Revisão sistemática sobre o ensino da lógica de programação como caminho para inovação na educação básica

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Data
2021-03-26Autor
Florenço, Jaziel Valério
http://lattes.cnpq.br/245687343312653
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Mostrar registro completoResumo
Atualmente o ensino de ciências da computação vem sendo inserido na grade curricular
do ensino básico de diversos países, tais como: Israel, Canadá e Estados Unidos. Frente a isso,
diversos estudos se dedicaram a demonstrar os efeitos do ensino de lógica de programação na
aprendizagem, quando inseridos na educação básica. Diante desse fato, este trabalho representa
uma revisão sistemática sobre os efeitos do ensino de lógica de programação na aprendizagem de
alunos da educação básica. Para realizá-la, foram selecionados 23 artigos publicados de 2006 a
2020 provenientes das bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes. De acordo com os artigos analisados, a inserção do ensino de lógica de programação vem a ser um instrumento
facilitador da aprendizagem na educação básica, transformando alunos consumidores de inovação
em criadores inovadores; promovendo o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças e
adolescentes; propiciando o aprimoramento de diversas habilidades dos estudantes como sua
capacidade na resolução de problemas, criatividade, criticidade, bem como sua comunicação, além
de facilitar o processo de inclusão social de crianças e adolescentes.
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