Proposta de referencial curricular da história de Pesqueira: abordagem sobre os povos originários Xukuru do Ororubá e o Quilombo Negro do Osso

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Data
2025-04-30Autor
Melo, José Edmilson Zuza de
http://lattes.cnpq.br/7803726032555216
Lins, Niedja Maria de Brito Cavalcanti
http://lattes.cnpq.br/9359711349929124
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo propõe a elaboração de um referencial curricular que inclua estudos sobre os povos indígenas Xukuru do Ororubá e a comunidade quilombola Negro do Osso, com o objetivo de implementar o ensino da história local na grade curricular da rede municipal de ensino de Pesqueira-PE. A proposta está ancorada em estudos bibliográficos sobre os povos Xukuru e os quilombolas da comunidade Negro do Osso. Busca-se que este estudo sirva para a valorização das vivências e culturas locais, criando parâmetros teóricos que possibilitem a construção de um currículo inclusivo e antirracista, voltado à visibilidade de culturas historicamente marginalizadas. Metodologicamente, esta proposta fundamenta-se em análise documental, entrevistas semiestruturadas com 20 participantes — entre professores e lideranças indígenas e quilombolas — e revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Com base nos resultados encontrados e nos referenciais utilizados, o estudo pretende oferecer embasamento teórico para o desenvolvimento de um currículo comprometido com a história dos povos que habitam esse território. Assim, a presente proposta contribui para o ensino da história local, dando visibilidade aos povos que, desde a formação do município, resistem às tentativas de invisibilização promovidas pelos colonizadores e pela elite dominante do país.
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