Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Flávio Antonio de Albuquerque
dc.date.accessioned2025-06-30T19:47:32Z
dc.date.available2025-06-30T19:47:32Z
dc.date.issued2024-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1740
dc.description.abstractThe purpose of this study was to verify the potential of investigative didactic sequences to promote awareness for the development of critical awareness, with 8th year elementary school students, about water consumption and quality in the municipality of Timbaúba-PE. The execution of the project involved a class of students in the 8th year of Elementary School II - Final Years. The theme was necessary due to the great importance of this natural asset for life and as an indispensable resource for human consumption. The methodological path highlighted the students' perceptions and concerns about the quality of the water that reaches the school, divided the teams with the application of research questionnaires, presented the (Ecological Filter) and analyzed the (pH) of the water collected.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBACCI, D. de C; PATACA, E. M. Educação para água. São Paulo, 2008, cap.1 BELTRÃO, B. AUGUSTO et al . Diagnóstico do município de Timbaúba, Recife 09/2025. Acesso em : 14 Mai. 2024. DORMFELT, B.C; MALTANI, K. L. Feira de ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.42-58, nov. 2011. FREITAS, M. B; FREITAS, C. M. de. A vigilância da qualidade da água para consumo humano: desafios e perspectivas para o Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, p. 993-1004, 2005. LÚCIA, H. S. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. P.10, USP, São Paulo, Dez. 2018. MORENGO, J. A. Água e mudanças climáticas. São Paulo, 2008, Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/fXZzdm68cnzzt6Khr8zYx3L>. Acesso em: 19 Set. 2024. PEREIRA, S. A.; MULLER, G. do A.; PEREIRA, S. de L. Contribuições sobre os estudos hídricos por meio do ensino investigativo. Blumenau, Santa Catarina, Vol. 3, N. 4, Julho/Dezembro 2022. MIRANDA NETO, M.H.; BRUNO NETO, R.; CRISOSTIMO, A.L. Desenvolver projetos e organizar eventos na escola: uma oportunidade para pesquisar e compartilhar conhecimentos. P. 1. 02 Out. 2020. Roell , J. V. F. Sequência de Ensino Investigativa: Tratamento de Água. 2019. p. 4 e 5. JOINVILLE, 2019. Tucci, C. E.M. Água no meio urbano. Rio grande do sul, Dezembro 2027. cap.14, p.03 ULHÔA, E. F. G; DÁCIO. M "Alfabetização, letramento, letramento científico." Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Minas Gerais, 2008, P.5 Disponível em:<https://oportuguesdobrasil.wordpress.com/wp- content/uploads/2015/02/alfabetizacao-letramento-e-letramento-cientc3adfico.pdf> . Acesso em: 20 Out. 2024. Endereçoeletrônico: <https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e- saneamento/pe/timbauba>. Acesso em 03 Mai. 2024. <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/agua-e-vida-por-que-a-agua-e-importante- para-os-seres-vivos.amp.htm>. Acesso em: 03 Mai. 2024. <https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/pe/timbauba>. Acesso em: 20 Jun. 2024. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Timba%C3%BAba#:~:text=Ao%20norte%20com%20o%20est ado,e%20a%20oeste%20com%20Macaparana.> Acesso em: 02 Mai. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectFiltro ecológicopt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleFiltro Ecológico: Análise e Sustentabilidade na Purificação da Água em Timbaúba-PEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6340322250706226pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Carla Valéria Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2563053441602249,pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Valéria F.
dc.contributor.referee2Silva, Grayce Kelli Barbosa da
dc.contributor.referee3Araújo, Elian Sandra Alves de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/8362137509119353pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Carpinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi verificar a potencialidade das sequências didáticas investigativas para a promoção da sensibilização para o desenvolvimento de uma consciência crítica, com estudantes do 8o ano do ensino fundamental, sobre o consumo e qualidade da água do município de Timbaúba-PE. A execução do projeto envolveu uma classe de alunos do 8o ano do Ensino Fundamental II - Anos Finais. O tema se fez necessário devido à grande importância desse bem natural para a vida e como recurso indispensável para o consumo humano. O caminho metodológico destacou as percepções e inquietações dos alunos sobre a qualidade da água que chega à escola, dividiu as equipes com a aplicação de questionários de pesquisa, apresentou o (Filtro Ecológico) e analisou o (pH) da água recolhida.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples