dc.creator | Silva, Flávio Antonio de Albuquerque | |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T19:47:32Z | |
dc.date.available | 2025-06-30T19:47:32Z | |
dc.date.issued | 2024-12-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1740 | |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to verify the potential of investigative didactic sequences to
promote awareness for the development of critical awareness, with 8th year elementary school
students, about water consumption and quality in the municipality of Timbaúba-PE. The
execution of the project involved a class of students in the 8th year of Elementary School II -
Final Years. The theme was necessary due to the great importance of this natural asset for life
and as an indispensable resource for human consumption. The methodological path highlighted
the students' perceptions and concerns about the quality of the water that reaches the school,
divided the teams with the application of research questionnaires, presented the (Ecological
Filter) and analyzed the (pH) of the water collected. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BACCI, D. de C; PATACA, E. M. Educação para água. São Paulo, 2008, cap.1
BELTRÃO, B. AUGUSTO et al . Diagnóstico do município de Timbaúba, Recife 09/2025.
Acesso em : 14 Mai. 2024.
DORMFELT, B.C; MALTANI, K. L. Feira de ciências como auxílio para a formação inicial
de professores de ciências e biologia. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP:
UFSCar, v. 5, no. 2, p.42-58, nov. 2011.
FREITAS, M. B; FREITAS, C. M. de. A vigilância da qualidade da água para consumo
humano: desafios e perspectivas para o Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde
Coletiva, v. 10, p. 993-1004, 2005.
LÚCIA, H. S. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma
Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. P.10, USP, São Paulo, Dez. 2018.
MORENGO, J. A. Água e mudanças climáticas. São Paulo, 2008, Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ea/a/fXZzdm68cnzzt6Khr8zYx3L>. Acesso em: 19 Set. 2024.
PEREIRA, S. A.; MULLER, G. do A.; PEREIRA, S. de L. Contribuições sobre os estudos
hídricos por meio do ensino investigativo. Blumenau, Santa Catarina, Vol. 3, N. 4,
Julho/Dezembro 2022.
MIRANDA NETO, M.H.; BRUNO NETO, R.; CRISOSTIMO, A.L. Desenvolver projetos e
organizar eventos na escola: uma oportunidade para pesquisar e compartilhar
conhecimentos. P. 1. 02 Out. 2020.
Roell , J. V. F. Sequência de Ensino Investigativa: Tratamento de Água. 2019. p. 4 e 5.
JOINVILLE, 2019.
Tucci, C. E.M. Água no meio urbano. Rio grande do sul, Dezembro 2027. cap.14, p.03
ULHÔA, E. F. G; DÁCIO. M "Alfabetização, letramento, letramento científico."
Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Minas Gerais, 2008, P.5
Disponível em:<https://oportuguesdobrasil.wordpress.com/wp-
content/uploads/2015/02/alfabetizacao-letramento-e-letramento-cientc3adfico.pdf> . Acesso
em: 20 Out. 2024.
Endereçoeletrônico: <https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-
saneamento/pe/timbauba>. Acesso em 03 Mai. 2024.
<https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/agua-e-vida-por-que-a-agua-e-importante-
para-os-seres-vivos.amp.htm>. Acesso em: 03 Mai. 2024.
<https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/pe/timbauba>. Acesso em:
20 Jun. 2024.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Timba%C3%BAba#:~:text=Ao%20norte%20com%20o%20est
ado,e%20a%20oeste%20com%20Macaparana.> Acesso em: 02 Mai. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Filtro ecológico | pt_BR |
dc.subject | Água | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Filtro Ecológico: Análise e Sustentabilidade na Purificação da Água em Timbaúba-PE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6340322250706226 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Carla Valéria Ferreira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/2563053441602249, | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Carla Valéria F. | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Grayce Kelli Barbosa da | |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Elian Sandra Alves de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | https://lattes.cnpq.br/8362137509119353 | pt_BR |
dc.publisher.department | EaD - Polo Carpina | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O propósito deste estudo foi verificar a potencialidade das sequências didáticas investigativas
para a promoção da sensibilização para o desenvolvimento de uma consciência crítica, com
estudantes do 8o ano do ensino fundamental, sobre o consumo e qualidade da água do município
de Timbaúba-PE. A execução do projeto envolveu uma classe de alunos do 8o ano do Ensino
Fundamental II - Anos Finais. O tema se fez necessário devido à grande importância desse bem
natural para a vida e como recurso indispensável para o consumo humano. O caminho
metodológico destacou as percepções e inquietações dos alunos sobre a qualidade da água que
chega à escola, dividiu as equipes com a aplicação de questionários de pesquisa, apresentou o
(Filtro Ecológico) e analisou o (pH) da água recolhida. | pt_BR |