O jogo de xadrez e a educação matemática

Visualizar/ Abrir
Data
2023-11-29Autor
Ferreira, Carlos Fellipe da Silva
http://lattes.cnpq.br/5073603441071144
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como proposta identificar a importância do jogo de xadrez e a sua relevância no ambiente escolar, mais precisamente na educação matemática. E também os possíveis movimentos do xadrez no tabuleiro, dando destaque ao cavalo, como sendo uma das peças fundamentais na elaboração de jogadas, tendo assim como principal objetivo da pesquisa, a probabilidade desses movimentos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, com uma abordagem metodológica qualitativa, explorando os estudos de outros pesquisadores e autores, que de forma natural escreveram sobre o jogo de xadrez e os assuntos conectados ao jogo. Vários materiais de autores diversos foram analisados no decorrer dessa pesquisa, os quais mostraram que nenhum autor relatou que o xadrez fosse apenas um jogo de passa tempo, mas que é um jogo rico, com aspectos que desenvolvem a capacidade cognitiva dos praticantes. Um grande aliado dos educadores no processo de ensino e de aprendizagem, no campo da matemática mais precisamente, por permitir que seja utilizado como um instrumento pedagógico, para sanar necessidades do processo multidisciplinar de ensino no âmbito escolar. Portanto, o presente trabalho foi conclusivo diante do fato de que o xadrez tem uma grande importância na educação escolar, está ligado de alguma forma com o cotidiano dentro das escolas por se tratar um jogo que trabalha o aprendizado, o raciocínio lógico e a maneira de pensar de cada aluno, trazendo satisfatoriamente vários resultados.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: