navegação e da estrutura do aplicativo. Os resultados demonstraram que a interface é funcional e compreensível, mesmo para usuários com pouca familiaridade com tecnologias digitais, apontando o potencial da solução para contribuir com a promoção da educação financeira. Por fim, o projeto apresenta-se como uma proposta viável e relevante, com possibilidade de futuras melhorias e expansão.pt_BR
dc.creator.name2Alves, Isabela da Silva
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/6497506198588633pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples