Representações étnico-raciais nas imagens dos livros didáticos de enfermagem

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Data
2025-06-16Autor
Santana, Maria Lorena Bezerra
http://lattes.cnpq.br/5789023025029189
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Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a representatividade étnico-racial
nas imagens presentes nos livros didáticos de enfermagem utilizados no Brasil.
Método: A metodologia utilizada foi um estudo descritivo e documental, que
examinou cinco livros amplamente utilizados no ensino da enfermagem. Resultados:
Foram analisadas 3.407 imagens de seres humanos, por meio de classificação
sistemática do tom de pele. Os resultados revelaram que apenas 21,19% das
imagens
retratavam
pessoas
com
tons
de
pele
escuros,
uma
baixa
representatividade dessa população nos materiais didáticos. O livro que apresentou
maior proporção de imagens de tons escuros foi o de Enfermagem Médico-
Cirúrgico, com cerca de 29%. Essa discrepância indica uma predominância de
imagens de pele clara, o que pode contribuir para uma formação de profissionais de
saúde menos sensíveis às diversidades étnico-raciais e às necessidades
específicas de diferentes grupos. Destaca-se a necessidade urgente de editoras,
autores e instituições de ensino revisarem e atualizarem seus conteúdos visuais,
para que promovam maior inclusão e representatividade. Conclusão: A criação de
materiais mais diversos pode influenciar positivamente a formação dos futuros
profissionais de enfermagem, que favorece práticas mais humanizadas, justas e
equitativas, adequadas à realidade demográfica brasileira e à promoção da saúde
de populações diversas.
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