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dc.creatorCosta, Thainá Tavares da
dc.date.accessioned2025-07-08T17:54:16Z
dc.date.available2025-07-08T17:54:16Z
dc.date.issued2025-04-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1754
dc.description.abstractFood is essential for maintaining human life and, when balanced, contributes significantly to physical and cognitive development. However, the fast-paced routine of contemporary society has led people to choose food more for practicality than nutritional quality, which has increased the rate of consumption of ready-made foods. The aim of this study was to understand the impact of chemistry knowledge on the choice of industrialized food through labels by higher education students. A total of 85 students from public and private institutions took part in the study, 42 of them from the Chemistry degree course, 25 from other degrees (Geography, Literature, History and Pedagogy) and 18 from Engineering courses. The data was compiled using a questionnaire, divided into four sections: the first was for reading and agreeing to take part in the research by signing the Free and Informed Consent Form; the second section was on the student and sociodemographic profile; the third on behavior related to food labels; and the fourth section on chemical knowledge about processed foods. The data analysis approach was qualitative. Most of the students answered that they have the habit of looking at food labels when shopping, but they don't consider the labels to be clear and easy to understand. It was found that although chemistry undergraduates are more familiar with content directly related to food chemistry and labeling, this technical knowledge does not translate linearly into more critical or judicious behavior when making purchases. Therefore, it can be reflected that choices of industrialized foods are not necessarily influenced by formally acquired chemical knowledge, but rather by pre-existing conceptions and external influences, such as the media and food culture. In this sense, there is a need for greater encouragement of food education and chemistry applied to everyday life, with the aim of making individuals aware of how to read labels critically and make more informed decisions.pt_BR
dc.format.extent75 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAditivos alimentarespt_BR
dc.subjectHábito alimentarpt_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino Superiorpt_BR
dc.titleO impacto do conhecimento de química na escolha de alimentos industrializados através dos rótulospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978482027436655pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Maria Soraia Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8385517433755758pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS::QUIMICA, FISICA, FISICO-QUIMICA E BIOQUIMICA DOS ALIM. E DAS MAT.-PRIMAS ALIMENTARESpt_BR
dc.description.resumoA alimentação é indispensável para a manutenção da vida dos seres humanos e, quando equilibrada, contribui significativamente para o desenvolvimento físico e cognitivo. Porém, a rotina acelerada da sociedade contemporânea tem levado as pessoas a escolherem a alimentação mais pela praticidade em detrimento da qualidade nutricional, o que aumentou o índice de consumo dos alimentos prontos. O objetivo desse trabalho foi compreender o impacto do conhecimento de química na escolha de alimentos industrializados através de rótulos por estudantes do Ensino Superior. Participaram da pesquisa 85 estudantes, de instituições públicas e privadas, sendo 42 do curso de Licenciatura em Química, 25 de outras Licenciaturas (Geografia, Letras, História e Pedagogia) e 18 de cursos de Engenharias. Os dados foram construídos através de um questionário, dividido em quatro seções: a primeira foi para leitura e concordância em participar da pesquisa assinando o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido); a segunda seção foi sobre o perfil estudantil e sociodemográfico; a terceira sobre o comportamento relacionado aos rótulos dos alimentos; e a quarta seção sobre o conhecimento de química sobre os alimentos industrializados. A abordagem de análise dos dados foi qualitativa. A maior parte dos estudantes respondeu que tem o hábito de olhar os rótulos dos alimentos ao fazer compras, mas não consideram os rótulos claros e fáceis de compreender. Foi verificado que embora os estudantes de Licenciatura em Química tenham maior proximidade com conteúdos diretamente relacionados à química de alimentos e rotulagem, esse conhecimento técnico não se traduz, de forma linear, em comportamentos mais críticos ou criteriosos no ato da compra. Logo, pode-se refletir que as escolhas de alimentos industrializados não são necessariamente influenciadas pelo conhecimento químico adquirido formalmente, mas sim por concepções preexistentes e influências externas, como mídia e cultura alimentar. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de um maior incentivo à educação alimentar e química aplicada ao cotidiano, visando conscientizar os indivíduos para uma leitura crítica dos rótulos e tomada de decisão mais informada.pt_BR
dc.creator.name2Costa, Thaís Tavares da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/3279221014307988pt_BR


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