dc.creator | Silva, Sonia Cristina Amorim da | |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T15:36:10Z | |
dc.date.available | 2025-08-07T15:36:10Z | |
dc.date.issued | 2019-10-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1819 | |
dc.description.abstract | This dissertation discusses the contributions of the Technological College Degree in Tourism Management of the Federal Institute of Pernambuco – Campus Recife – to the formation of the Ecological Being. The theoretical basis of this research is based on the relationship between Tourism and Sustainability, Environmental Education, Ecopedagogy and Ecological Being, which shows a process of building an ecological awareness. From the systematization of data, both documentary research and talk wheels, it can be ensured that the Technological College Degree in Tourism Management contributes significantly to the formation of the ecological being, through the structure of the curriculum, in which the curricular components present transversality through their contents and practices. We also emphasize the presence of environmental knowledge, which include, in their pedagogical practices guided by teachers, experiences in the application of good environmental practices. This form of knowledge appropriation acquired during the course points to a manager with attitudes of an Ecological Being. This proposal, therefore, has as its fundamental element the approach of some theorists regarding Ecopedagogy and the development of educational practices aimed at planetary sustainability. | pt_BR |
dc.format.extent | 128 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | ODS 04 | pt_BR |
dc.subject | ODS 12 | pt_BR |
dc.subject | Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Contribuições do curso superior tecnólogo em Gestão de Turismo de um instituto federal, para a formação do sujeito ecológico | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8748292222264752 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Anália Keila Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5856916331294239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão | |
dc.contributor.referee2 | Valença, Marcos Moraes | |
dc.contributor.referee3 | Souza, Bernardina Santos Araujo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334362738495768 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2633082538920292 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4929110097621126 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação discorre sobre as contribuições do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recife – para formação do Sujeito Ecológico. A fundamentação teórica desta pesquisa tem como base a relação do Turismo com a Sustentabilidade, Educação Ambiental, Ecopedagogia e Sujeito Ecológico, em que se evidencia um processo de construção de uma consciência ecológica. A partir da sistematização dos dados, tanto da pesquisa documental, quanto das rodas de conversa, percebe-se indícios de que o Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo contribui para formação do sujeito ecológico por meio da estrutura da matriz curricular, em que os componentes curriculares apresentam a transversalidade através dos seus conteúdos e práticas. Ressalta-se ainda, a presença dos saberes ambientais, os quais contemplam, em suas práticas pedagógicas orientadas pelos docentes, vivências e experiências na aplicação das boas práticas ambientais. Essa forma de apropriação do conhecimento adquirida durante o curso aponta para um gestor com atitudes de um Ser Ecológico. O produto desta dissertação foi a realização de um seminário de formação continuada, intitulado “Gestor de Turismo X Sujeito Ecológico”, com destaque na formação de sujeitos ecológicos comprometidos e preocupados com a preservação ambiental global. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |