dc.creator | Ferreira, Carlos Fellipe da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T19:57:04Z | |
dc.date.available | 2025-07-08T19:57:04Z | |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1755 | |
dc.description.abstract | This work aims to identify the importance of the game of chess and its relevance in the school environment, more precisely in mathematics education. And also the possible moves of chess on the board, highlighting the knight, as one of the fundamental pieces in the elaboration of moves, having as main objective of the research, the probability of these moves. The methodology used was bibliographical research, with a qualitative methodological approach, exploring the studies of other researchers and authors, who naturally wrote about the game of chess and the subjects connected to the game. Several materials from different authors were analyzed during this research, which showed that no author reported that chess was just a hobby game, but that it is a rich game, with aspects that develop the cognitive capacity of practitioners. A great ally of educators in the teaching – learning process in the field of mathematics more precisely, for allowing it to be used as a pedagogical instrument, to remedy the needs of the multidisciplinary teaching process in the school environment. Therefore, the present work was conclusive in view of the fact that chess is of great importance in school education, it is connected in some way with the daily life within schools because it is a game that works on learning, logical reasoning and the way of think of each student, satisfactorily bringing various results. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BECKER , I. Manual de Xadrez. 7. ed. São Paulo.
CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce; DICKINSON, Dee. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. Porto Alegre, 2000.
FADEL, J.G.R.; MATA, V.A. O xadrez como atividade complementar na escola: Uma possibilidade de utilização do jogo como instrumento pedagógico. Paraná, 2008.
GRANDO, R.C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas, 2000.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 13.
MOURA, M. O. de. Construção do signo numérico em situação de ensino. 1992. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
PILATI, Jerry A. Por que xadrez nas escolas? Francisco Beltrão, PR.: Berzon. 2008.
ROCKENBACH, Ramon Roberto Barbosa. O xadrez escolar e sua relação com a satisfação familiar. Dois Vizinhos: Carikol, 2010.
SANTOS, Marcel S. dos. A Abstratividade das Ciências Químicas, Físicas e Matemáticas: O Xadrez Como Auxílio no Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas. Revista SABER CIENTÍFICO, Porto Velho, v.2, n.2, p. 63-79, jul./dez.,2009
SILVA, W. Apostila do curso de xadrez básico. Curitiba: Secretaria do Estado da Educação e Federação Paranaense de Xadrez, 2002.
VANINE, J. A concentração como característica psicológica mental no contexto escolar e federado. Revista Digital, Buenos Aires, ano 9, n. 139, 2009. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | O jogo de xadrez e a educação matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5073603441071144 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Cláudio Roberto Cavalcanti da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7422444659619287 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como proposta identificar a importância do jogo de xadrez e a sua relevância no ambiente escolar, mais precisamente na educação matemática. E também os possíveis movimentos do xadrez no tabuleiro, dando destaque ao cavalo, como sendo uma das peças fundamentais na elaboração de jogadas, tendo assim como principal objetivo da pesquisa, a probabilidade desses movimentos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, com uma abordagem metodológica qualitativa, explorando os estudos de outros pesquisadores e autores, que de forma natural escreveram sobre o jogo de xadrez e os assuntos conectados ao jogo. Vários materiais de autores diversos foram analisados no decorrer dessa pesquisa, os quais mostraram que nenhum autor relatou que o xadrez fosse apenas um jogo de passa tempo, mas que é um jogo rico, com aspectos que desenvolvem a capacidade cognitiva dos praticantes. Um grande aliado dos educadores no processo de ensino e de aprendizagem, no campo da matemática mais precisamente, por permitir que seja utilizado como um instrumento pedagógico, para sanar necessidades do processo multidisciplinar de ensino no âmbito escolar. Portanto, o presente trabalho foi conclusivo diante do fato de que o xadrez tem uma grande importância na educação escolar, está ligado de alguma forma com o cotidiano dentro das escolas por se tratar um jogo que trabalha o aprendizado, o raciocínio lógico e a maneira de pensar de cada aluno, trazendo satisfatoriamente vários resultados. | pt_BR |