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dc.creatorBandeira, Heliovânio Torres
dc.date.accessioned2025-07-28T18:31:27Z
dc.date.available2025-07-28T18:31:27Z
dc.date.issued2024-01-19
dc.identifier.citationBANDEIRA, Heliovânio Torres. Levantamento bibliométrico do perfil das publicações sobre educação financeira realizadas na base Spell. 2024.35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1792
dc.description.abstractFinancial education is a topic of such importance to contemporary society that international organizations such as the OECD, the World Bank, and the IMF have decided to encourage countries to financially educate their citizens. Therefore, financial education should provide citizens with the knowledge, skills, and confidence to become more aware of financial risks and opportunities—in other words, it should make them financially literate. In Brazil, efforts to implement financial education began with the establishment of the National Financial Education Strategy (ENEF). Therefore, this research aimed to identify the profile of scientific literature on the topic of "financial education" and verify their adherence to the National Financial Education Strategy (ENEF). In this sense, this research aimed to identify the profile of national scientific production on financial education. To this end, an exploratory, bibliographic, quantitative study was developed, whose bibliometric analysis sought to identify the profile of articles published in journals on the Spell (Scientific Periodicals Electronic Library) platform, related to the topic in question, from a time frame between 2018 and 2022. The research analyzed 28 publications, and the results showed that the articles were mostly co-authored, usually by two authors. The majority of the first authors were female, PhD holders, with academic degrees in Business Administration or Accounting, and affiliated with public educational institutions. The region and state with the most publications on the research topic were the Southeast and Minas Gerais, respectively. The institution with the largest number of articles was UFU-MG. Most of the studies were classified as descriptive, with a quantitative approach, and used questionnaires, both electronic and in-person, as data collection methods.pt_BR
dc.format.extent35f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectBase de dados Spellpt_BR
dc.titleLevantamento bibliométrico do perfil das publicações sobre educação financeira realizadas na base Spellpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368776299653265pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Ricardo da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 2861516722498898pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Paulo Ricardo da
dc.contributor.referee2Brito, Cícero Carlos Ramos de
dc.contributor.referee3Rocha, João Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861516722498898pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 3601171223841429pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945239224351946pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.description.resumoA educação financeira é tema de grande importância para a sociedade contemporânea ao ponto de organizações internacionais como a OCDE, o Bird e o FMI decidiram incentivar os países a educar financeiramente seus cidadãos. Dessa forma, a educação financeira deve prover os cidadãos de conhecimentos, habilidades e confiança para tornarem-se mais conscientes de riscos e oportunidades financeiras, ou seja, devem torná-los financeiramente alfabetizados. No Brasil, as ações para implementação da educação financeira tiveram início com a instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil da produção científica acerca do tema “educação financeira” e verificar a aderência dessas publicações à estratégia nacional de educação financeira (ENEF). Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil da produção científica nacional acerca da educação financeira. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, bibliográfica, de natureza quantitativa, em cuja análise bibliométrica se buscou identificar o perfil dos artigos publicados nos periódicos da plataforma Spell (Scientific Periodicals Electronic Library), relacionados ao tema em questão, a partir de um recorte temporal compreendido entre os anos de 2018 e 2022. Na pesquisa foram analisados 28 publicações, cujos resultados evidenciaram que os artigos são majoritariamente escritos em conjunto, normalmente por dois autores, cujos primeiros autores, em sua maioria, são do gênero feminino, doutores, com formação acadêmica em Administração e Ciências Contábeis e vinculados a instituições públicas de ensino. A região e o Estado com mais publicações sobre o tema pesquisado foram sudeste e Minas Gerais, respectivamente. A instituição com o maior número de artigos foi a UFU-MG. A maioria das pesquisadas foi classificada como descritiva, com abordagem quantitativa e usou questionários, eletrônicos e presenciais, como métodos de coleta de dados.pt_BR


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