Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, José Edmilson Zuza de
dc.date.accessioned2025-07-03T20:03:41Z
dc.date.available2025-07-03T20:03:41Z
dc.date.issued2025-04-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1747
dc.format.extent22f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALENCAR, Valdenice. Pesqueira: cidade da gente: estudos regionais: Ensino fundamental: anos iniciais. Fortaleza, CE: Didáticos Editora, 2023. ARAÚJO, Carla. Reconhecimento e luta: os quilombos contemporâneos em Pernambuco. Revista de História Social e Cultura, v. 12, n. 1, p. 45-62, 2018. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 30 dez. 2024. BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394/1996 para incluir a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 30 dez. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História. Brasília: MEC, 2017. FERNANDES, Oswaldo de Albuquerque Melo. História de Pesqueira: dos primórdios aos tempos modernos. Recife: Editora Universitária, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Educação e identidade quilombola. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. MELO, Severino Vicente de. Povos indígenas de Pernambuco: o caso Xukuru do Ororubá. Recife: CEPE, 2012. PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Referencial Curricular de Pernambuco. Recife: SEE-PE, 2018. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Educação para as relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 219-240, 2007. PESQUEIRA. Lei de Nº 3.124/2015. Prefeitura Municipal de Pesqueira, 2015. PESQUEIRA. Plano Municipal de Educação 2015 a 2024. Secretaria Municipal de Educação: Pesqueira, 2015. SANTOS, Daiana Alves dos; FEITOZA, Eduardo. Povo Xukuru do Ororubá: O Respeito do Índio com a Natureza. UCHOA, Márcia Maria Rodrigues; CHAVES, Carlos Alberto Paraguassú; PEREIRA, Carlos Eugênio. CURRÍCULO E CULTURAS: a Educação Antirracista como direito humano. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. especial, p. 61-72, out. 2021 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982- 03052021000500061&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação Multicultural - Brasilpt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - Brasilpt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - Brasil - Xukuru do Ororubápt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - Brasil - Quilombolapt_BR
dc.titleProposta de referencial curricular da história de Pesqueira: abordagem sobre os povos originários Xukuru do Ororubá e o Quilombo Negro do Ossopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7803726032555216pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt_BR
dc.contributor.referee1Cortez, Joilza Xavier
dc.contributor.referee2Azevêdo, Ciro Linhares
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 6416582391544732pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 1085057991295890pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe a elaboração de um referencial curricular que inclua estudos sobre os povos indígenas Xukuru do Ororubá e a comunidade quilombola Negro do Osso, com o objetivo de implementar o ensino da história local na grade curricular da rede municipal de ensino de Pesqueira-PE. A proposta está ancorada em estudos bibliográficos sobre os povos Xukuru e os quilombolas da comunidade Negro do Osso. Busca-se que este estudo sirva para a valorização das vivências e culturas locais, criando parâmetros teóricos que possibilitem a construção de um currículo inclusivo e antirracista, voltado à visibilidade de culturas historicamente marginalizadas. Metodologicamente, esta proposta fundamenta-se em análise documental, entrevistas semiestruturadas com 20 participantes — entre professores e lideranças indígenas e quilombolas — e revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Com base nos resultados encontrados e nos referenciais utilizados, o estudo pretende oferecer embasamento teórico para o desenvolvimento de um currículo comprometido com a história dos povos que habitam esse território. Assim, a presente proposta contribui para o ensino da história local, dando visibilidade aos povos que, desde a formação do município, resistem às tentativas de invisibilização promovidas pelos colonizadores e pela elite dominante do país.pt_BR
dc.creator.name2Lins, Niedja Maria de Brito Cavalcanti
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/9359711349929124pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples