Formação de empreendedores no curso de TADS do IFPE Recife: uma avaliação sobre a formação dos estudantes e egressos

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Data
2025-04-01Autor
Tavares, Milena Melo
http://lattes.cnpq.br/1079567868439641
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O empreendedorismo na área de Tecnologia tem vivenciado um crescimento
significativo nos últimos anos, impulsionado pelo rápido desenvolvimento de novas
tecnologias e pela ampla disponibilidade de informações. Nesse contexto,
profissionais com formação em Tecnologia têm se destacado por serem capazes de
identificar novas oportunidades de negócio, criar soluções inovadoras e gerar valor
para a sociedade. Assim, é primordial o desenvolvimento de habilidades que possam
fomentar a formação profissional. O objetivo deste trabalho foi identificar como o curso
de TADS do IFPE - Recife incentiva práticas empreendedoras e como isso impacta a
carreira dos alunos, além de entender os fatores que influenciam suas decisões
empresariais. Ao longo de um ano, a pesquisa investigou habilidades
empreendedoras em estudantes e egressos, identificando aqueles que seguiram o
caminho empresarial e os elementos curriculares que contribuíram para essa escolha.
A abordagem utilizada foi exploratória, com métodos qualitativos de coleta de dados.
O público-alvo incluiu estudantes, egressos e docentes do curso de TADS – Recife,
por meio de três formulários estruturados. No primeiro momento da pesquisa, apenas
um egresso respondeu, relatando participação anterior em projetos de criação de
empresas, mas também apontando falhas na formação oferecida pelo curso. Em uma
segunda etapa, mais seis respostas foram obtidas, confirmando essa percepção, mas
também sugerindo melhorias como maior suporte prático ao empreendedorismo. Os
estudantes destacaram pontos positivos do curso, bem como áreas que necessitam
de desenvolvimento, especialmente no estímulo às atividades empresariais. Já os
docentes reconheceram a importância da criação de negócios, mencionando projetos
e competições como ferramentas para incentivar essa prática. Também apontaram a
necessidade de melhorar a infraestrutura para promover um ambiente mais inovador.
Apesar das limitações quanto ao número de participantes, os resultados oferecem
uma visão inicial sobre as relações entre a formação acadêmica, o empreendedorismo e as estratégias educacionais adotadas no curso. As contribuições dos professores
ampliam essa compreensão, revelando esforços já existentes e sugestões para o
fortalecimento da cultura empreendedora.
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