dc.creator | Melo, José Edmilson Zuza de | |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T20:03:41Z | |
dc.date.available | 2025-07-03T20:03:41Z | |
dc.date.issued | 2025-04-30 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1747 | |
dc.format.extent | 22f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALENCAR, Valdenice. Pesqueira: cidade da gente: estudos regionais: Ensino
fundamental: anos iniciais. Fortaleza, CE: Didáticos Editora, 2023.
ARAÚJO, Carla. Reconhecimento e luta: os quilombos contemporâneos em
Pernambuco. Revista de História Social e Cultura, v. 12, n. 1, p. 45-62, 2018.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade do ensino de
história e cultura afro-brasileira. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 30 dez.
2024.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394/1996 para
incluir a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-
2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 30 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
História. Brasília: MEC, 2017.
FERNANDES, Oswaldo de Albuquerque Melo. História de Pesqueira: dos
primórdios aos tempos modernos. Recife: Editora Universitária, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Educação e identidade quilombola. Belo
Horizonte: Autêntica, 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A,
2006.
MELO, Severino Vicente de. Povos indígenas de Pernambuco: o caso Xukuru do
Ororubá. Recife: CEPE, 2012.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Referencial Curricular de Pernambuco.
Recife: SEE-PE, 2018.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Educação para as relações étnico-raciais e
ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Cadernos de Pesquisa, v. 37,
n. 132, p. 219-240, 2007.
PESQUEIRA. Lei de Nº 3.124/2015. Prefeitura Municipal de Pesqueira, 2015.
PESQUEIRA. Plano Municipal de Educação 2015 a 2024. Secretaria Municipal de
Educação: Pesqueira, 2015.
SANTOS, Daiana Alves dos; FEITOZA, Eduardo. Povo Xukuru do Ororubá: O
Respeito do Índio com a Natureza.
UCHOA, Márcia Maria Rodrigues; CHAVES, Carlos Alberto Paraguassú; PEREIRA,
Carlos Eugênio. CURRÍCULO E CULTURAS: a Educação Antirracista como direito
humano. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. especial, p. 61-72, out. 2021 .
Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-
03052021000500061&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação Multicultural - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar - Brasil - Xukuru do Ororubá | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar - Brasil - Quilombola | pt_BR |
dc.title | Proposta de referencial curricular da história de Pesqueira: abordagem sobre os povos originários Xukuru do Ororubá e o Quilombo Negro do Osso | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7803726032555216 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Patrícia Barreto da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3848019007024257 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cortez, Joilza Xavier | |
dc.contributor.referee2 | Azevêdo, Ciro Linhares | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 6416582391544732 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 1085057991295890 | pt_BR |
dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo propõe a elaboração de um referencial curricular que inclua estudos sobre os povos indígenas Xukuru do Ororubá e a comunidade quilombola Negro do Osso, com o objetivo de implementar o ensino da história local na grade curricular da rede municipal de ensino de Pesqueira-PE. A proposta está ancorada em estudos bibliográficos sobre os povos Xukuru e os quilombolas da comunidade Negro do Osso. Busca-se que este estudo sirva para a valorização das vivências e culturas locais, criando parâmetros teóricos que possibilitem a construção de um currículo inclusivo e antirracista, voltado à visibilidade de culturas historicamente marginalizadas. Metodologicamente, esta proposta fundamenta-se em análise documental, entrevistas semiestruturadas com 20 participantes — entre professores e lideranças indígenas e quilombolas — e revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Com base nos resultados encontrados e nos referenciais utilizados, o estudo pretende oferecer embasamento teórico para o desenvolvimento de um currículo comprometido com a história dos povos que habitam esse território. Assim, a presente proposta contribui para o ensino da história local, dando visibilidade aos povos que, desde a formação do município, resistem às tentativas de invisibilização promovidas pelos colonizadores e pela elite dominante do país. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Lins, Niedja Maria de Brito Cavalcanti | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/9359711349929124 | pt_BR |