Levantamento bibliométrico do perfil das publicações sobre educação financeira realizadas na base Spell

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Data
2024-01-19Autor
Bandeira, Heliovânio Torres
http://lattes.cnpq.br/0368776299653265
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A educação financeira é tema de grande importância para a sociedade contemporânea ao
ponto de organizações internacionais como a OCDE, o Bird e o FMI decidiram incentivar os
países a educar financeiramente seus cidadãos. Dessa forma, a educação financeira deve
prover os cidadãos de conhecimentos, habilidades e confiança para tornarem-se mais
conscientes de riscos e oportunidades financeiras, ou seja, devem torná-los financeiramente
alfabetizados. No Brasil, as ações para implementação da educação financeira tiveram início
com a instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Neste sentido, esta
pesquisa teve como objetivo identificar o perfil da produção científica acerca do tema
“educação financeira” e verificar a aderência dessas publicações à estratégia nacional de
educação financeira (ENEF). Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo identificar o
perfil da produção científica nacional acerca da educação financeira. Para tanto foi
desenvolvida uma pesquisa exploratória, bibliográfica, de natureza quantitativa, em cuja
análise bibliométrica se buscou identificar o perfil dos artigos publicados nos periódicos da
plataforma Spell (Scientific Periodicals Electronic Library), relacionados ao tema em
questão, a partir de um recorte temporal compreendido entre os anos de 2018 e 2022. Na
pesquisa foram analisados 28 publicações, cujos resultados evidenciaram que os artigos são
majoritariamente escritos em conjunto, normalmente por dois autores, cujos primeiros
autores, em sua maioria, são do gênero feminino, doutores, com formação acadêmica em
Administração e Ciências Contábeis e vinculados a instituições públicas de ensino. A região e
o Estado com mais publicações sobre o tema pesquisado foram sudeste e Minas Gerais,
respectivamente. A instituição com o maior número de artigos foi a UFU-MG. A maioria das
pesquisadas foi classificada como descritiva, com abordagem quantitativa e usou
questionários, eletrônicos e presenciais, como métodos de coleta de dados.
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